Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176634 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #735 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:00 »
Somente para instalação no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex

Bom, assim que cheguei da aula fui instalar o driver v26 do alarcon e...
Não funcionou.

Baixei esse driver modificado que o amigo Hqxriven postou e vou testá-lo, e posto aki os resultados.


===== EDIT =====

Pois bem amigos, testei o driver modificado e também não obtive êxito. Tive que mudar no script de instalação duas linhas, onde faziam referência a pasta do driver, pois tava dando erro referenciado á pasta antiga. Bom vou esperar o amigo alarcon dar uma olhada nesse driver modificado e aguardar se possível uma nova versão do pacote de drivers.

Só mais uma pergunta...
Quando eu clico na opção configurações do gnome-ppp, lá tem um botão detectar modem, quando eu mando detectar ele me retorna a mensagem que não há nenhum modem instalado no sistema. PQ isso acontece ?


Faz o seguinte utiliza este pacote chamado de modem-arquivos-v26-mod.tar.gz que fiz agora usando o driver smartlink modificado pelo Hqxriven (do Driver slmodem-2.9.11-20080629.tar.gz) para ver se funciona.

http://www.4shared.com/archive/p6Duzee0/modem-arquivos-v26-modtar.html

Sei que você já falou que usou o driver do Hqxriven, mas tente outra vez por este pacote aqui.

Agora observe qualquer mensagem de erro durante o processo de instalação do pacote para informar aqui ok.


OBS: Caso este falhe, o que é muito provável, tente mais esse aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg261863.html#msg261863 mas também não é garantido nada ok.
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 22:13 por alarcon »

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #736 Online: 01 de Novembro de 2008, 15:29 »
Ok.

Testando...

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #737 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:42 »
Lá se foi mais uma tentativa sem sucesso.

1 - Se eu mando o gnome-ppp detectar o modem dá a seguinte mensagem:

Citar
Nenhum modem foi encontrado em seu sistema

2 - Se eu tento conectar como usuário comum aparece o seguinte:

Citar
Não é possível abrir o modem

3 - Acabei de formatar e reinstalar o sistema e mesmo assim continua não funcionando.

4 - Se tento conectar como root, aparece a mensagem:

Citar
Modem não está respondendo

Bom falta pouco pra eu desistir do Ubuntu, se alguém tiver mais alguma idéia, estarei no aguardo.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #738 Online: 02 de Novembro de 2008, 07:34 »
Citar
Bom falta pouco pra eu desistir do Ubuntu, se alguém tiver mais alguma idéia, estarei no aguardo.



Aqui eu estou conectado com esse driver modificado no motorola sm56 com kernel 2.6.27.4 (o último kernel lançado no momento e acredito que seja o mesmo do Ubuntu 8.10) no Kubuntu 7.10 conforme mostra a imagem.

O driver smartlink nem compila com kernel superior ao 2.6.24 sem modificações:

Abaixo está um link que fala bastante coisa...

http://slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=201&t=17261&p=76834&hilit=smartlink+2.6.25#p76834
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #739 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:05 »
Lá se foi mais uma tentativa sem sucesso.

1 - Se eu mando o gnome-ppp detectar o modem dá a seguinte mensagem:

Citar
Nenhum modem foi encontrado em seu sistema

2 - Se eu tento conectar como usuário comum aparece o seguinte:

Citar
Não é possível abrir o modem

3 - Acabei de formatar e reinstalar o sistema e mesmo assim continua não funcionando.

4 - Se tento conectar como root, aparece a mensagem:

Citar
Modem não está respondendo

Bom falta pouco pra eu desistir do Ubuntu, se alguém tiver mais alguma idéia, estarei no aguardo.

Calma rapaz o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex com kernel 2.6.27.x ainda é muito novo e portanto é previsível que o driver Smartlink ainda não esteja funcional para este kernel, mas logo pode estar, já que em todas as anteriores versões do Ubuntu houve um driver Smartlink disponível.

É só dá tempo ao tempo ok.

Você verificou se o pacote modem-arquivos-v26.tar.gz (não o modificado) apresentou lguma falha na compilação do driver smartlink?


===EDITADO===

Jimi Page  você poderia instalar o pacote modem-arquivos-v26.tar.gz sem ser o com o driver Smartlink otimizado pelo Hqxriven e depois executar estes comandos aqui:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slmar

lsmod | grep ungrab

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Depois deste último comando tente novamente usar o discador gnome-ppp em Aplicações > Internet > GNOME PPP
« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 13:21 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #740 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:08 »
Citar
Bom falta pouco pra eu desistir do Ubuntu, se alguém tiver mais alguma idéia, estarei no aguardo.

Aqui eu estou conectado com esse driver modificado no motorola sm56 com kernel 2.6.27.4 (o último kernel lançado no momento e acredito que seja o mesmo do Ubuntu 8.10) no Kubuntu 7.10 conforme mostra a imagem.

O driver smartlink nem compila com kernel superior ao 2.6.24 sem modificações:

Abaixo está um link que fala bastante coisa...

http://slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=201&t=17261&p=76834&hilit=smartlink+2.6.25#p76834

O kernel mais recente do Ubuntu 8.10 é esse: 2.6.27-7-generic

Essa sua modificação que funciona no kernel 2.6.27.4 não seria por que você tem um kernel em particular todo otimizado?

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #741 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:18 »
Citar
Jimi Page  você poderia instalar o pacote modem-arquivos-v26.tar.gz sem ser o com o driver Smartlink otimizado pelo Hqxriven e depois executar estes comandos aqui:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slmar

lsmdod | grep ungrab

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Depois deste último comando tente novamente usar o discador gnome-ppp em Aplicações > Internet > GNOME PPP

Instalei os drivers e sempre que eu tento conectar, aparecem as mensagens de erro que eu descrevi acima. Vou tentar esses comandos que vc sugeriu e posto aki o resultado.

Um abraço.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #742 Online: 02 de Novembro de 2008, 13:22 »
Citar
Jimi Page  você poderia instalar o pacote modem-arquivos-v26.tar.gz sem ser o com o driver Smartlink otimizado pelo Hqxriven e depois executar estes comandos aqui:

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod | grep slmar

lsmdod | grep ungrab

/etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Depois deste último comando tente novamente usar o discador gnome-ppp em Aplicações > Internet > GNOME PPP

Instalei os drivers e sempre que eu tento conectar, aparecem as mensagens de erro que eu descrevi acima. Vou tentar esses comandos que vc sugeriu e posto aki o resultado.

Um abraço.

Só uma pequena correção:

é lsmod | grep ungrab

e não lsmdod | grep ungrab

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #743 Online: 02 de Novembro de 2008, 16:23 »
Citar
O kernel mais recente do Ubuntu 8.10 é esse: 2.6.27-7-generic

Essa sua modificação que funciona no kernel 2.6.27.4 não seria por que você tem um kernel em particular todo otimizado?

Essa numeração 27-7-generic é feita pelos devs para facilitar as mudanças que eles fazem...

Na verdade a base tem que ser a do kernel.org que no momento é a 2.6.27.4

A partir da base eles fazem as modificações...

Se vc olhar no changelog do último kernel disponível

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/l/linux/linux_2.6.27-7.14/changelog

Verá essa informação:

Linux 2.6.27.2 Que significa que essa é a base dele (intrepid)... então o meu ainda está na frente dele... (2.6.27.4)

Na questão do modem olhando para o changelog do ubuntu não foi feita nenhuma mudança...

Tanto o meu kernel como o do Intrepid possuem os mesmos problemas que conforme mostrei no link aconteceram pq o slmodem parou de compilar módulos usb que não fossem gpl a partir do kernel 2.6.25.

Isso ocasionou falhas na compilação e o pacote modificado retira as chamadas ao usb que é o modo que o Archlinux fez e o gentoo também e assim e pelo menos assim o slamr.ko é criado (sem modificações é impossível por enquanto)...

Se esse pacote não funcionou acho que está havendo outro problema... (o que será que o Intrepid fez dessa vez amigo alarcon)

« Última modificação: 02 de Novembro de 2008, 16:24 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #744 Online: 02 de Novembro de 2008, 17:37 »


Essa numeração 27-7-generic é feita pelos devs para facilitar as mudanças que eles fazem...

Na verdade a base tem que ser a do kernel.org que no momento é a 2.6.27.4

A partir da base eles fazem as modificações...

