Autor Tópico: DVDs mal gravados ou mal lidos? Ta me enchedo o saco =/  (Lida 4271 vezes)

Offline HitoriX

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
DVDs mal gravados ou mal lidos? Ta me enchedo o saco =/
« Online: 06 de MAR?O de 2009, 21:12 »
Olá pessoal ^^
Estou com um problema que esta me deixando simplesmente danado da cara. Todas as vezes que formato meu note, salvo os arquivos nos meus DVDs-RW, e depois coloco os arquivos devolta pro note.

O problema é o seguinte: Eu SEMPRE perco algum dado ¬¬
Perdi filmes, imagens, documentos... eu gravo, o note le normalmente, mas na hora de copiar da erro de "entrada/saida", e não faço a mínima idéia do que isso seja o

Hoje pela tarde formatei, e NADA do meu DVD com imagens copia o
Felizmente os arquivos dos outros DVDs eu não perdi, mas o de imagens, que tinham imagens que eu venho juntando a anos, não quer copiar nada >.<
Já tentei gravar pelo Brasero, pelo k3b, pelo Gnome-Baker... todos da essa mesma coisa. O que pode ser isso? Pô... aquele DVD tinha imagens REALMENTE importantes =/
Amanhã vou ver se consigo fazer o DVD ler em alguma maquina com Windows (em alguma lanhouse), dai pego um pendrive emprestado e copio... mas eu quero saber porque isso ocorre. Existe algum erro com DVDs-RW?
Ou é só aqui que isso acontece? =/

Desde ja agradeço... abraços... =/

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: DVDs mal gravados ou mal lidos? Ta me enchedo o saco =/
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2009, 23:08 »
Não costumo confiar muito em DVDs ou CDs - RW... já tive muitos problemas com eles, e não só no Ubuntu. Quando preciso fazer um backup, uso os R - o custo não é muito diferente hoje em dia, e a acho a confiabilidade maior. Se tiver que usar RW, use a velocidade de gravação mais baixa que puder.  Uma sugestão: se tiver espaço no HD, crie uma partição apenas para dados; isso evita que sejam perdidos numa eventual reinstalação. Mas fico com uma dúvida: porque reformatar? uso Ubuntu há mais de dois anos, e nunca precisei fazer isso...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline cesarramina

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2009, 23:15 »
Concordo com o VB5.
Se quiser ter certeza de uma gravação confiável nos cd-rw ou dvd-rw, não use velocidade de gravação maior que 4x.

Offline HitoriX

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2009, 09:57 »
Eu sempre gravo em 1x, não importando o que seja '-'
E eu uso DVDs regravaveis porque costumo usar eles pra outras coisas também...

E sobre reformatar, eu tive que fazer isso porque ele tava "entulhado" demais, ai resolvi fazer uma limpeza mais completa ^^"
Já vi que foi derma fazer isso ^^"
Mas sobre criar a partição, como eu faço isso no Ubuntu? '-'
E posso deixar minha "home" nessa partição e usa-la normalmente?

ChausDevereaux

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de MAR?O de 2009, 13:03 »
Não é problema no seu gravador (sujeira, vibrando demais, etc)? Se nenhum programa funciona...

Não costumo confiar muito em DVDs ou CDs - RW... já tive muitos problemas com eles, e não só no Ubuntu. Quando preciso fazer um backup, uso os R - o custo não é muito diferente hoje em dia, e a acho a confiabilidade maior. Se tiver que usar RW, use a velocidade de gravação mais baixa que puder.  Uma sugestão: se tiver espaço no HD, crie uma partição apenas para dados; isso evita que sejam perdidos numa eventual reinstalação. Mas fico com uma dúvida: porque reformatar? uso Ubuntu há mais de dois anos, e nunca precisei fazer isso...

VB5

Depende da qualidade da mídia. Eu prefiro pagar um pouco mais numa mídia RW de qualidade e raramente tenho problemas com ela. Até o Ubuntu já instalei por uma. Só não uso para backup porque eu tenho 80 GB de dados; backup, pra mim, só em BluDisc e olhe lá...

Se for criar uma nova partição, vai ter que olhar como está o layout do seu HD. Se tiver uma grande partição só para o Ubuntu, você pode reduzi-la e deixá-la com 10 ou 15 GB, que devem ser suficientes para o sistema (/ ou root).  Com o espaço livre, você cria uma nova partição e monta em /home. Isso é definido na instalação. Para redimensionar as partições existentes, use o próprio Live CD do Ubuntu, que tem o Editor de Partições, e é bem simples de usar.

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 08 de MAR?O de 2009, 23:13 »
Só para sugerir uma alternativa que considero ainda mais segura: tenho meus dados num segundo HD (embora pudesse ser uma partição do primeiro, se houvesse espaço), mas formatado em FAT32. Desse modo, mesmo no pior crash, basta levar esse HD até qualquer máquina, não importa se Ubuntu, W98, XP, ou Vista, e todos estarão acessíveis...

Também uso um antigo (porém perfeito) HD de 20 GB para backup dos dados mais importantes; basta ligá-lo no lugar do drive de CD quando necessário e copiar os arquivos. No resto do tempo, ele fica na sua caixa na prateleira...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline niquelnausea

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 08 de MAR?O de 2009, 23:21 »
DVD-RW tem vida útil, eles são novos?

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 09 de MAR?O de 2009, 11:01 »
Cuidado também com nomes de arquivos extensos, com acentos e espaços. O brasero, por ex. tem a opção "aumentar a compatibilidade com sistemas windows", daí ele trunca os nomes.

Muitas vezes pode ser isso.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Aphexleo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 09 de MAR?O de 2009, 12:35 »
esse erro da tanto no linux tanto no ubuntu?, ja verifico a firmware do seu gravador?, as vezes atualizando a firmware ela arruma os erros que o gravador pode ter.