Autor Tópico: [RESOLVIDO] Abrir portas Firestarter para compartilhar pastas na rede com Vista  (Lida 4199 vezes)

Offline ubuntu_nerd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Quais portas abrir no Firestarter para compartilhar pastas na rede com o Windows Vista?

Consigo acessar as pastas e a impressora no pc com windows vista, mas o Vista não consegue acessar as pastas do pc com ubuntu 8.10.

Quando "paro" o Firestarter o Vista acessa normalmente as pastas do Ubuntu.


« Última modificação: 16 de Abril de 2009, 14:03 por ubuntu_nerd »

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Dá pra entrar no Firestarter e tentar acessar uma pasta com o Vista. A conexão bloqueada vai aparecer no firewall e você poderá autorizá-la, clicando com o botão direito do mouse na ocorrência.
Eu achei melhor adicionar os IPs da rede local, pois a rede wireless é protegida com senha e as pastas compartilhada também são. Me pareceu mais seguro que autorizar a porta.

Offline ubuntu_nerd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Obrigado por responder Glauco!

Bem, eu já havia feito o que vc sugeriu, mas sem obter sucesso. Eu permiti "conexão da origem" com o IP do PC com o vista, "permiti o serviço do SAMBA para origem"(SMB - portas 137-139 445) com o mesmo IP da máquina com vista, mas não consigo fazer com que o vista consiga acessar a minha pasta no Ubuntu 8.10.

Já permiti também conexão e serviço Samba para toda a rede doméstica => 192.168.0.0 , mas também não deu certo.

Consigo acessar as pastas compartilhadas e a impressora do Vista através do Ubuntu.

Tenho certeza que o problema é com o Firestarter, pois quando eu paro o Firestarter consigo acessar normalmente a pasta do Ubuntu através do Vista.

Sinceramente, não consigo acreditar que não exista uma forma de configurar o Firestarter para permitir o acesso das pastas do Ubuntu através do Vista.

Um abraço!

Offline dupavesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
leia este topico e veja se resolve...  ;)
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43498.0.html
se nao der certo coloque as suas configuracoes de rede e configuracoes do firestarter....
mas acho q isso resolve.....
falow
Editado:
não eskeca disso
Dentro de "Preferências" vá em "Avançadas" e desmarque "Block broadcasts from external network" ;)
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2009, 23:07 por dupavesi »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Obrigado por responder Glauco!

Bem, eu já havia feito o que vc sugeriu, mas sem obter sucesso. Eu permiti "conexão da origem" com o IP do PC com o vista, "permiti o serviço do SAMBA para origem"(SMB - portas 137-139 445) com o mesmo IP da máquina com vista, mas não consigo fazer com que o vista consiga acessar a minha pasta no Ubuntu 8.10.

Já permiti também conexão e serviço Samba para toda a rede doméstica => 192.168.0.0 , mas também não deu certo.

Consigo acessar as pastas compartilhadas e a impressora do Vista através do Ubuntu.

Tenho certeza que o problema é com o Firestarter, pois quando eu paro o Firestarter consigo acessar normalmente a pasta do Ubuntu através do Vista.

Sinceramente, não consigo acreditar que não exista uma forma de configurar o Firestarter para permitir o acesso das pastas do Ubuntu através do Vista.

Um abraço!

tente colocar também seu proprio IP, especificando a porta do samba, para ele, para que permita as conexoes de dentro dele.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline ubuntu_nerd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Pessoal,

Obrigado a todos pelas respostas!

Bem, seguindo as dicas do dupavesi (desmarque "Block broadcasts from external network") e do carlosaluisio os PCs agora se comunicam perfeitamente.

Dupavesi o meu caso é exatamente este de sua dica, tenho uma rede doméstica com um modem ADSL velox e um roteador D-LINK com dois computadores(um PC com Ubuntu 8.10 e um Notebook HP com Vista Premium) compartilhando a internet, impressora e estava tentando compartilhar as pastas entre eles dentro da rede interna.

Dupavesi, eu não desmaracava essa opção porque quando li no manual do Firestarter e em outros tutoriais pela net entendi que isso provocaria a abertura para "todo mundo" (internet + intranet abertas). Não é isto que irá acontecer? Se for não poderei deixar assim, visto que não me parece seguro.

Se realmente eu estiver certo e vcs ou outros puderem contribuir com outras dicas que pudessem manter  "Block broadcasts from external network" marcada seria o ideal.

De qualquer forma, muito obrigado a todos pela ajuda! :)



Vou deixar aqui a configuração do Firestarter para outras pessoas com a mesma dúvida:

#####
Abrir Firestarter -> Preferências -> Firewall -> Opções avançadas:

Método de rejeição de pacotes preferido:

 (  ) Rejeitar com pacote de erro.
 (X) Descartar silenciosamente.


#####
Permitir conexões da máquina:

192.168.0.100 (IP da minha máquina na rede interna - Ubuntu 8.10)
192.168.0.101 (IP do Notebook na rede interna com Windows Vista Home Premium)
____________________________

#####
Permitir Serviço      Porta                   Para           

Samba(SMB)       137-139 445     192.168.0.100
Samba(SMB)       137-139 445     192.168.0.101
____________________________

#####
Política de tráfego de saída:

(X) Tolerante por padrão, lista negra de tráfego
(  ) Restrito por padrão, lista branca de tráfego.


Um abraço a todos! ;)

« Última modificação: 28 de MAR?O de 2009, 12:18 por ubuntu_nerd »

Offline dupavesi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
dae ubuntu_nerd!!!!
q bom q foi resolvido seu problema........
qnto a opcao "Block broadcasts from external network" desmarcada nao deve ter muitos problemas jah q vc estah atras de um outro firewall do seu roteador (a nao ser que esteja desativado).....
se quiser fazer teste de portas veja esses links:
https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2
http://www.pcflank.com

se quiser testar seu firestarter entre nas configuracoes do roteador e em desmilitarized (ou DMZ) coloque o ip da sua maquina salve e reinicie o roteador (se ele nao fizer automaticamente) e faca os testes......
qndo faco isso aki no meu pc dah msg de portas fechadas em vez de mostrar como ocultas mas o q nao pode aparecer são portas abertas.......a nao ser q esteja usando a porta e ela esteja aberta no roteador......bom.......tem bastante coisa na net sobre isso.....dê uma "googleada" p/ se informar mais!!!
ahhh e não eskeca de colocar [resolvido] no titulo do topico......  ;)
falow

Offline ubuntu_nerd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Abrir portas Firestarter para compartilhar pastas na rede com Vista (RESOLVIDO)
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2009, 14:21 »
Valeu Dupavesi!  ;D

Obrigado pelas dicas! Eu jah testei e está tudo ok.

Obrigado a todos que contribuíram!

Um abraço a todos!

 ;)
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2009, 14:23 por ubuntu_nerd »