Autor Tópico: Dual boot SUSE Ubuntu alguém sabe fazer?[Resolvido]  (Lida 4216 vezes)

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Dual boot SUSE Ubuntu alguém sabe fazer?[Resolvido]
« Online: 22 de MAR?O de 2009, 16:27 »
Dual boot SUSE/Ubuntu, alguém conseguiu fazer com exito, caso sim manda como conseguiu

Hoje instalei primeiro o SUSE e depois o Ubuntu o SUSE rodou legal me deu a opção de até escolher o Ubuntu o boot havia ficado nele(contra minha vontade), mas qdo reiniciei e tentei acessar o Ubuntu nada,usei o gpartede apaguei tudo botei o Ubuntu primeiro e o SUSE depois o SUSE entrou e rodou ate atualizou mas na hora de acessar o Ubuntu nada tentei de tudo o que vc possa imaginar em matéria de grub, passeia noite em claro e no final não consegui fazer o dua boot, vc's poderiam mandar como foi que vc fizeram, eu gostei do SUSE acho que vai dar pra se acostumar com ele tbm, tem muitos artigos que naum te levam a nada, qdo vc usa o live cd e usa sudo gedit /boot/grub/menu.lst tá vazio não tem nada ai vc tenta escrever e quando vai salvar não aceita. Usei o gpartd e botei o boot para o Ubuntu mas quando tirava o live cd nada só entrava o SUSE, resumindo voltei para o Ubuntu e estou a espera de uma ajuda de quem já fez primeiro. Eu deixei a partição alocada não deu certo, depois apaguei e deixei o espaço não alocado deu certo mas não fazia dual boot quando eu reiniciava ele pedia pra botar o cd no drive e dar enter.

meu HD está assim:
/dev/sda1 ext3 ponto de montagem / tamanho 143,26GB usado 6,50BG nao usado 136,77GB boot
/dev/sda2 extendida tamanho 5,78GB
/dev/sda5 swap tamanho 5,78GB

Deixei assim pra poder esperar uma ajuda que realmente possa dar certo, outra coisa que percebi é que o SUSE pega pouco espaço, eu destinei pra ele 60GB e ele criou 2 partições pequenas de 17GB e outra de 20GB se não me engano pq ele não cumpriu o que determinei os 60GB?
Agurado uma sugestão para poder fazer este dual boot mas com o boot pelo Ubuntu.
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2009, 16:47 por Jhonny Roger »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dual boot SUSE Ubuntu alguém sabe fazer?
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2009, 13:25 »
so para esclarecer, nao existe boot pelo ubuntu ou pelo susE

existe boot pelo grub ou pelo lilo

para instalar mais de un SO estes tem que estar em partiçoes distintas

se apos a instalaçao do segundo SO o grub/lilo nao reconhecer algum deles edite o grub/lilo manualmente

o grub/lilo tem que ser instalado na mbr do disco

grub ou  lilo  nao podem ser instalados no mesmo  disco

[],s
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2009, 13:29 por Tota »

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Dual boot SUSE Ubuntu alguém sabe fazer?
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2009, 15:15 »
Dual boot SUSE/Ubuntu, alguém conseguiu fazer com exito, caso sim manda como conseguiu

, qdo vc usa o live cd e usa sudo gedit /boot/grub/menu.lst tá vazio não tem nada ai vc tenta escrever e quando vai salvar não aceita.

Isso é porque este é o menu.lst do LIVE CD e não o do sistema instalado no HD.

Talvez seja interessante você considerar a hipótese de utilizar uma VM.

abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Dual boot SUSE Ubuntu alguém sabe fazer?
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2009, 16:47 »
Caro Tota o que vc comentou eu sei só que estava dando uma série de problemas e não subia nem o Ubuntu e nem o SUSE fui no /boo/grub/menu.lst fiz de tudo q vc possa pensar e fui ajudado com a resposta abaixo e deu certo o SUSE subiu e tive a opão de escolher entre um e outro.

deixar a entrada do Suse no menu.lst do Ubuntu exatamente como está no menu.lst do Suse:

Alt+F2

gksu gedit /boot/grub/menu.lst

Edite a entrada do Suse para ficar dessa forma:

title openSUSE 11.1
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.27.7-9-default root=/dev/disk/by-id/ata-SAMSUNG_HD161HJ_S1FUJ50QB06952-part3 resume=/dev/sda5 ro vga=0x317
initrd /boot/initrd-2.6.27.7-9-default