Desinstale a placa de som, deixa com a onboard da tua placa.
Disse isso só para experimentar, para ver se funciona.Quanto ao downgrade, o problema é ficar sem as atualizações de segurança depois de acabar o suporte.
Outra coisa, a qualidade do som onboard das mobos atuais é muito boa, caso você não precise profissionalmente, é um caso a considerar.
Talvez seja mais fácil fazer o upgrade ( talvez eu atualize antes de tentar uma instalação limpa para ver como é que fica ), mas já experimentei o KDE 4.0 e não gostei ( detestei bastante ), e o GNOME não passa pela garganta ( estarei com um problema se atualizar para a versão seguinte ).
Acho que fui um pouco duro na mensagem anterior,
mas este problema já está me enchendo o saco. Já estou ficando desiludido com o Ubuntu, em todas as outras versões que testei sempre teve alguma coisa que não funcionava perfeito ( para encher o saco ), nessa 8.04.1 foi a placa de som ( mas não quero entregar os pontos assim tão rápido ).
Agora a questão é: tem muitos anos que tenho esta placa de som e uma das características que gosto dela é o painel frontal, que é cheio de entradas e saídas: de audio em Plug P1, entrada e saída optica digital, e entrada e saída coaxial (RCA), microfone (Plug P1), fone de ouvido (Plug P1), MID, firewire e etc. A maioria dessas entradas e saídas nunca usei, mas mesmo assim não quero ficar sem ( paixão antiga ), prefiro tentar outra coisa. Fora que esta máquina ainda uso mais Windows do que Linux ( talvez inverta a ordem se resolver os problemas que me aporrinham ), e no Windows ela funcionava redondo ( antes funcionava melhor ainda no Linux ).
Usando o Google até consegui achar outras pessoas com problema parecido com o meu com uma Audigy Platinum I no Ubuntu 8.04.1, mas eu não sou tão fluente assim em inglês ( pode ser que não tenha seguindo bem as sugestões que o pessoal passou ), e no final não tive sucesso ( tão dizendo que isto é um BUG ). Mas acho o cúmulo um distro tão popular ter um Bug tão desagradável ( com o Conectiva Linux já teriam resolvido uma coisa dessas ).