Autor Tópico: Bloquear acesso a rede e outros  (Lida 5960 vezes)

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Bloquear acesso a rede e outros
« Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:47 »
Boa tarde galera. Estou instalando o ubuntu + edubuntu na biblioteca do colégio mas me deparei com algumas situações:
* Como faço para o aluno não ter acesso a rede do colégio, pois se ele for lá em Locais - Rede ou Computador irá ter acesso a rede. Como bloqueio a rede e o computador, uma vez que quero deixar o aluno com acesso somenta a "pasta pessoal".

* Como faço para bloquer a página inicial do firefox. Eu tinha encontrado um programa que mexia com as permissões do usuário e que tinha isto, mas não me lembro qual era.

* Eu fui lá em Sistema - Preferências - Menu Principal para tirar alguns itens do usuário só que lá não tem o menu Locais, como faço.

* Qual é a melhor forma de bloquear sites no ubuntu? Quero configurar individualmente nas máquinas. Seria com o iptables?

Estou com uma certa urgência, pois tive que liberar o uso das máquinas.

Desde já obrigado pela ajuda pessoal.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 16:50 por leufmt »

alarcon

  • Visitante
Re: Bloquear acesso a rede e outros
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:37 »
Boa tarde galera. Estou instalando o ubuntu + edubuntu na biblioteca do colégio mas me deparei com algumas situações:
* Como faço para o aluno não ter acesso a rede do colégio, pois se ele for lá em Locais - Rede ou Computador irá ter acesso a rede. Como bloqueio a rede e o computador, uma vez que quero deixar o aluno com acesso somenta a "pasta pessoal".

* Como faço para bloquer a página inicial do firefox. Eu tinha encontrado um programa que mexia com as permissões do usuário e que tinha isto, mas não me lembro qual era.

* Eu fui lá em Sistema - Preferências - Menu Principal para tirar alguns itens do usuário só que lá não tem o menu Locais, como faço.

* Qual é a melhor forma de bloquear sites no ubuntu? Quero configurar individualmente nas máquinas. Seria com o iptables?

Estou com uma certa urgência, pois tive que liberar o uso das máquinas.

Desde já obrigado pela ajuda pessoal.

para a rede tente o seguinte, pelo seu usuário principal, aquele que pode usar o sudo, vá no menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos na janela que se abrir clique em Desbloquear e digite sua senha, depois selecione o usuário em questão e depois clique no botão Propriedades na janela que se abrir vá na aba Privilégios do usuário e aí desmarque as opções relativas a rede, conexão e etc, que você não deseja para esse usuário.

Veja se isso por si só já resolve o caso.

Outra forma, pelo terminal, seria retirar o usuário em questão do grupo dialout, que seria assim:

sudo gpasswd -d nome_usuario dialout

onde nome_usuario seria o nome de login do usuário que vc quer retirar do grupo dialout que seria o relativo a conexão com a internet.

Quanto ao firefox, eu não sei informar, talvez tenha plugins de controle de conteúdo para isso nele, mas isso alguém aqui terá de lhe informar melhor. Pelo iptables pode até dar, mas creio que seria trabalhoso isso.

===EDITADO===

Talvez este tipo de extensão para o Firefox, seja uma alternativa para você, veja:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5881

outra sugestão:

http://omeublog.net/index.php?title=controle_parental_em_linux&more=1&c=1&também=1&pb=1
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 19:03 por alarcon »

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Bloquear acesso a rede e outros
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 16:04 »
ainda não é isso que quero
No meu Locais tem que sumir com o item Redes, Conectar ao servidor.
E sumir no navegador de arquivos(no windows conhecido como explorer) com o sistemas de arquivos.

Helppp

alarcon

  • Visitante
Re: Bloquear acesso a rede e outros
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 18:02 »
ainda não é isso que quero
No meu Locais tem que sumir com o item Redes, Conectar ao servidor.
E sumir no navegador de arquivos(no windows conhecido como explorer) com o sistemas de arquivos.

Helppp


Uma pergunta, você quer sumir com ele realmente ou tornar inacessível o seu uso?

Acho que indo onde falei, ou seja,

menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos na janela que se abrir clique em Desbloquear e digite sua senha, depois selecione o usuário em questão e depois clique no botão Propriedades na janela que se abrir vá na aba Privilégios do usuário e aí desmarque a opção Compartilhar arquivos através da sua rede local

Se entendi corretamente você quer realmente remover do menu Locais o nautilus (gerenciador de arquivos do linux/gnome) para os usuários comuns?

Isso deixará eles sem poder acessar suas pastas pessoais na pasta home, é isso mesmo que deseja?

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Bloquear acesso a rede e outros
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 18:30 »
Quero que o usuário tenha acesso somente as pastas pessoais dele.

E outra coisa que me deparei. O Usuário anônimo(Quest). Como sumo com ele?