Autor Tópico: Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless [Resolvido]  (Lida 5754 vezes)

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless [Resolvido]
« Online: 28 de MAR?O de 2009, 19:51 »
Olá galera, é o seguinte. Possuo um notebook Acer 5315 com placa de rede Atheros AR5007EG Wireless e não estou conseguindo configurar uma rede wireless.
A rede não foi reconhecida automaticamente então resolvi seguir as dicas da apostila do Ygor Abreu. Lá ele indicava fazer com que o Ubuntu utilizasse o driver do Windows com o módulo ndiswrapper. Segui todas as instruções, copiei os arquivos .inf e .sys do driver do windows, instalei o ndiswrapper-utils, instalei o driver, etc... Enfim... todos os comandos funcionaram no terminal normalmente e o ndiswrapper estava funcionando corretamente, mas mesmo assim a luz do wireless não acendeu e não consegui criar a rede.

O que devo fazer?

Abraço.
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 05:19 por mateusdr »

Offline benevid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2009, 20:43 »
Olá,

tente utiliza os próprios drives para atheros (ath5k) disponíveis para o ubuntu. Veja o exemplo em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=42330.0

No caso do ubuntu 8.10 (intrepid) instale os seguintes pacotes:
   1) linux-backports-modules-intrepid-generic (caso esse pacote não exista procure por algo como linux-backports) ;
   2) madwifi-tools ;

Desative o uso do ndiswrapper.
Na linha de comando digite "sudo aptitude linux-backports-modules-intrepid-generic madwifi-tools" para instalar os pacotes.
Para carregar o drive digite "sudo modprobe ath5k". Na próxima vez que vc iniciar a máquina ela já carregará o driver corretamente.
Para verificar se a sua placa foi reconhecida digite "ifconfig -a" e veja se aparece a interface "wlan0".

Pronto, você poderá usar o Network Manager para se conectar as redes sem fio.

Boa sorte,

[]'s

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2009, 21:18 »
Muito obrigado.... agora sim funcionou e to aqui te respondendo acessando a net pelo ubuntu, hehe.

Abraço.

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2009, 17:53 »
Boa tarde pessoal! Instalei o ubuntu 8.10 no meu not acer 3050, minha placa é a mesma do topico. Consegui configurar para conectar wifi seguindo o topico acima. ocorre que a net esta muito lenta, chegando a 1Mbps a velocidade.no windows ela mantem 54 Mbps. Gostaria de solucionar isso, pois pretendo deletar o xp do meu not. mas com a net nessa velocidade, não dá.
 Muito grato e abraço a todos da comunidade!
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2009, 21:31 por tavarim »

Offline tavarim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Placa de rede Atheros AR5007EG Wireless
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2009, 20:15 »
Ninguem responde???????????????????? :-\