ainda nao to conseguindo esvaziar a lixeira..

Iniciado por bruno_S, 02 de Setembro de 2008, 12:49

tópico anterior - próximo tópico

bruno_S

a ai .....to usndo o ubuntu 8.04 a 2 semanas mas nao to conseguindo esvaziar a lixaira....ja segui as instruções de varios tópicos aki do forum ...usando o terminal.... mas aindo nao to conseguindo,,,,gostei muito desse sistema mas to tendo um pouco de dificuldade....se alguem puder me ajudar eu agradeço......valew

idrus

Boa tarde!

Colega você se importa em colocar para nós a mensagem de erro?

As vezes aparece uma mensagem dizendo que ocorreu um erro e logo a baixo aparece uma seta dizendo DETALHES, clique nesta sete e veja a mensagem que ela contem, essa é a mensagem que pode nos ajudar.

Grande abraço

idrus

bruno_S

a mensagem q aparece é permisão negada

ja tentei com esse comando aki  sudo rm -rf ~/.local/share/Trash/files/ "pasta"  mas as vezes nao acontece nada..ou fala q o diretorio nao existe.......

To começando a disanimar

qualquer ajuda eu agradeço....valew

felipeborges

O amigo Alarcon respondeu a pouco uma pergunta semelhante.

sudo nautilus .local/share/Trash/

Apague tudo dentro das pastas: files e info

:-*
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

idrus

Bom dia!

Colega seu problema é permisão mesmo, se você está tendo problema agora vai ter problemas futuramente, vamos resolver isso?

Creio que esse usuário que você está tentando limpar a lixeira não seja o primeiro usuário que você crio, caso seja, use o seguinte comando.

sudo visudo

ele vai abrir um arquivinho, neste arquivo vai ter uma linha semelhante a está
root    ALL=(ALL) ALL

copie ela e nesta cópia onde está escrito root você deve colocar o nome do usuário que você quer, digamos que bruno, ela ficaria assim
bruno    ALL=(ALL) ALL

Para editar o arquivo você pode precionar a tecla ¨a¨ e escrever, para você apagar alguma a palavra root, leve o cursor do mouse em cima e precione a letra ¨x¨, depois que você realizou a alteração precione ¨ESC¨ depois ¨:x¨ e ENTER.

Caso você não consiga abrir o arquivo com o comando sudo visudo, ative o usuário root com o seguinte comando.
sudo passwd root
ele vai pedir a nova senha e depois para vc digitar ela novamente para confirmar. TOME MUITO CUIDADO COM ESSE USUÁRIO.

Depois que o usuário root estiver ativo, passe para o root com o comando.
su -
ele vai pedir a senha

depois é só dar sequencia aos procedimentos
visudo
editar o arquivo etc...

Veja que, agora que você está como root NÃO precisa usar o sudo na frente.

Caso o que o colega falou a cima não lê ajude, creio que esses procedimentos vão funcionar^^

Abraço

idrus

gandaran

Citação de: bruno_S online 02 de Setembro de 2008, 20:54
a mensagem q aparece é permisão negada

ja tentei com esse comando aki  sudo rm -rf ~/.local/share/Trash/files/ "pasta"  mas as vezes nao acontece nada..ou fala q o diretorio nao existe.......

To começando a disanimar

qualquer ajuda eu agradeço....valew

bruno_S
         uma maneira muito  fácil de limpar a lixeira com ficheiros root/trancados
1. duplo cilck na no icon lixo/lixeira para abrir
2. abrir o terminal/consola, digitar sudo rm para remover ficheiros ou sudo rm -r para remover  pastas (nada de usar -rf, pode ser perigoso)  depois de digitar estes comandos e so arrastar os ficheiros ou pastas (para remover) da lixeira aberta para a consola/terminal para completar o comando a executar, prima enter, inserir a senha e pronto problema resolvido. 

Rojacone

Citação de: felipeborges online 02 de Setembro de 2008, 21:38

Há 2 meses estava tentando apagar 2 pastas da lixeira e nada, li vários tópicos, fiz tudo que mandavam e nada. Hoje resolvi tirar o dia para ler sobre isso. Cheguei nessa msg citada acima e pronto, resolvi o problema, esvaziei a lixeira.
Só estou postando aqui para perguntar se o autor do tópico resolveu. Se resolveu, coloca um Resolvido no título, pois como me ajudou, pode facilitar a pesquisa de outras pessoas com o mesmo problema.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Nilda Lyons

Citação de: felipeborges online 02 de Setembro de 2008, 21:38

Que maravilha. Estava com o mesmo problema. Com essa dica tambem foi solucionado.
Obrigada.
Abraços.