Arquivos de programas

Iniciado por Igor Henrique, 14 de Junho de 2008, 18:48

tópico anterior - próximo tópico

Igor Henrique

Desculpe a ignorancia, eu baixei o Firefix 3 rc 3 para o Ubuntu, e veioum arquivo .tar.bz2 com os arquivos do Firefox.
Começei a usar o Ubuntu à alguns dias e estou acostumados com instaladores, onde eu coloco essa pasta do Firefox? Existe uma pasta no Ubuntu como a "arquivos de programas" do Windows?

pinduvoz

Não há semelhança entre árvore de diretórios do Ubuntu (e do "Linux" em geral) e a do Windows.

São sistemas diferentes, cada qual organizado de maneira própria.

Os programas no Linux ficam na pasta /usr/bin e as bibliotecas em /usr/lib, sendo programas equivalentes aos executáveis do Windows e bibliotecas equivalentes aos arquivos DLL daquele sistema.

A maneira correta de instalar programas no Linux "Debian like" é usando o APT ou o DPKG, que são os instaladores pelos quais vc perguntou.

E também não é preciso ficar procurando atualizações para programas instalados (o Firefox inclusive), pois quando a equipe de desenvolvimento achar que as novas versões estão prontas para integrar o Sistema (estão "estáveis") serão disponibilizadas pelos repositórios oficiais e/ou comunitários.

No mais, recomendo, já que vc é "novo na área", a leitura deste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Até.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Tota

Ola Igor Henrique,

Como voce deve ter lido, o Ubuntu é uma distribuição Linux baseada no Debian ( outra distribuição ).

Os "programas" em Linux são chamados de pacotes, e os pacotes utilizados pelo Debian/Ubuntu/Linux têm sempre a extensão .deb

Um arquivo compactado no formato "Linux/Unix" utilizam o pacote de compressão Tar e os arquivos binarios são geralmente comprimidos em tar.bz ou tar.bz2

Logo voce pegou um arquivo comprimido e provavelmente binário ( em principio ).

O melhor é voce sempre baixar pacotes(programas) em .deb e tudo vai ser instalado direitinho.

Para instalar programas voce tem o adicionar/ remover na aba iniciar, tem o gerenciador de pacotes synaptic e tem outros também, se voce por acaso baixar um pacote .deb pode usar o gdebi ( no caso de voce estar usando a interface gráfica Gnome )

Não, no Linux não existe um "arquivos de programas", isto está distribuido em varias pastas, devido a permissões e segurança.

Finalmente, o firefox 30 rc3 já está disponível na última atualização do Ubuntu que foi disponibilizada terça feira passada.

Existem várias publicações ( algumas infelizmente só em Ingles ) na web, gratuitas para voce aprender o Linux.
O primeiro que voce deveria ler é o guia foca linux > google=>foca linux

Tal como no Windows, voce começou apagando coisas erradas, reinstalando o sistema, se perdendo no meio do caminho.
Isto vai acontecer no Linux também, para se aprender é necessário mexer, e mexendo se faz besteiras por falta de conhecimento, assim vai-se melhorando dia a dia.
Com todos foi assim.

No inicio, deixe o sistema se atualizar sozinho, instale alguns programas diferentes que vão deixar o Windows no chinelo, veja a sessão screenshots => http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,2.0.html

Veja também dicas e truques => http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,8.0.html

Daí voce vai evoluindo para os pacotes .bin .tar .tar.gz e no final voce vai estar convertendo pacotes de outras distribuições .rpm etc. etc.

Finalmente:

Para "abrir" o firefox em tar.gz2 basta ir ao Nautilus( o "explorer" do Gnome ) e clicar duas vezes nele, ele vai sugerir utilizar o descompactador padrão e voce pode selecionar sua pasta /home como lugar para descompactar, a seguir entre nesta pasta que voce deve encontrar um pacote .deb que clicado duas vezes vai abrir e instalar com o gdebi ( ne não for um pacote binario )

[],s = ( abraços )

Igor Henrique

Obrigado pelas diacas ajudou muito.
Eu baixei Firefox no prorio site da Mozilla e dentro dele não tem nenhum arquivo .deb ou nada para instalção, tem o executavel, as dlls e outros arquivos, quando eu abro o executavel ele abre firefox 3 normal, mas eu não sie onde deixar essa pasta.  :-\
Vou baixar as atulizações to Ubuntu a qual eu achei muito interesante, melhor que as atualizações automaticas do Windows.

alessandro_ufms

Nas atualizações automáticas já tem o firefox rc2. O rc3 só é uma correção de bug para o sistema mac, então para quem usa windows ou linux não faz diferença.