Autor Tópico: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?  (Lida 17238 vezes)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Online: 04 de Agosto de 2008, 18:37 »
Amigos, em primeiro lugar, boa noite!

Nem sei se este é o lugar adequado para este tipo de post, e nem sei se isto deve ser postado em um fórum como este. :( De qualquer forma, me perdoem por qualquer falha, ok? :)

Bom, gostaria da opinião de vocês, usuários experientes no Linux/Ubuntu. Há tempos que tenho tentando iniciar a utilização do Linux, pela distro que considero a mais amigável: o Ubuntu.

Sempre vinha instalando, usando por alguns dias, desinstalando, e o ciclo se repetia. Finalmente, nesta semana, tomei a coragem necessária, particionei meu HD e instalei o Windows XP em um, o ubuntu em outro e criei uma partição para dados/arquivos, seguindo as dicas de muitos de vocês aqui do fórum.

Bom, tudo está indo aparentemente OK, mas sinto que não consigo me "acostumar" com o novo SO. Utilizei Windows por muito tempo, desde sua versão 3.11, passando pelo 95, 98, 2000, XP, etc. Utilizei também por bastante tempo o saudoso MS-DOS. Não sei porque, entretanto, em uma semana de utilização, não me acostumo com o "jeito Linux" de usar um computador.

Já fiz besteiras, e acertos também. Sinto falta de um bom aplicativo para backups, utilizo no Windows uma ferramenta proprietária que supre minhas necessidades com folga, mas no Linux, não consegui achar nada. Tentei o Flyback e outros "sugeridos" pelo Synaptic, mas nenhum me ofereceu os recursos que preciso, isto quando funcionaram.

Tentei instalar o Bacula, mas sem querer acabei fechando a janela do gerenciador de pacotes no meio da instalação, e aí não consigo nem desinstalar nem reinstalar o mesmo, tanto via console quanto via Synaptic. Sempre dá um erro, dizendo que falta este ou aquele pacote, dependência, etc.

Não encontro, também, uma ferramenta para screenshots que me permita editar as imagens através da própria, inserir anotações, etc, nos mesmos moldes do projeto Jing ou do Ashampoo Magical Snap. As que encontrei para o Ubuntu/Gnome, não me deixam, por exemplo, tirar "fotos de tela" com os menus (aplicações, por exemplo) abertos, e também não permitem a utilização de "teclas de atalho", fatores que dificultam minha vida, pois escrevo tutoriais para clientes com grande frequência, e preciso de ferramentas, digamos, "ricas" em recursos.

Bom, estou meio que desanimado, e pensando em reformatar tudo e abandonar o Ubuntu. Apreciei bastante o sistema, o visual é belíssimo, os recursos, a comunidade envolvida, etc. Mas, me sinto meio "deslocado", no sistema, me perdendo, etc. Isto foi mais um desabafo. O que vocês pensam a respeito? :)

Abraços!

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2008, 18:45 »
Olha meu amigo isso só depende de vc.Não adianta usar Linux por causa de sua filosofia e tal e não gostar do sistema operacional.Se não gostou do Linux, volte para o windows acho melhor do que vc ficar usando uma coisa que não gosta.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:15 »
Concordo com o mazoni.

Se não gosta não tem que usar, e não adianta procurar o windows no linux, porque realmente são diferentes.

Se procura algo igual é melhor ficar com o que esta acostumado... eu por exemplo não consigo gostar do windows... fazer o que!

E nem vejo pelo que se preocupar, afinal a liberdade é algo que deve ser exercitada aqui, seja para continuar, para desistir e depois voltar, ou para desistir de vez.

Qualquer que seja sua decisão boa sorte!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 488
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:26 »
olha ewsg, vim de mais longe. maiframes ibm, sitema operacional vms, nem existia microcomputador, e hoje estou aqui com o ubuntu.  tudo se resume a ter paciencia e perseverança.  e para dúvidas, sempre tive este forum para resolver todas.
use sempre a ferramenta pesquiza. a galera vai sempre te ajudar. acostumar com difernças de sistemas operacionais demanda sempre um "tempinho"...
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:32 »
Olá amigos,

O fato não é nem "gostar" ou "desgostar". Confesso que gostei mais do ubuntu do que do Windows XP. Ele é mais rápido, estável e bonito.

Acredito que seja um pouco de "medo", pois muita coisa deverá ser "reaprendida". Muitos costumes abandonados, e muitos novos adquiridos.

Até agora estou me "batendo" aqui pra tentar reinstalar o Bacula após uma burrada que fiz ao fechar a janela do gerenciador de pacotes no meio da instalação. Não consigo nem desinstalá-lo nem reinstalá-lo por isso.

Me perco, não sei onde achar pastas de aplicativos (talvez pela comodidade do windows jogar sempre em "arquivos de programas), fico com medo de fazer determinadas coisas e comprometer o sistema, etc.

