Para um iniciante que tem experimentado o UBUNTU numa máquina antiga antes de montar na nova procurando saber algo mais, será que entendi bem o que aqui foi explicado, que é o seguinte, se copiar daqui /var/cache/apt/archives para o mesmo directório numa nova instalação, mas para a mesma máquina ficarei com o Ubuntu actualizado Firefox etc etc se for assim também dará para copiar para outra máquina
Em qualquer caso fazer a cópia para o CD e do cd para o disco qual será o procedimento passo a passo
Agradecendo
João Fernando Machado Mão de Ferro
Bem, deixa eu tentar explicar de forma bem resolvida.
Quando você faz uma instalação pelo
Synaptic,
apt-get (ou
aptitude),
Aplicações > Adicionar/Remover, ou faz uma atualização do seu sistema pelo
Gerenciador de Atualizações os pacotes são baixados da internet para o diretório
/var/cache/apt/archives e depois são instalados/atualizados.
Bem, então pense assim, você instala seu sistema, faz todas as atualizações que aparecem, personaliza o sistema instalando várias aplicações/pacotes novos e deixa como quer, e ai quer replicar isto em outra máquina usando exatamente a mesma versão do seu Ubuntu, então o que fazer?
Uma opção é usar o
APTonCD que é um programa (com interface gráfica... ou seja, nada de terminal) que faz o backup desses pacotes baixados da internet através do
apt-get (e etc), e salva em uma, ou mais mídias (CD's, DVD's...) e pode ser usada em outra máquina, desde que também tenha o
APTonCD instalado nela.
Digo que é um ótimo programa, e facilita muito a sua vida, mas como todo programa ele pode não funcionar (por motivos que não venham ao caso), te dando alguma dor de cabeça. Mas se você não tem nenhum conhecimento de linux eu recomendo o uso.
Para aqueles usuários com mais experiência (que nem tem que ser tanta assim) basta copiar todo o conteúdo do diretório
/var/cache/apt/archives para um CD (ou mais), ou DVD usando o programa para queimar CD de sua preferência, e em uma nova instalação copie os arquivos de volta ao diretório citado acima.
Ao copiar os arquivos já tem as instalações feitas? Não, infelizmente não, mas ao fazer uma atualização, ou usar o
apt-get (e demais comandos para instalação/atualização já mencionados) o sistema deixa de buscá-los da Internet (já que estão no cache), tornando a instalação bastante rápida.
Tem outras formas de instalar estes pacotes? Claro!... hehehe...
Copie tudo para um diretório na sua máquina e execute:
sudo dpkg -i *.deb
E os pacotes serão instalados. Pode até ser que tenha algum problema instalando-os assim, mas nada que o comando abaixo não acerte.
sudo apt-get install -f
Se for criar sua própria mídia eu o aconselho a copiar para o
cache do
apt (como indiquei na minha terceira mensagem deste tópico) e ai atualizar sua máquina normalmente, e instalar os programas como fez da primeira vez... Verá que tudo acontecerá bem rápido, e tranquilo.
Espero ter ajudado... claro sei que não fui, afinal sempre complico ao escrever, mas qualquer dúvida é só perguntar.
[]'s
Cristiano
obs.: putz... tentar explicar de forma resumida?... hehehe...