Autor Tópico: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido  (Lida 23007 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Online: 03 de Novembro de 2008, 08:49 »
Moçada, tem algum modo de se usar o comando CAT para juntar arquivos divididos em um só sem ter que digitá-los todos? Por exemplo, para juntar um arquivo dividido em três partes (arquivo.avi.00, arquivo.avi.01 e arquivo.avi.02) basta usar o comando:

Citar
cat arquivo.avi.00 arquivo.avi.01 arquivo.avi.02 > arquivofinal.avi

para que o arquivo seja unido; até aí tudo bem, são só três arquivos, mas qdo se tem uns 30 arquivos, fica difícil digitá-los todos mesmo "tabeando" o comando, então não haveria uma forma de, por exemplo, mostrar ao cat qual é o primeiro e o último arquivos e ele automaticamente encaixa-se o resto dos arquivos que estão entre o primeiro e último?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 13:55 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2008, 13:59 »
Já descobri, basta fazer assim, por exemplo, tendo numa mesma pasta os arquivos arquivo.avi.00, arquivo.avi.01, arquivo.avi.02, arquivo.avi.03 e arquivo.avi.04 (que tenha sido quebrado de um original maior, claro), basta fazer:

Citar
cat arquivo.avi.* > arquivofinal.avi

e o arquivo é unido para o nome que vc der depois do " > ", no caso aqui, arquivofinal.avi . Notem que a gente tem que manter a parte comum a todos os arquivos (no caso, arquivo.avi.) e colocar o " * " após o mesmo.

Se fosse bubu.iso.001 bubu.iso.002 bubu.iso.003 bubu.iso.004 basta manter o bubu.iso. e tascar o asterisco logo depois, ficando:

Citar
cat bubu.iso.* > bubufinal.iso

Que beleza!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 13:56 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2009, 09:49 »
Utilizem esse comando com muito cuidado!!!

Mea culpa: não fiz backup antes, utilizei o comando e... deu errado e ainda ferrei meu arquivo. Vou ter que baixá-lo novamente... muitos gigas! :'(

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 08:36 »
Como assim, "ferrei o meu arquivo"? O cat junta arquivos que tenham sido "isplitados" e não compactados. Se tiver um arquivo com rar, r01, r02 ou outro tipo de compactação aí é pra usar o File Roller (botão direito no arquivo/Extrair Aqui) e não o cat. Eu vivo "cateando" os arquivos "isplitados" que eu acho na internet por esse método e nunca tive um arquivo corrompido ou sobrescrito.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil

Darcamo

  • Visitante
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:04 »
O cat "lê" mas não escreve. Tem que prestar atenção é no que vem depois do ">" pois esse sim será criado ou modificado.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:03 »
Como assim, "ferrei o meu arquivo"? O cat junta arquivos que tenham sido "isplitados" e não compactados. Se tiver um arquivo com rar, r01, r02 ou outro tipo de compactação aí é pra usar o File Roller (botão direito no arquivo/Extrair Aqui) e não o cat. Eu vivo "cateando" os arquivos "isplitados" que eu acho na internet por esse método e nunca tive um arquivo corrompido ou sobrescrito.

O caso é o seguinte: eu tinha um dvd grande de 7.2Gb e eu queria criar uma arquivo .iso para queimá-lo direto em uma mídia dvd9. Mas quando utilizei o k3b para fazer a imagem .iso, ele criou dois arquivos (teria "isplitado"?), dividindo assim em arquivo.iso e arquivo.iso.001. Quando eu inseri uma mídia dvd9 e mandei gravar o arquivo.iso, pensei que o brasero ou o k3b fosse entender que seriam os dois arquivos a serem juntados, mas isso não aconteceu. Pensei então que o comando cat fosse funcionar nesse caso, mas não funcionou. Agora entendi que eu deveria ter posto:

cat arquivo.avi.* > arquivofinal.avi

e não:

cat arquivo.iso.* > arquivo.iso - pois isso substituiu o arquivo.iso original! Enfim, não sei se estou me fazendo entender. Não sei ainda se o problema estava no fato de eu estar utilizando uma partição vfat (acho que não aceita arquivos muito grandes, sei lá).

Talvez possam pensar: "bom, se gravou direto de dvd, basta gravá-lo de novo!", mas eu não tinha mais o dvd!

Sem problemas! Fica só a lição: antes de mexer em seus arquivos, façam backup!!!!

Abraços,

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #7 Online: 05 de Agosto de 2009, 13:59 »
Engraçado, testei aqui o comando do jeito que vc fez anteriormente e não deu erro, ou seja, eu peguei um arquivo "isplitado" em 5 (era shurato.avi.001, 002, 003, 004 e 005) e mandei um:

Citar
" cat shurato.avi.* > shurato.avi " sem problemas...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline tatu_designer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2010, 01:41 »
cat willkey-SO7.32.iso.* > willkey-SO7.32.iso

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2010, 20:06 »
manos estou com uma duvida
tenho um arquivo com o nome
Nico Assumpção - Workshop-parte 1.avi são 12 partes
coloco assim:
cat Nico Assumpção - Workshop-parte 1.avi.* >Nico Assumpção - Workshop-final.avi

esta é a resposta
cat: Nico: os arquivos de entrada e de saída são os mesmos
cat: Assumpção: Arquivo ou diretório não encontrado

onde estou errando?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2010, 20:16 »
onde estou errando?

Espaços e acentos. Um alternativa, nesses casos, é usar aspas. Ex: cat "Nico Assumpção - Workshop-parte 1".avi.*

O asterisco é coringa, no teu caso provavelmente pode ser usado antes, exemplo (se não mais nada com o nome Nico na pasta atual): cat Nico* > blablabla
Você deve estar na pasta do arquivo (use o comando "cd" para navegar, o "pwd" mostra a sua posição atual) e o terminal é sensível a caixa ("A" é diferente de "a").

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:36 »
ainda não esta funcionando
vc se importaria de montar o comando para me mostrar como ficaria?
posso esta errando sem ver.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:45 »
cat "Nico Assumpção"* > "Nico Assumpção - Workshop-final.avi"

Se der erro coloque aqui. Recomendo o não uso de acentos e espaços.

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2010, 22:57 »
 cat "Nico Assumpção"* > "Nico Assumpção - Workshop-final.avi"
não aconteceu nada

sudo cat "Nico Assumpção"* > "Nico Assumpção - Workshop-final.avi"
cat: Nico Assumpção - Workshop-final.avi: os arquivos de entrada e de saída são os mesmos



Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Comando CAT para juntar arquivos divididos - Já descobri, resolvido
« Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2010, 23:02 »
Não vai parecer nenhuma mensagem do tipo "deu certo". Não aparecer nada, é sinal que nada deu errado. Quando você tentou pela segunda vez, ele avisou que já existia, o que é um bom sinal. Verifique o arquivo recém criado Nico Assumpção - Workshop-final.avi