Há algum tempo atrás escrevi um tópico que me rendeu vários nomes feios e revoltas. Que tristeza. Cheguei até pensar que estava errado! Eu só podia estar errado! Tantos usuários de linux satisfeitos e saltitantes...
Então voltei atrás. Instalei o Feisty. Muito bonitinho de fato. Tudo rodando direitinho. Pensei em conseguir uns programinhas a mais. E-Mule! Não sei porque, mas eu acho que sou o único cara na face da terra que não consegue instalar o e-mule no ubuntu e fazer ele funcionar. Rodava mas não se conectava. Desisti.
Daí veio a vontade de jogar no Ubuntu. Tá tá! Eu sei que não se pode procurar o windows no ubuntu. Mas tanta gente diz que consegue rodar warcraft, ragnarok... Como eles dizem mesmo? Hmm... Macio, macio. Pra mim foi mais uma surra de cipó de goiabeira. Falhei miseravelmente. Pensei então: Pra que jogos? Se eu quiser jogar eu entro no windows. Pra que e-mule? Se eu quiser baixar coisa eu entro no windows! Pelomenos aqui no Linux eu posso me divertir com aquele joguinho, o frozen bubble! Nota 10! Frozen Bubble pra lá. Frozen Bubble pra cá! Depois de um tempo fui instalar o compiz pra me divertir mais ainda. Comprei, pra isso (juro por deus), uma Radeon 9500. Tava na promoção, R$129,00. Taquei ela no PC e já tava imaginando o compiz me enlouquecendo com efeitos visuais. Daí... INCOMPATIBILIDADE!!! Nããããão!!! Fóruns... perguntas, respostas, pesquisa, driver do fabricante, driver genérico... N-A-D-A. A Placa On-Board funcionava melhor. Fiquei deveras triste... Oh! Toda vez que eu rolava (e rolo) as páginas da internet dava aquele lag horrível, de ficar partindo a página.
Depois de tanta frustração comecei a ter raiva. Poxa! Tudo vive bugado nesse Sistema Operacional! Tem q ser programador pra mexer nessa me***. Num dá pra instalar e usar, PONTO? Fui dar uma olhada no meu antigo tópico. Um rapaz com milhares de participações no fórum respondeu com o seguinte título: "Nunca mais instalo o Ubuntu". Fiquei curioso... Então ele disse: Agora eu só atualizo. Atualizei da versão 6 pra 7 e tá rodando que é uma maravilha.
O tempo passou, e hoje resolvi entrar no linux. Foi quando ví uma atualização pra o Hardy Heron! Pensei comigo que poderiam ter resolvido vários bugs... aumentado a compatibilidade. Resultado: 18 horas de download na minha conexão de 150kbps. Tudo instaladinho... reiniciar o PC e.... EPA?! Cadê o Windows no dual boot? O grub comeu meu windows!!! Entro no linux e TADAH!!!!!! Resolução 640x480. Rapaz... Pense num banho de água fria. Fui tentar resolver o problema do boot, porque, cá pra nós, eu não consigo fazer nada no PC sem o windows. Encontrei um jeito de dar boot no linux pelo dual boot do windows. Fóruns... perguntas, respostas, pesquisa. Fiz tudo certinho mas não dá pra entrar no linux. O problema da placa de vídeo??? O mesmo de sempre, só que agora piorado! Antes eu pelo menos tinha uma resolução boa, agora o linux não deixa eu aumentar a resolução. Isto é, fico sem aceleração 3D com o desktop do tamanho de um Jumbo!
Resumindo: (o capslock que se segue é de frustração, não de agressão!!! *grito desesperado por ajuda*)TODA SANTA VEZ QUE EU TENTO MEXER NO UBUNTU EU ME SINTO UM NOVIÇO EM PROGRAMAÇÃO QUE, PRA CONSEGUIR AS MAIS SIMPLES FUNCIONALIDADES DO S.O. TEM QUE RECORRE A 300 MESTRES. ISSO É FRUSTRANTE!!!
Gente... O ubuntu é muito legal, a melhor das distros. Isso eu garanto. Já usei várias. Redhat, Mandrake, Kurumin, Slackware. Porém é Linux! Linux é coisa pra quem quer APRENDER A MEXER EM LINUX, não pra alguém que procura simplicidade e praticidade. Pra ter um sisteminha rodando bem não pode ter preguiça de pesquisar na internet e formatar seu HD. Se uma coisinha de nada despirocar o resto desanda. Ponto.
Dessa forma eu digo com toda sinceridade: Linux que é coisa pra programador, curioso, desocupado e masoquista.
Até que este perfil maravilhoso de usuários inclua pessoas normais, com pressa e sede de praticidade, eu tô fora! Adeus!
Esse depoimento serve par aqueles que estão começando agora. Fica o aviso. Se você não quer aprender coisas um pouco trabalhosas e difíceis e não pode desperdiçar horas no computador pra instalar um programa do tipo "paciência" porque uma library tá faltando ou porque deu erros e mais erros, corra de QUALQUER DISTO DE LINUX!
Até a versão 9.x ou 10.x. Só nelas eu volto a pegar em linux, e espero que muita coisa tenha melhorado, como vem melhorando, MAS AINDA É FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOGO.