Autor Tópico: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]  (Lida 10365 vezes)

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Online: 30 de Janeiro de 2009, 12:50 »
Gostaria de compartilhar com todos essa dica. Notei que em muitos lugares na internet os usuários do Linux em geral tem essa dificuldade mas não encontrei material satisfatório para o Ubuntu 8.10 porém a partir de informações encontradas montei essa dica.
Essa dica dependeu muito da ajuda de clcampos no tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45760.0.html

A grande dificuldade inicial que temos ao instalar o ntlmaps é que seria simples instalar caso tivéssemos acesso à internet. Bastaria executar:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ntlmapsPorém precisamos configurar o ntlmaps para podemos acessar a internet. Logo, teremos que baixar o arquivo do ntlmaps em outro computador e colocarmos no servidor Ubuntu. Aconselho realizar isso via CD conferindo o md5.

A versão do ntlmaps que utilizo nessa dica é a ntlmaps_0.9.9.0.1-10_all.deb, porém a sua pode ser diferente.
O arquivo está disponível para download em:
http://packages.ubuntu.com/intrepid/all/ntlmaps/download

O ntlmaps cria um proxy local no seu servidor que estabelece conexão com o proxy ISA encaminhando assim o trafego ao ISA e por sua vez a internet.

INSTALANDO O NTLMAPS
Após ter copiado o arquivontlmaps_0.9.9.0.1-10_all.deb para a sua pasta de usuário e execute os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
cd ~
sudo dpkg -i ntlmaps_0.9.9.0.1-10_all.deb
A instalação lhe pedirá que complete algumas informações. Responda do seguinte modo:
Citar
Porta de escuta: 8080
Proxy Pai: [nome servidor isa]
Nome de utilizador do windows nt: [usuário com permissão no isa]
Selecione ok e informe a senha para a conta informada acima.

CONFIGURANDO O NTLMAPS

Infelizmente as informações passadas na instalação geralmente não são suficientes para estabelecer a conexão com o ISA por conta desse estar em um domínio (configuração não solicitada). Vamos configurar através da edição do arquivo:
Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/ntlmaps/server.cfg
Vamos alterar as seguintes configurações:
Citar
PARENT_PROXY_PORT: 8080 (substitua 8080 pela porta utilizada pelo seu ISA)
NT_DOMAIN: [domínio]

Altere o proprietário do arquivo (Tive alguns problemas de "connection refused" difíceis de detectar, a solução foi alterar as permissões):
Código: [Selecionar]
sudo chown [usuário Ubuntu] /etc/ntlmaps/server.cfg
Salve, feche o arquivo e reinicie o ntlmaps:
/etc/init.d/ntlmaps restart

Pronto, o seu proxy local está criado e redirecionando o tráfego para o ISA nesse ponto. Agora vamos configurar o sistema e o APT para utilizar o proxy local para acessar a internet:
Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/profile
Acrescente ao final do arquivo:
Citar
http_proxy=”http://localhost:8080”
ftp_proxy=”http://localhost:8080”
export http_proxy ftp_proxy

Execute:
Código: [Selecionar]
sudo nano /etc/apt/apt.conf.d/02proxy
E coloque o seguinte conteúdo no arquivo:
Citar
Acquire {
HTTP::PROXY=localhost:8080;
FTP::PROXY=localhost:8080;
}

REALIZANDO TESTES
Agora executaremos um teste simples:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
OBS.: O jeito que eu encontrei de verificar possíveis erros que possam estar ocorrendo com o nmaps é chamando ele manualmente. Deixo para possíveis problemas não esperados que você possa encontrar.
Código: [Selecionar]
/etc/init.d/ntlmaps stop
python /usr/share/ntlmaps/main.py -c /etc/ntlmaps/server.cfg

Espero que isso de algum modo possa ser útil para a comunidade e desculpem-me qualquer erro: fiz essa dica na corrida.

Offline rogerio.alcantara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2009, 12:54 »
Olá Renato, boa tarde, tudo bem?

Eu demorei para escrever pq estava tentando viver sem o apt-get. Mas é impossível! Qualquer pacote que eu quero instalar ficar um parto baixar um-a-um as suas dependências..

Bom, eu iniciei tudo do zero, removi o pacote do ntlmaps com "purge" (-P), baixei o pacote novamente e segui passo-a-passo o tutorial.

Apenas confirmando (no meu caso)
Porta: 8080
Proxy Pai: 192.168.0.1
Usuário: ralcantara
Senha: minha-senha-de-rede-no-windows

Depois editei o arquivo "server.cfg". A porta já estava correta (8080), e adicionei o dominio ("TSOIT" no meu caso).

Em seguida, editei o profile e criei o 02proxy, conforme descrito.

Ainda conferi que o "Sistema > Preferência > Proxy da Rede" e no "Sistema > Admnistração > Gerenciador de Pacotes Synaptic > Configurações > Preferências > Rede" estão setados como "Conexão Direta a Internet".

Depois da configuração, no terminal eu consigo pingar normalmente o google por exemplo

Código: [Selecionar]
ping google.com.br
e consigo pingar o meu endereço interno do proxy, que no meu caso é 192.168.0.1.

Porém quando eu dou o comando

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
o resultado que tenho um é

Código: [Selecionar]
0% [Aguardando por cabeçalhos] [Aguardando por cabeçalhos]
eterno..

Já parei o serviço do ntlmaps e o "rodei na mão", como vc comentou e tentei dar um sudo apt-get update, mas ele não apresenta nada. Nem erro nem sucesso nada. Fica apenas no eterno:

Código: [Selecionar]
python /usr/share/ntlmaps/main.py -c /etc/ntlmaps/server.cfg
NTLM authorization Proxy Server v0.9.9.0.1
Copyright (C) 2001-2004 by Dmitry Rozmanov and others.
Now listening at comp042 on port 8080

O engraçado, é que a configuração do proxy no ff3 funciona perfeito. Com os mesmos parametros..

Tem alguma idéia do que eu posso ter errado?

--editado

Deixei o apt-get rolando no terminal e o resultado que retornou, depois de bastante tempo, foi:

Código: [Selecionar]
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/restricted Translation-pt_BR
  Não foi possível conectar em localhost:8080 (127.0.0.1). - connect (111 Conexão recusada)

..para cada pacote que o apt-get tentou baixar.

..tentei dar um telnet para localhost 8080 e também deu conexão recusada. Bom, na verdade, não sei se é possível dar um telnet para localhost (sou iniciante, desculpe a ignorância..)

alguma luz?

Muito obrigado.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2009, 14:29 por rogerio.alcantara »

Offline rogerio.alcantara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2009, 15:04 »
Olá Renato,

Algumas coisas que eu tentei:

- Desinstalei o ntlmaps usando -P novamente.

- Dessa vez deixei a porta sugerida, a 5865.

- Configurei o server.cfg

- Mudei as configurações do profile e do 02proxy para a nova porta.

- Configurei o ff3 para o proxy localhost:5865
Quando fui acessar uma página, ele pediu usuário e senha.
Forneci o meu usuário e senha da rede do windows e funcionou. Ele conseguiu acessar a net.

- Fui pro terminal

- Parei e iniciei o serviço ntlmaps "na mão".

- Abri outra aba do terminal e fiz um "apt-get update"

agora ele não demora mais, porém para cada pacote, ele exibe:

W: Falhou ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/intrepid-updates/multiverse/binary-i386/Packages.gz  407 Proxy Authentication Required ( The ISA Server requires authorization to fulfill the request. Access to the Web Proxy service is denied. )

E na aba do terminal onde o ntlmaps estava rodando na mão, não apresentou nenhum problema.

Também segui algumas dicas desse post: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-537651.html, mas continuo na mesma.. =/

Alguma sugestão?

Muito obrigado.
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2009, 15:27 por rogerio.alcantara »

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2009, 17:03 »
Por gentileza, poste os arquivos:

Código: [Selecionar]
/etc/ntlmaps/server.cfg
Código: [Selecionar]
/etc/profile

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2009, 16:08 »
Colegas,
Vou colocar uma pequena observação. Estava instando um server Ubuntu agora e começou a ocorrer o mesmo problema com vocês. Pensei, pensei e reparei que estamos mexendo com o arquivo /etc/profile. Depois da configuração desloguei e loguei novamente e estava tudo funcionando. Peço que testem algo a respeito e vamos ver se o problema de vocês soluciona-se. Caso contrario vamos continuar em comunicação para resolver essas questões.

Offline Black Sunshine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
    • Body Glove Brasil
Re: Instalar ISA Proxy Client (ntlmaps) no Ubuntu Server 8.10 [Dica]
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2009, 12:43 »
Ressuscitando o tópico, não se deve esquecer de inserir o nome do domínio no arquivo server.cfg. Tive problemas com isso. Prefiram reiniciar o micro ao invés de reiniciar o serviço. Comigo só funcionou assim.

Outra coisa, essa dica só funciona no Ubuntu, por incrível que pareça. Tentei em várias distribuições baseadas em Debian e em nenhuma outra funcionou. Nem no Kubuntu.
"Só existem duas coisas infinitas: o universo e a burrice humana. E ainda tenho dúvidas quanto à primeira." - Albert Einstein.