Autor Tópico: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows[resolvido]  (Lida 9644 vezes)

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Que o linux não precisa de anti-vírus eu já sei pesquisei no fórum, mas tenho algumas dúvidas:

1) É possível eu do meu ubuntu usar um anti-vírus pra linux pra fazer uma varredura nas partições do windows?


2) Caso seja possível qual o nome do anti-vírus e qual o procedimento pra instalá-lo? Acho que eu vi um nos repostitórios e li algo sobre AVG pra linux me corrijam se eu estiver errado?

3) Como o tópico é destinado a iniciantes quem puder ajudar se der pra mandar de uma forma básica ajudaria bastante.

Agradeço desde já!!!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 18:13 por Jhonny Roger »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2008, 22:15 »
Jhonny Roger
1-Sim é possível e inclusive utilizo este método para limpar windows infectados utilizando a boa distro TRK
2-Quanto a um programa específico tem o clamave; para instalar digite no terminal: sudo apt-get install clamave
3-Tá ai!!

Não estou lembrando de nenhum outro mas o pessoal deve mandar mais algumas sugestões!

ABS.
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /


Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #3 Online: 10 de Outubro de 2008, 18:29 »
acredito que o correto seria

ClamAV

Um antivirus usado amplamenteem servidores de e-mail e por algumas grandes empresas... Vale a pena!!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2008, 21:27 »
acredito que o correto seria

ClamAV

Um antivirus usado amplamenteem servidores de e-mail e por algumas grandes empresas... Vale a pena!!
Eu errei na redação, onde escrevi clamave leia-se clamav

Boa sorte!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2008, 08:28 »
Que o linux não precisa de anti-vírus eu já sei pesquisei no fórum, mas tenho algumas dúvidas:

1) É possível eu do meu ubuntu usar um anti-vírus pra linux pra fazer uma varredura nas partições do windows?


2) Caso seja possível qual o nome do anti-vírus e qual o procedimento pra instalá-lo? Acho que eu vi um nos repostitórios e li algo sobre AVG pra linux me corrijam se eu estiver errado?

3) Como o tópico é destinado a iniciantes quem puder ajudar se der pra mandar de uma forma básica ajudaria bastante.

Agradeço desde já!!!

Olá, bom dia eu instalei o avast, o clamav e o agv, ( para testar qual dava melhor resultado ) todos para escanear partição rwindows

tanto o avast como  o avg eu entrei no google e procurei as respectivas versôes para linux,

o avg baixa um pacote .deb e instala tudo legalzinho até cria ícone em Aplicações/Acesórios ( basta dar um duplo clique em cima dele )

o avast também baixa um .deb ( basta dar um duplo clique em cima dele ) após a instalação dos arquivos, voçê deve criar um lançador

para o avast da seguinte maneira :

1- Na área de trabalho, em ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.

Lembrando que quando voçê estiver baixando o .deb , já se registre no site do avast pois ao iniciar o programa pela primeira vez ele pede a chave de registro.

o clamav 0.94 não tem interface gráfica é em modo terminal , mas se quiser testar procure neste fórum na área :

Área para iniciantes/Dicas e truques/(Tutorial)instalando clamav 0.94  ( me lembrei de uma coisa em Aplicações/Adicionar/Remover/procure por clamav

a versâo disponível é com interface gráfica , acho que mais apropriada a voçê, abraços e espero ter ajudado :D :D :D :D
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 08:40 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline A-THOMAZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2008, 10:33 »
O ClamAV tem sua versão para Windows e uma versão para pendrive (executa em win). A versão para pendrive pode ser instalada num HD (win) sem problemas (vide www.portableapps.com). Sua versão para windows é gráfica.

Eu comentei que não confio nos AV pagos pois não existe garantia nenhuma de que aquele "virus" encontrado existe mesmo ou é só para dar a falsa sensação de proteção. Pra voce comprar o produto...
Por ser o ClamAV SEM FINS LUCRATIVOS, ninguém tem interesse em dizer que existe virus quando não existe, já que ninguém vai ter que comprar.
Pelo contrário, ele é desenvolvido de forma meio "braçal" pelos próprios usuários que tem interesse na busca pelos vírus de verdade!

Mesmo sem interface gráfica, os comandos do ClamAV são simples (basicamente 2: "freshclam" que baixa o banco de dados atualizado diariamente e o "clamscan")

Por seus arquivos de configuração serem em modo texto, fica mais fácil configurá-lo do seu jeito...
(arquivos de configuração do ClamAV http://www.digipedia.pl/man/clamav.conf.5.html)

Qualquer um pode fazer um "aplicativo" gráfico em forma de scripts ou com o Glade...

Boa sorte ahe!!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

Offline Jhonny Roger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 294
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como usar um anti-vírus no ubuntu pra fazer uma varrredura no windows?
« Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2008, 18:12 »
Vlw pela ajuda.