Autor Tópico: Servidor de arquivos e impressoras com Samba  (Lida 6473 vezes)

Offline ultramagus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Servidor de arquivos e impressoras com Samba
« Online: 13 de MAR?O de 2009, 14:23 »
Preciso montar um servidor PDC com Samba no Ubuntu pra servidor (modo texto), que sirva para armazenar dados e gerenciar compartilhamentos de pastas e impressoras; no entanto não desejo que ele baixe o conteúdo dos computadores dos usuários quando estes fazem logoff ou os envie quando fazem logon...

Isto é possível? Se sim podem me indicar algum tutorial ou me ensinar a fazer?

Exemplo:

  • Quero que o usuário João tenha uma pasta em seu computador que apenas Ana consiga acessar, sendo negado o acesso aos outros 20 computadores.
  • Quero que cada usuário possua uma pasta no servidor, que apenas ele mesmo possa acessar.
  • Quero uma pasta publica onde todos os usuários podem ler e gravar qualquer coisa.
  • Quero que todos os usuários utilizem para imprimir uma Xerox que está ligada a rede e possui um ip especifico, por meio do servidor; ou seja, adicionar essa impressora ao servidor fazendo com que ele gerencie todos os pedidos de impressão...
  • Não quero, que o servidor salve as configurações e arquivos dos computadores dos usuários; não temos a necessidade dessa funcionalidade e ela nos causa transtornos como rede congestionada e logoffs/logons muito demorados.
Obs: todos os usuários utilizam Windows XP SP2/SP3 Professional.

Offline ultramagus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Servidor de arquivos e impressoras com Samba
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2009, 09:48 »
Ninguém?  ???
Preciso montar esse servidor com urgência, agradeço muito se alguém puder ajudar...

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Servidor de arquivos e impressoras com Samba
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2009, 22:51 »
Recomendo esse link:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47193.0.html
Pelo jeito vc é iniciante, mas se eu for lhe explicar, digitaria um texto enorme, mais de 10 paginas, recomendo que leia algumas coisas pois nada do que pediu é dificil.

Quero que o usuário João tenha uma pasta em seu computador que apenas Ana consiga acessar, sendo negado o acesso aos outros 20 computadores.
Isso não tem nada a ver com servidor, o servidor apenas gerencia as pastas compartilhadas nele, não nos micros, então, basta criar um compartilhamento administrativo no xp no micro do joão e acessar do micro da ana digitando o usuário e a senha do joão que será solicitado. Salve a senha e nunca mais precisará digitar novamente. Os demais computadores não saberão a senha do joão, então, problema resolvido.
Você não pode compartilhar uma pasta em uma estação e esperar que o servidor gerencie essa pasta, isso não vai ocorrer, a menos que no servidor vc crie uma pasta joão e de acesso apenas a joão e ana no samba. Ai o servidor entrou em ação e esta definindo que acessa essa pasta.
Isso é o básico de configuração de rede e compartilhamento.

Quero que cada usuário possua uma pasta no servidor, que apenas ele mesmo possa acessar.
Instale o samba no servidor via apt-get.
Crie o compartilhamento dentro do arquivo /etc/samba/smb.conf da seguinte forma:

[paulo]
   comment = Pasta do Paulo
   read list = ronaldo
   valid users = paulo,ultramagus,ronaldo
   writeable = yes
   write list = paulo,ultramagus
   path = /home/ultramagus/teteia

Traduzindo, vc compartilhou a pasta: path = /home/ultramagus/teteia
Vc deu a ela o nome paulo: [paulo]
Comentario: Pasta do Paulo
A pasta é gravavel, sim ou não: writeable = yes
usuarios que terão acesso a esta pasta: valid users = paulo,ultramagus,ronaldo
usuário que terá acesso de somente leitura:   read list = ronaldo
usuários que poderão gravar nessa pasta: write list = paulo,ultramagus

Agora que compartilhou, de o comando no terminal como root:
Código: [Selecionar]
chmod -R 777  /home/ultramagus/teteia
Retrarte o samba, de o comando no terminal como root:
Código: [Selecionar]
/etc/init.d/samba restart
Ps:
Os usuários precisam ser criados no sistema, ex:.
Código: [Selecionar]
adduser pauloOs usuários precisam ser cadastrados no samba, ex:.
Código: [Selecionar]
smbpasswd pauloSó depois disso, deve fazer o compartilhamento.
Deve fazer isso para todos os usuários da rede.

AGORA TESTE.

Quero uma pasta publica onde todos os usuários podem ler e gravar qualquer coisa.
[Acesso Livre]
   writeable = yes
   guest account = ultramagus
   path = /home/ultramagus/Acesso Livre
   write list = ultramagus
   force directory mode = 777
   force create mode = 777
   comment = Area de acesso Livre
   valid users = ultramagus
   create mode = 777
   directory mode = 777
Agora que compartilhou, de o comando no terminal como root:
Código: [Selecionar]
chmod -R 777  /home/ultramagus/Acesso*
Não é preciso todos esses parâmetros, mas os coloquei para que tenha conhecimento.
Todos os usuários acessarão essa pasta e não será pedido nenhuma senha, para o sistema, será como se todos fossem o usuário ultramagus.
Todos poderão gravar nessa pasta, mas, se todos podem ler e gravar, cuidado, pois um funcionário pode alterar o arquivo de outro funcionário, onde esta a vantegem nisso? Pense bem! É melhor cada um com sua pasta.