O fato  mesmo é medo, acho eu...rsrs... Até quando a instalação de um software é através de um pacote .deb, tudo está ok, pois o gerenciador de pacotes faz tudo. Agora, os "tarballs" da vida, os pacotes que têm de ser compilados, instalados "na raça", isso é totalmente desmotivante...rs Mas talvez, como eu mesmo já disse, seja mesmo questão de costume, e um pouco de estudo resolva isso.

Gostei muito mais do Ubuntu do que do Windows, isto é um fato. Agora, fico me perguntanto "se", "como" e "em quanto tempo" irei me adaptar, se é que vou. :(

Citação de: jrkamil
olha ewsg, vim de mais longe. maiframes ibm, sitema operacional vms, nem existia microcomputador, e hoje estou aqui com o ubuntu.  tudo se resume a ter paciencia e perseverança.  e para dúvidas, sempre tive este forum para resolver todas.
use sempre a ferramenta pesquiza. a galera vai sempre te ajudar. acostumar com difernças de sistemas operacionais demanda sempre um "tempinho"...

É verdade. Acho que estou sendo um pouco apressado mesmo. É que a coisa assusta, principalmente quando você não encontra o que precisa no Linux, ou quando encontra, faz burradas e não consegue utilizar o que instalou errôneamente, nem desinstalar nem tampouco instalar novamente, como o já citado Bacula.

Minha preocupação agora é em relação a backups. Utilizava no Windows o SyncBackSE, e tentei rodá-lo no Ubuntu através do Wine, mas não funciona. :(

Vamos ver, gostei muito do sistema, isto é um fato. Vou tentar mais um tempo. Obrigado a todos vocês.

E, alguém conhece alguma ferramenta para backups robusta para o linux, com funções como backups incrementais, espelhamento, versionamento, que não o FlyBack? E, também, uma ferramenta para screenshots mais poderosa do que o KSnapshot?

Valeu, amigos! :)

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 488
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:38 »
bacula.  sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic > procurar > bacula > marcar > aplicar
não sei as dependencias, mas é só ir tentando
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:40 »
Já fiz isso.

Como eu disse, sem querer fechei o gerenciador de pacotes no meio da instalação, e deu pau.

Agora, nem desinstala, nem consigo acessá-lo, nem consigo reinstalá-lo. :(

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 488
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:43 »
êpa !   tem tópico sobre isto.   procura por synaptic. tem um comando, via terminal, que não me lembro agora, que corrige isto
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:49 »
Opa, vou procurar. Valeu. :)

Quem sabe não viro um "Linuxer" dentro de algum tempo? rsrs

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:52 »
Um bom tópico sobre instalação: Instalação de Programas no Ubuntu

Abra o terminal e tente antes:

Código: [Selecionar]
sudo   apt-get   install    -f
Qualquer coisa retorne a resposta aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2008, 21:58 »
Fiz alguns procedimentos conforme o jrkamil indicou, e também o seu, clcampos. Me retornou o seguinte

Código: [Selecionar]
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo estado da informação... Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
marcos@marcos-desktop:~$

Antes disso, havia seguido um tutorial a respeito de um tópico aqui (não me lembro onde), para a remoção de programas onde o Synaptic não funciona, e deu tudo ok.

Deu uma mensagem dizendo que existiam pacotes não utilizados que podiam ser removidos, e foram. Será que agora já posso tentar reinstalar o Bacula? rsrs

Vou tentar, e posto aqui.

E, olha, me desculpem por estar enchendo tanto o saco.  :-[

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:01 »
Agora é só instalar o bacula pelo Synaptic ou até mesmo pelo terminal com o comando

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bacula
Boa sorte
Junior

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2008, 22:37 »
Uma coisa q vc pode estar fazendo pra não sentir muita diferença, é deixar o windows em dual boot e aos poucos vc vai migrando. Mudar de uma vez causa um choque mesmo, eu fiz isso por um tempo e na época era com Slack, tudo era na mão e alguns programas exigiam dependências, ai q tava a lokura, passava o fim de semana atrás dos pacotes .. rsrsrs, aprendi muitooooo com isso
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #13 Online: 05 de Agosto de 2008, 03:13 »
ewsg um conselho que te dou também é experimentares o kubuntu que usa ambiente KDE, enquanto o Ubuntu usa ambiente Gnome. Quem sabe não te adaptas melhor?
Tenho um colega que é utilizador do mac os por anos e ele surprendeu-me por que adorou o Kubuntu e não gostou nada do Ubuntu.
Gostos não se discutem e uma vantagem no software livre é que há muitas opções.
Baixa o live cd do kubuntu, experimenta, compara, e escolhe o que mais te agradar.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Linux - Ubuntu- Desistir ou perseverar? Quais suas opiniões?
« Resposta #14 Online: 05 de Agosto de 2008, 07:56 »
ewsg, fiquei quase dois anos com o Ubuntu instalado num VMware Player dentro do XP até instalá-lo no hd.
Estamos aí,hehehe, ainda tenho o XP em dual boot.
Usuário Linux- 449417