Criar usuário com restrições

Iniciado por leufmt, 06 de Janeiro de 2009, 11:50

tópico anterior - próximo tópico

leufmt

Bom dia a todos.

Instalei o ubuntu 8.10 e seguidamente o edubuntu 8.10 nas máquinas da biblioteca da escola, agora quero saber a maneira mais segura para o sistema de criar um usuário para os alunos.
Sendo que este usuário só terá acesso aos programas do sistema(como: firefox, openoffice, programas educacionais e etc) e não a permissão para alterar, instalar ou desinstalar nada do sistema.
Como procedo na criação deste usuário?

Desde já obrigado.

clcampos

Basta criar um usuário normalmente.

Os usuários no ubuntu são criados sem estas permissões, e para que passem a tê-las é necessário incluí-los em alguns grupos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

carlosaluisio

Você também pode gerenciar exatamente o que cada usuário pode fazer.

Chamando o users-admin (no gnome, deve ficar em Sistema - Administração - Usuários , ou coisa parecida), e , ali, clique no usuário desejado, e vá em Propriedades. Uma ferramenta fácil se quer evitar que seus alunos fiquem espetando pendrivers, pegando dados desnecessários, etc. pode até mesmo restringir o acesso a rede interna, caso seja necessário.

E parabéns pela iniciativa de instalar o Edubuntu !

Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

leufmt

Tem como eu bloquer e fazer sumir alguns itens do menu do sistema para determinados usuários do ubuntu 8.10?

Desde já obrigado

alarcon

Citação de: leufmt online 06 de Janeiro de 2009, 16:52
Tem como eu bloquer e fazer sumir alguns itens do menu do sistema para determinados usuários do ubuntu 8.10?

Desde já obrigado

Se entendi direito você pode ir no menu Sistema > Preferências > Menu principal e na janela que abrir procurar pelo que você deseja remover e então basta desmarcar o item selecionado para que ele não volte a aparecer nos menus.

OBS: acho que você tem de fazer isso com o próprio Menu pincipal, pois se não me engando ele aparece para todos e executa sem pedir senha root. Alternativamente acho que você pode clicar nele com o botão direito do mouse, isso dentro da janela do editor de menus (Menu principal) ir em propriedade e em comando trocar de alacarte para gksu alarcarte, assim quando for tentar usar o editor de menu chamado do Menu principal (comando alacarte) ele vai pedir a senha por que vc colocou lá para isso (gksu alacarte).

agente100gelo

Um projeto que promete maior controle é esse http://projects.gnome.org/sabayon/

Nunca testei.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

leufmt

Caro colega alarcon achei tu dica muito boa.
Mas agora como faço para retirar o gksu?
Pois quando entro lá nas propriedades de comando do menu principal só aparece alacarte.

alarcon

Citação de: leufmt online 08 de Janeiro de 2009, 10:06
Caro colega alarcon achei tu dica muito boa.
Mas agora como faço para retirar o gksu?
Pois quando entro lá nas propriedades de comando do menu principal só aparece alacarte.

Você poderia explicar um pouco melhor, pois fiquei sem entender direito o seu problema, ou melhor ainda se puder tirar uma imagem do problema ajudaria também.

Para tirar o gksu  é só abrir o Menu Principal em Sistema > Preferências > Menu Principal clicar com o botão direito do mouse sobre o item que vc colocou o gksu e na janela que aparecer ir em Propriedades e na próxima janela no campo de Comando: retirar a palavra gksu deixando só o resto, por exemplo, de gksu alacarte para somente alarcarte no campo Comando:.

Ou ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?

leufmt

Ou ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?
[/quote]

Isso mesmo. O termo gksu não aparece para eu poder retira-lo.

alarcon

Citação de: leufmt online 09 de Janeiro de 2009, 08:54

CitarOu ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?

Isso mesmo. O termo gksu não aparece para eu poder retira-lo.