Quero que todos os usuários utilizem para imprimir uma Xerox que está ligada a rede e possui um ip especifico, por meio do servidor; ou seja, adicionar essa impressora ao servidor fazendo com que ele gerencie todos os pedidos de impressão
Samba ta ai, apenas compartilhe. Instale o cups via apt-get e gerencie a impressão, para isso, abra o firefox no modo grafico e digite:
http://localhost:631/
Mas como esta em modo texto, instale o lynx e acesso o endereço por ele, lynx é um browser em modo texto, pode ser instalado via apt-get.

Não quero, que o servidor salve as configurações e arquivos dos computadores dos usuários
Não salvará, desde que não configure  samba para isso e, por padrão, o samba não vem configurado dessa forma, então, não se preocupe.

Agora, meu amigo, não posso ir além disso, já fui além do que devia e essa resposta mais prejudica que ajuda, pois está tudo quase pronto, então, meta a mão na massa por que não adianta postar um tópico dizendo que precisa disso e daquilo sendo que não sabe fazer nada, o que espera, que montem o servidor pra vc? não dá, né? e depois, qualquer problema que ocorrer você não saberá arrumar, vão lhe pedir alguma coisa que foge disso e não saberá fazer.
Vc precisa meter a mão na massa, se não entendeu alguma coisa, precisa estudar e tentar entender, e se ainda assim não conseguir, use o fórum. não da pra ensinar o que é samba e o que é cups por um fórum, pra isso tem o google. só da para tirar as duvidas, mas vc não tem duvidas, o que vc quer é uma solução e informática não é assim. quem não pena não aprende.
Do contrário, como vc espera dar manutenção nesse sistema se não sabe o que esta fazendo, quer um tutorial passo a passo, esqueça, não tem tutorial passo a passo para resolver problemas, pois ninguém pode antever os problemas que qualquer sistema pode apresentar, então, se não meter a mão na massa com as informações que eu passei, é melhor nem começar, pois já postei mais de 90% do que precisa.

Boa sorte!
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2009, 13:29 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline ultramagus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Servidor de arquivos e impressoras com Samba
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2009, 00:37 »
Muito obrigado raidicar por sua resposta muito bem escrita e detalhada, me ajudou muito. Entendo perfeitamente e concordo com a sua posição quanto a eu ter pedido um tutorial passo a passo, mas apenas fiz isso porque li inúmeros tutoriais passo a passo referentes ao Linux e suas aplicações... gostaria apenas de saber se alguém conhecia e poderia me indicar um tutorial mais específico para o meu problema, não imaginei que alguém pudesse ter a boa vontade e a paciência que você teve.

Peço desculpas por ter demorado a responder, passei um tempo offline... precisei fazer uma pequena operação de emergência e não pude acessar o fórum.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Servidor de arquivos e impressoras com Samba
« Resposta #4 Online: 27 de MAR?O de 2009, 21:25 »
ultramagus, vou dar meu próprio post como exemplo:
Eu lhe mostrei um compartilhamento no samba com as seguintes linhas:
   force create mode = 777
   create mode = 777
   directory mode = 777
Questões?:   
   Por que esse  create mode = 777 ?
   O que é directory mode ???
   O que é esse 777? e se o numero for outro?
   O que é chmod?
   Lynx, como assim?
   browser em modo texto, tá louco?
   http://localhost:631/?
   etc...
Veja que apesar do tempo que perdi, mas ainda tem muita coisa sem explicação e, é fundamental nunca trabalhar com ferramentas que desconhece.

Eu não expliquei o que essas linhas significam de propósito, não expliquei o que significa o 777, que poderia ser 700 ou 611, etc...
Alguém que monta um servidor isso? sem saber o funcionamento do comando chmod, chown ou até mesmo o que significa essas linhas acima? Esse alguém pode dar manutenção em um servidor?
A resposta é não.

Conclusão:
No fórum, podemos tirar várias duvidas sobre o samba ou o cups, que é o que precisa, mas vc precisa saber pelo menos o basico sobre ambos.
O básico sobre ambos vc só vai conseguir da seguinte maneira:
1 - Instalando esse servidor, instale o linux e meta a mão na massa:
2 - Buscando documentação na net, sobre instalação, como funcionam e configuração do samba e do cups e aplicando isso no servidor.
Não tenha medo nem receio, comece imediatamente, coloque o CD do linux e manda bala. Não fique pensando muito, ninguém domina uma ferramente sem começar a utilizar.

Vc compra os ingredientes, nós damos a receita e vc cozinha. Após terminar o prato, não precisará de ninguém para fazer o prato outra vez.
Se comprar os ingredientes e nós cozinharmos, vc vai comer, vai gostar, mas não saberá fazer o prato.
Comprar o ingredientes seria Instalar o necessário,
Cozinhar seria configura-lo da maneira que deseja.

Se quiser um tutorial passo a passo, esse tutorial seria perfeito apenas se:
Fosse feito para a versão do linux que está utilizando.
As ferramentas que estivesse utilizando fossem da mesma versão do tutorial.
Daqui a um ou dois anos, esse tutorial será obsoleto e servirá apenas para consulta, pois tudo pode mudar e tudo muda.

Seja como for, boa sorte e Melhoras.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.