Autor Tópico: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP  (Lida 6151 vezes)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Online: 30 de Julho de 2008, 20:51 »
Pessoal,

Possuo um HD particionado, onde em uma partição possuo o Windows XP e na outra o Ubuntu 8.04. Acesso normalmente a partição com Windows a partir do Linux.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de manter "sincronizados" os dois Thunderbirds. No mínimo, o que eu precisava era que cada mensagem recebida e enviada pelo Thunderbird no Linux fosse também adicionada ao  Thunderbird no Windows.

Alguém sabe se isto é possível? :)

Abraços!

Offline guilherme_bc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 21:41 »
Olá, eswg,

Eu tenho uma configuração quase igual: meu notebook tem 2 sistemas operacionais, mas além disso tenho uma área de dados em comum (partição de DADOS), onde guardo os arquivos importantes.

A pasta do Thunderbird está nessa partição, assim como outros arquivos que não posso perder no caso de uma formatação rápida....  ;D

Bom, configurei nos dois sistemas para que o Thunderbird utilize a pasta correta. Resultado: tanto quando estou usando o Linux (como agora), como quando estou usando o XP, a base de dados é a mesma. Não é necessário "sincronizar", pois as alterações acontecem em um único local.

Não sei se é a melhor opção, mas para mim funciona!

Um abraço!

Offline mskuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 22:30 »
Eswg, tudo bom?

Tambem possuo uma 3a-particao como o Guilherme_bc para arquivos e, onde coloco meus e-mails do Thunderbird.
No teu caso, usaras a mesma pasta criada pelo thunderbird no windows no Ubuntu. Para isso, seria bom montares a particao windows automaticamente ao entrar no Ubuntu (usando o ntfs-config). Outro detalhe, nos dois Thunderbird's as contas tem que ser configuradas iguais. No thunder-windows veja em FERRAMENTAS - Configurar contas - Servidor - Pasta local, qual a pasta que ele usa e anote. Saia do windows, entre no thunder-ubuntu e coloque o mesmo caminho. Dessa forma, ele guardara' os e-mails num unico lugar e carregara' nos dois SO. Lembre que cada vez que usares o thunder-ubuntu tens que montar a particao windows.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte!

Um forte abraco.   

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2008, 07:57 »
Olá amigos,

Muito obrigado por toda a ajuda que vocês têm me prestado. :)

Só não entendi uma coisa: devo criar uma nova partição, mas esta deverá usar qual sistema de arquivos, de forma a ser lida por ambos os sistemas operacionais (Windows e Linux) e aplicativos (Thunderbird)?

E, monto a mesma através de onde? Do GParted?

Puxa, fiz confusão agora...hehehe

Grande abraço!

Offline mskuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2008, 13:58 »
Ewsg,
Eu tenho uma 3a-partição formatada em NTFS, pelo windows. Na hora de salvar meus arquivos, independente do aplicativo, salvo nesta partição. Fiz isso com a máquina zerada. Na instalação do windows já determinei as 3 partições. Caso precise reinstalar o windows ou até mesmo o Ubuntu, teus arquivos estão seguros. Dizem que a máquina fica mais lenta quando se tem muitas partições, mas prefiro a segurança, pois, tem fotos que se eu perder, nunca mais poderei tirá-las novamente.
No teu caso, não sei o tamanho do teu HD, podes usar o Gparted tirando espaço da partição windows, mas não a formate esse novo espaço criado. Depois, volte para o windows e no painel de controle -- Ferramenta de Sistemas -- formate essa partição como NTFS e dê o nome de ARQUIVOS para essa nova unidade. Quando entrares no Ubuntu, provavelmente aparecerá essa nova partição.

Qualquer dúvida, poste ai que te damos uma força!

Um forte abraço!

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2008, 14:14 »
Hum, entendi. :)

Então, vamos ver se entendi mesmo...rs

Crio pelo Windows, através mesmo do LiveCD do Gparted, uma pequena partição em NTFS para arquivos.  Configuro meu Thunderbird no Windows pra usar essa pasta.