Faz o seguinte, cola aqui o conteúdo do seguinte comando (executado no terminal, menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal):

sudo gedit /usr/share/applications/alacarte.desktop

ou melhor ainda, para não ter de colar tudo que tem lá, pois parece que o arquivo é grande, veja se tem uma linha assim:

Exec=gksu alacarte

se tiver, altere para:

Exec=alacarte

salve e sai do arquivo.

leufmt

no final do arquivo esta assim:

Exec=alacarte
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=GNOME;Settings;DesktopSettings;
NotShowIn=KDE;
Icon=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=0.11.6
X-Ubuntu-Gettext-Domain=alacarte

alarcon

Citação de: leufmt online 09 de Janeiro de 2009, 12:03
no final do arquivo esta assim:

Exec=alacarte
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=GNOME;Settings;DesktopSettings;
NotShowIn=KDE;
Icon=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=0.11.6

Muito esquisito isso, nunca vi esse tipo de erro, pedir a senha, mas lá no arquivo que comanda isso não tem o comando que faz pedir a senha. Só pode ser algum bug.

No momento não tenho mais idéia do que fazer para lhe ajudar, caso pense em algo eu escrevo aqui ok.

===EDITADO===

abre o terminal e digita:

gedit /home/seu_usuário/.local/share/applications/alacarte.desktop

ATENÇÃO: não é preciso a palavra sudo por que este arquivo está na sua pasta de usuário dentro da home e então você deve editá-lo com seu usuário normal. O que destaquei em vermelho altere para o seu nome de usuário, ou seja, o nome do usuário que você se logou para fazer a alteração do alacarte.

Novamente procure pela linha:

Exec=gksu alacarte

se tiver, altere para:

Exec=alacarte

leufmt

leufmt

Agora que criei um usuário e modifiquei os menus a partir do Sistema - Preferências - Menu Principal e coloquei o gksu alacarte.
So que neste usuario quando entro no Menu Principal ele pede senha, mas estou digitando a senha do administrador e não dá certo. Vem com a seguinte mensagem: Não foi possível rodar alacarte como usuário root: O mecanismo de autorização (sudo) não permite que você execute esse programa.

Porque ele esta chamando o uruário root?
Como faço para arrumar isto agora?

alarcon

Citação de: leufmt online 11 de Fevereiro de 2009, 18:06
Agora que criei um usuário e modifiquei os menus a partir do Sistema - Preferências - Menu Principal e coloquei o gksu alacarte.
So que neste usuario quando entro no Menu Principal ele pede senha, mas estou digitando a senha do administrador e não dá certo. Vem com a seguinte mensagem: Não foi possível rodar alacarte como usuário root: O mecanismo de autorização (sudo) não permite que você execute esse programa.

Porque ele esta chamando o uruário root?
Como faço para arrumar isto agora?

Quando indiquei as dicas passadas aqui eu não sabia direito o seu funcionamento por que só usava o Ubuntu com um usuário (o principal), como criei outro para fazer uns testes na aparencia do desktop sem que prejudicasse o principal é que notei exatamente isso que você comenta, ou seja, todao e qualquer função que pede o gksu ou sudo dá erro, mesmo você digitando a senha do usuário principal, isso é uma característica do Ubuntu.

Nas distribuições linux que seguem o padrão você cria a senha dos usuários e a senha root, no momento da instalação e aí você não passa por problemas como esse do Ubuntu.

Tinha na minha mente que ao usar um usuário comum e tentar um comando com o sudo e seu sobesse a senha do usuário principal e digitasse ela, o comando funcionaria, mas me enganei quanto a isso e infelizmente da forma como o Ubuntu é, não dá, pelo menos em princípio.

Para solucionar isso talvez você tenha que alterar algo no sudoers ou acrescentar seu usuário num grupo em especial, talvez o grupo wheel ou outro qualquer, mas atenção, não faça isso.

Como o seu propósito era só fazer com que usuários não alterasse nada no sistema e apenas usasse, acho que o objetivo já foi satisfeito, ou não?

O editor de menus era a única opção que não pediria a senha e aí um usuário comum poderia bagunçar os menus fazendo edições nele e agora vai ser pedido uma senha para isso. Mesmo que nenhuma senha funcione, como é o caso, o usuário não poderá editar os menus e estragá-los neste usuário o que considero como o objetivo das dicas já satisfeito.