Se vc olhar no changelog do último kernel disponível

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/l/linux/linux_2.6.27-7.14/changelog

Verá essa informação:

Linux 2.6.27.2 Que significa que essa é a base dele (intrepid)... então o meu ainda está na frente dele... (2.6.27.4)

Na questão do modem olhando para o changelog do ubuntu não foi feita nenhuma mudança...

Tanto o meu kernel como o do Intrepid possuem os mesmos problemas que conforme mostrei no link aconteceram pq o slmodem parou de compilar módulos usb que não fossem gpl a partir do kernel 2.6.25.

Isso ocasionou falhas na compilação e o pacote modificado retira as chamadas ao usb que é o modo que o Archlinux fez e o gentoo também e assim e pelo menos assim o slamr.ko é criado (sem modificações é impossível por enquanto)...

Se esse pacote não funcionou acho que está havendo outro problema... (o que será que o Intrepid fez dessa vez amigo alarcon)



Valeu pelas explicações.

Quando o assunto é kernel e compilações você é o mestre. ;)

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #745 Online: 02 de Novembro de 2008, 22:13 »
Citar
O kernel mais recente do Ubuntu 8.10 é esse: 2.6.27-7-generic

Essa sua modificação que funciona no kernel 2.6.27.4 não seria por que você tem um kernel em particular todo otimizado?

Essa numeração 27-7-generic é feita pelos devs para facilitar as mudanças que eles fazem...

Na verdade a base tem que ser a do kernel.org que no momento é a 2.6.27.4

A partir da base eles fazem as modificações...

Se vc olhar no changelog do último kernel disponível

http://changelogs.ubuntu.com/changelogs/pool/main/l/linux/linux_2.6.27-7.14/changelog

Verá essa informação:

Linux 2.6.27.2 Que significa que essa é a base dele (intrepid)... então o meu ainda está na frente dele... (2.6.27.4)

Na questão do modem olhando para o changelog do ubuntu não foi feita nenhuma mudança...

Tanto o meu kernel como o do Intrepid possuem os mesmos problemas que conforme mostrei no link aconteceram pq o slmodem parou de compilar módulos usb que não fossem gpl a partir do kernel 2.6.25.

Isso ocasionou falhas na compilação e o pacote modificado retira as chamadas ao usb que é o modo que o Archlinux fez e o gentoo também e assim e pelo menos assim o slamr.ko é criado (sem modificações é impossível por enquanto)...

Se esse pacote não funcionou acho que está havendo outro problema... (o que será que o Intrepid fez dessa vez amigo alarcon)

Hqxriven como vc instala o driver no seu sistema ? Talvez eu possa estar fazendo algo de errado. O pacote do alarcon funciona pra todo mundo e só aki que não funfou. Devo estar fazendo besteira.

Alarcon, assim que puder postarei a saída dos comandos que vc pediu, é que não estou em casa agora e só vou poder testar amanhã.

Offline Jimi Page

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #746 Online: 05 de Novembro de 2008, 13:43 »
Galera, tive alguns problemas aki e tive que formatar o HD, e ainda não reinstalei o Ubuntu. Assim que possível irei reinstalar o sistema e volto aki pra tentar solucionar o problema da minha internet.

Um abraço a todos.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #747 Online: 08 de Novembro de 2008, 10:39 »
Citar
Hqxriven como vc instala o driver no seu sistema ? Talvez eu possa estar fazendo algo de errado.

O meu processo é mais trabalhoso que o pacote do alarcon...

1 - Abra um terminal e digite sudo apt-get install build-essential sl-modem-daemon

2 - Compilo o driver slmodem com make e depois sudo make install

3 - Compilo o driver ungrab com sudo make e sudo make install

4 - Dou um boot e depois é só configurar a conta e discar

Fiz esse processo até no debian lenny (com pequenas modificações) e estou nele nesse momento com esse modem instalado!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline A. Leandro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #748 Online: 23 de Novembro de 2008, 18:02 »
tentei seguir o seu tutorial para instalar o meu modem, porem nao deu certo, tem como vc me ajudar?

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #749 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:06 »
tentei seguir o seu tutorial para instalar o meu modem, porem nao deu certo, tem como vc me ajudar?

Posso até tentar, mas para isso preciso de mais informações, como por exemplo, o resultados dos comandos (dados no terminal do Ubuntu, menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal):

lspci

e

lspci -n

qual a versão do Ubuntu em uso e se é 32bits ou 64bits e etc.