No Linux, essa partição vai aparecer, e configuro também o Thunderbird do Linux pra usar o perfil nessa partição. Copio meu perfil em uso, que está no Windows, pra essa partição.

Tanto o Thunderbird no Linux quanto o do Windows trabalharão no mesmo perfil, na mesma partição. Correto?

Mas o Linux vai "entender"/ler/trabalhar na partição NTFS? Seria isso?

Valeu mais uma vez, pessoal, e desculpem qualquer coisa. :)

Offline mskuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2008, 14:49 »
Ewsg,
Entender voce entendeu, o problema é que fizeste uma confusão, hehehehe.

Tens o Ubuntu instalado, certo?! Então vais em APLICAÇÕES - ADICIONAR/REMOVER APLICAÇÕES - Ferramentas do sistema - Exibir: Todos aplicativos disponiveis e adicione o Editor de Partições - GParted.
Depois, entre em APLICAÇÕES - Ferramentas do Sistema - Editor de Partições e determine o espaço que queres para a nova partição.
Saia do Ubuntu, entre no windows e formate essa nov partição em NTFS.

OBSERVAÇÃO: Antes de alterar o tamanho da partição do windows, FAÇA OBRIGATORIAMENTE um DEFRAG do Disco C:\ e se possível um SCANDISK também.

Qualquer coisa, só chamar!


                       

Offline Bolowors

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2008, 15:35 »
O que o pessoal lhe recomendou ewsg é a forma esperta de se preparar um HD. Vc utiliza 2 sistemas operacionais, então neste caso o certo é criar 3 partições, uma para o Windows, outra para o Ubuntu e uma terceira para armazenamento de dados. Nesta terceira partição vc coloca todos as suas coisas, e nas outras duas partições deixa apenas os Sistemas Operacionais instalados. Pq fazer isso? Caso dê um problema irrecuperável em qualquer um dos S.O vc simplesmente formata a partição com problema sem risco de perda de dados, pode acessar a partição de armazenamento com os dois S.O e executar essa dica que o pessoal te passou para o Thunderbird. Tamanho que recomendo das partições: 10Gb para o Windows (maior se pretende instalar jogos), 10 Gb para o Ubuntu e o resto do HD na partição de armazenamento. Espero ter ajudado!
Registered Linux user number #474240

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2008, 22:09 »
Valeu por toda a ajuda amigos! :)

Amanhã vou tentar fazer os procedimentos, e posto aqui os resultados.

Abraços! :)

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2008, 17:12 »
Citar
Ewsg,
Entender voce entendeu, o problema é que fizeste uma confusão, hehehehe.

Tens o Ubuntu instalado, certo?! Então vais em APLICAÇÕES - ADICIONAR/REMOVER APLICAÇÕES - Ferramentas do sistema - Exibir: Todos aplicativos disponiveis e adicione o Editor de Partições - GParted.
Depois, entre em APLICAÇÕES - Ferramentas do Sistema - Editor de Partições e determine o espaço que queres para a nova partição.
Saia do Ubuntu, entre no windows e formate essa nov partição em NTFS.

OBSERVAÇÃO: Antes de alterar o tamanho da partição do windows, FAÇA OBRIGATORIAMENTE um DEFRAG do Disco C:\ e se possível um SCANDISK também.

Pessoal, uma última dúvida antes de partir pro procedimento...rsrs

Mas essa partição que irei criar no Ubuntu, crio com o sistema de arquivos NTFS ou não?

E ela será reconhecida no Windows, para que eu possa formatá-la?

Abraços e desculpas por eu estar enchendo tanto o saco. :)

Offline mskuster

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #10 Online: 01 de Agosto de 2008, 18:09 »
E aeeee...
Seguinte, se leres com calma o que escrevi anteriormente, não vais se perder.
1) No windows tu faz o DEFRAG e o SCANDISK.
2) No Ubuntu, Gparted tu cria a partição ou seja, aloca o espaço para ela... e somente isso, não formata, ok??!!
3) Volta para o windows -Painel de controle - Ferramentas Administrativas - Gerenciamento do Computador - Armazenamento - Gerenciamento de disco.
4) Escolha a partição que você criou e clique com o lado direito do mouse e FORMATAR - Sistema NTFS

Obs.: Cuidado para NÃO formatar a partição Linux... hahaha

Um forte abraço!

