Autor Tópico: Tibia erro wine  (Lida 5498 vezes)

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Tibia erro wine
« Online: 13 de Janeiro de 2009, 04:18 »
Olá pessoal resolvi pegar o PC do meu primo que usa windows e instalar o Ubuntu pra ele acontece que o cara é maior viciado em TIbia e ele me disse que só usaria o linux se roda-se o Tibia, acessei o site deles e tinha visto que eles tem um client para Linux então aceitei o desafio de colocar o Ubuntu pra ele.

Baixei o cliente do linux, mas no pc dele não tem Nvidia (placa onboard) então tentei a 2º opção que é o wine porém ao executar ele por lá aparece a seguinte tela:



Configurei o wine para 800x600 mas ele fica com a tela no canto pequena, e se clicar em Enter Game ele fecha o wine com tudo...  :'(

Tentei já instalar o directx para ver se era o problema, mas não consegui nem por reza braba...  ;D alguém já enfrentou algo parecido? ou teria alguma dica para que eu possa seguir???


Desde já agradeço a todos que postarem.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline oraculum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • Oraculum Blog
Re: Tibia erro wine
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2009, 22:45 »
Ninguém aí pra dar uma luz???
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto

Offline Mateus C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Tibia erro wine
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2009, 00:25 »
tibia to por fora

 mas conheco um joguinnho muito bom de estrategia em tempo real feito para linux  (tank)

aptitude install netpanzer
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 00:27 por Mateus C »

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tibia erro wine
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:06 »

Baixei o cliente do linux, mas no pc dele não tem Nvidia (placa onboard) então tentei a 2º opção que é o wine porém ao executar ele por lá aparece a seguinte tela:


O pc dele tem oq? Placa off-board? Eu baixei tibia pra um Ubuntu uma vez, e abria normalmente [não cheguei a me conectar, pq o acesso era bloqueado na rede, mas o "Enter Game" funcionava, sem Wine], com o cliente pra Linux.

Offline Kolger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tibia erro wine
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:16 »
Por sinal, acabei de ler em outro tópico...

Já que vc citou placa de vídeo, achei interessante mostrar a resposta desse cara aqui no fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43950.msg262683.html#msg262683

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Tibia erro wine
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2009, 23:30 »
Tibia tem nativo pra linux...

Se esse não funciona, imagino que no wine menos ainda!
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: Tibia erro wine
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2009, 20:00 »
Site tíbiaBR - download da versão 8.4 para Linux.

http://www.tibiabr.com/Downloads/Tibia_8.40_Libc_6

1. baixe o arquivo.
2. clique no arquivo com o botão direito e escolha Propriedades. Depois vá na aba Permissões e dê permissão de excução
3. execute o arquivo.
Pronto, seu tíbia está instalado no Linux sem maiores problemas...
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Offline Shuryon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Me corrijam se estiver errado!
    • Ver perfil
    • Desv-PHP  --  Desativado por falta de apoio
Re: Tibia erro wine
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 02:38 »
E aew povo, baum? xD
Olha, de Linux entendo pouco!
Mas vou tentar dar uma ajudinha =D

Como já dito, se você não tem placa de video off-board, seu cliente linux não irá rodar...
Mas é possível contornar isso com o Wine, com a instalação do cliente do Tibia para o Windows, também já dito. Mas deixe-me aprofundar:

Você tem que usar o wine através do xterm, abrindo seu terminal, digitando xterm, e, no xterm, vá até o direitório do Tibia (seu_usuário/.wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/Tibia) e digite wine Tibia.exe engine 0 (depois que tiver instalado o cliente do Windows do Tibia (via wine xD).
SE funcionar, beleza! Bom jogo! Mas se não funcionar, é por que você não instalou os drivers de vídeo da sua placa on-board. Se você instalá-los, e seu OpenGL (um equivalente do directX do Windows) estiver certinho aí, você roda tranquilamente!
No meu caso, o fabricante NÃO tem driver para video para Linux.. então não dá para jogar, dancei xD

Mas se você comprar e instalar uma placa de video, instalar os drivers e tudo mais, você roda com o cliente linux de Tibia mesmo!

Fora isso, não sei com o que ajudar!

ps: coloquei umas explicações obvias que os experts podem achar besteira xD mas ajuda! Sei por que também não entendo! Qualquer explicação de termos a mais ajuda!
ps2: me corrijam se eu estiver errado! xD


EDITADO - é tudo sobre o Linux!:

Tenham certeza de quais são suas placa on-board ou off-board antes de instalar drivers, pois se forem incorretos, terão problemas =D

# Linux com libc versão 6 ou melhor;
# X-Window system instalado;
# Placa aceleradora gráfica (com cliente do Linux)
# Placa de vídeo On-board (que tenha um driver para Linux e que esteja instalado), instalado o OpenGL (que substitui o DirectX do Windows);
# SE você não tiver um driver de vídeo instalado, não vai funcionar mesmo!
# As pessoas, pelo que ví, estão abrindo o wine pelo terminal! Mas tem que ser pelo xterm, que pode ser aberto através do terminal, como dito ali em cima xD
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 02:51 por Shuryon »
Me corrijam se estiver errado!

Core 2 Duo E4500, HD Sansung 250GB, Phitronics (aleatória), 2GB RAM Kingston 667, HIS ATI HD 4670 512MB, Monitor LG 17" Widescreen, Wacom Tablet Bamboo Fun