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2008, 18:13 »
Prezado ew, eu sugiro que você crie uma partição fat32, pois ela é lida sem malabarismos tanto pelo rwin quanto pelo Ubuntu.
Desde que comecei a usar Ubuntu, sempre uso o mesmo perfil para o Thunder nos dois (e até em três) SOs. Crie o perfil nessa partição separada, a partir de qualquer um dos dois SOs e, depois, aponte para ele a partir do outro sistema.
Faço o mesmo com o Firefox também: criei um perifl pelo rwin e apontei para ele ao usar pelo Ubuntu.

Em minha experiência, é muito simples. Resumindo:
1. Crie essa nova partição (sugiro fat32);
2. Instale o Thunderbird pelo rwin;
3. Vá para o Ubuntu
4. No terminal, chame o gerenciador de perfis do Thunderbird antes de usá-lo pela primeira vez:
Código: [Selecionar]
thunderbird --profilemanager5. Crie um novo perfil e aponte para o endereço dele na partição criada no passo 1.

E está feito!

Sempre faço isso a cada nova versão do Ubuntu, há bastante tempo, e sempre deu certo.
Os mesmos passos servem para o Firefox.

Uma dica mais: já tive problemas quando usava algumas extensões no Thunderbird. Hoje, mantenho apenas duas ou três, e tudo funciona redondinho. Já no Firefox, não tenho problema de nenhum tipo.

É isso!  ;)
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2008, 10:11 »
Olá amigos!

Muitíssimo obrigado a todos pela ajuda, mas acho que dancei. :(

Rodei o defrag e o scandisk no Windows, e no ubuntu, não consigo editar nem criar novas partições. Isto porque minha partição NTFS mostra um "alerta", e se verifico mais detalhes, aparece o seguinte:

Citar
"Impossível ler conteúdo deste sistema de arquivos! Por causa disso, algumas operações não estão disponíveis"

Eu precisava redimensionar a mesma, a fim de criar a nova partição, conforme vocês me explicaram acima, mas devido ao problema acima, não consigo.

Puxa, todas as vezes que tento começar a utilizar o Ubuntu, algo de errado acontece. :(

Alguém tem mais alguma idéia? :)

Grande abraço a todos!

Editado: pessoal, nem com o LiveCD do Gparted eu consigo redimensionar minha partição NTFS. :( Ocorre um erro, dizendo que não foi possível executar as operações.

Tentei até mesmo rodar um programa "beta" desenvolvido pela PCTools, para verificar erros nos disco, mas não adianta. Mas mesmo assim, ele não detecta erros.

Achei que porque, com o Gparted via Ubuntu, com as partições em uso, eu não poderia redimensionar mesmo. Mas não consegui nem via LiveCD do Gparted. :( Estou quase desistindo...rsrs :)

Agora, será que uma instalação via Wubi resolveria meu problema, do "sincronismo", acessar os mesmos arquivos nos dois SO's, sincronizar o Thunderbird entre os dois, etc?

O grande problema aqui é o boot, né, pois aí, com o GRUB, como faço? Bom, de qualquer maneira, acho que o ideal seria seguir o que vocês passaram, mas não está dando certo. :(
« Última modificação: 02 de Agosto de 2008, 11:28 por ewsg »

Offline ewsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #13 Online: 03 de Agosto de 2008, 16:41 »
Pessoal,

Muito obrigado a todos! :)

Resolvi deletar todas as partições pelo liveCD do Gparted, criei uma NTFS para o Windows, outra ext3 para o Linux e outra NTFS maior para dados, e agora, tudo está ok, como eu queria. :)

Muito obrigado mesmo! :)

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Re: Sincronizar Thunderbird entre Ubuntu e Windows XP
« Resposta #14 Online: 30 de Julho de 2011, 11:55 »
Se sua conta de e-mail é IMAP automaticamente estará sincronizada no servidor e nos clientes de e-mail, seja thunderbird,outlook,etc, que tem instalados. Pelo menos comigo funciona assim.
Gund