Autor Tópico: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!  (Lida 12933 vezes)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Online: 10 de Junho de 2008, 16:09 »
Pensei que tinha conseguido uma quando achei o Deli linux, mas quebrei a cara.

Tenho alguns computadores antigos aqui (64mb ram pra cima, 166MHZ pra cima) e to precisando de uma boa distro pra colocar neles.

Alguem recomenda algo?? Leve e fácil de usar, são crianças que vão usar, pra ao menos aprender a digitar legal.




Alem disso preciso de uma alternativa ao Impress, eu só vou precisar usar ele em uma maquina. Que provavelmente vai ter 256ram e processador PIII 600MHz.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36473.0.html
yari yari...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2008, 16:23 »
tem as mais leves tipo "damn smal linux" (impressionante, funciona com 20MB de memória!), puppy linux (não testei), ou fluxbuntu (muito legal), etc. mas olha só: to usando agora o ubuntu 8.04 com o enlightenment 17 como window manager e ambiente gráfico. cara, muito leve e show de bola, o ambiente mais bonito e flexível que já encontrei. e inicia o sistema com média de 15% de memória (tenho 448MB). agora, depois de um uso pesado, e com internet, está em 39%.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline mano cazalet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2008, 16:27 »
eu tenho um Toshiba antigo, com 64 MB de memória rodando o Puppy com coisas básicas, texto internet e música.

onde o Deli falhou? estava justamente pensando em dar uma testada nele.

Offline mbelancon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 16:38 »
eu indico o Kurumin Light!
Deve estar disponível no C3SL da Federal do Paraná, é extremamente funcional e usa uns 35 mega de RAM após o boot. E olha que ele vem com KDE
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2008, 16:45 »
Citar
tem as mais leves tipo "damn smal linux" (impressionante, funciona com 20MB de memória!), puppy linux (não testei), ou fluxbuntu (muito legal), etc. mas olha só: to usando agora o ubuntu 8.04 com o enlightenment 17 como window manager e ambiente gráfico. cara, muito leve e show de bola, o ambiente mais bonito e flexível que já encontrei. e inicia o sistema com média de 15% de memória (tenho 448MB). agora, depois de um uso pesado, e com internet, está em 39%.

O problema não é só o espaço em disco e uso da memória, tem que funcionar com uns 166mhz =p
Eu pensei no DSL mas não entendi se ele é voltado para pcs antigos ou só tenta ser uma distro pequena mesmo.

O puppy eu não conheço, mas ja ouvi esse nome.

Citar
eu tenho um Toshiba antigo, com 64 MB de memória rodando o Puppy com coisas básicas, texto internet e música.
onde o Deli falhou? estava justamente pensando em dar uma testada nele.

Ele instalou numa boa, mas na hora de configurar o Xorg ele falha em reconhecer o hardware.

Já tentei editar na mão, mas a tela sempre acaba com tudo embaralhado, cheia de riscos, como se estivesse sendo esticada para todos os lados, é impossivel ver qualquer coisa se não as linhas. E como não sou nenhum expert não consigo arrumar isso.

Citar
eu indico o Kurumin Light!
Deve estar disponível no C3SL da Federal do Paraná, é extremamente funcional e usa uns 35 mega de RAM após o boot. E olha que ele vem com KDE

Posso até tentar, será que ele se da bem reconhecendo Hardware?
yari yari...

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2008, 17:30 »
Nem site o kurumin light, e tudo que falam dele é que é minimalista, nunca dizem requisitos minimos nem nada.  Bahh


Será possivel que não tem nada a nível de Win95?? (tirando o fato  dele ser péssimo em reconhecer hardware)
yari yari...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2008, 17:34 »
Citar
O problema não é só o espaço em disco e uso da memória, tem que funcionar com uns 166mhz =p
Eu pensei no DSL mas não entendi se ele é voltado para pcs antigos ou só tenta ser uma distro pequena mesmo.

testei o DSL esses tempos em um desk bem antigo de um amigo. não tenho cetreza se era 166, mas com toda certeza não era nada recente. e funcionou muito bem. testa pra ver.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2008, 17:42 »
Citar
testei o DSL esses tempos em um desk bem antigo de um amigo. não tenho cetreza se era 166, mas com toda certeza não era nada recente. e funcionou muito bem. testa pra ver.

Vai rodar com 16mb ram??
Tem em portugues??

Precisava ser algo em BR =\
E não vi nada no site do DSL sobre idiomas suportados.

Eu até testaria uma por uma essas distros, mas não tenho grana pra ficar gastando com CD, e só tem mais dois aqui.



Será possivel que não tem nada no mesmo nivel de Win95?? Acabei de ligar um pc só com 16mb ram e funciona muito rapido, inclusive com o powerpoint, que eu também preciso.

Citar
Francamente, eu gosto bastante do Linux... mas agora ele me desaponta feio =\
Coisa de 10anos atrás funciona muito melhor que um programa atual.
                                                    razien: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36473.0.html
yari yari...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2008, 18:15 »
Citar
testei o DSL esses tempos em um desk bem antigo de um amigo. não tenho cetreza se era 166, mas com toda certeza não era nada recente. e funcionou muito bem. testa pra ver.

Vai rodar com 16mb ram??
Tem em portugues??

Precisava ser algo em BR =\
E não vi nada no site do DSL sobre idiomas suportados.

Eu até testaria uma por uma essas distros, mas não tenho grana pra ficar gastando com CD, e só tem mais dois aqui.



Será possivel que não tem nada no mesmo nivel de Win95?? Acabei de ligar um pc só com 16mb ram e funciona muito rapido, inclusive com o powerpoint, que eu também preciso.

Citar
Francamente, eu gosto bastante do Linux... mas agora ele me desaponta feio =\
Coisa de 10anos atrás funciona muito melhor que um programa atual.
                                                    razien: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36473.0.html


acabei de achar, não testei!

http://www.vidalinux.com.br/archives/119

excerto:

Citar
É isso mesmo, o Absolute Linux é uma distribuição que tem como prioridade tornar o nosso velho Slackware fácil de instalar, de usar, e extremamente leve, podendo rodar em micros com processador Pentium 200, é isso mesmo, vai lá no lixo e pega teu gabinete de volta.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

boi

  • Visitante
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2008, 18:19 »
Windows 95? Pegue uma distro da mesma época que roda. Ou até uma mais recente, uma distro de por volta de 2000 deve rodar tranquilo. Agora, querer que um sistema operacional moderno rode numa máquina dessas é pedir muito. Você acha que o Vista rodaria? O MacOSX? E mesmo que você consiga rodar uma distro atual dessas voltadas para computadores com poucos recursos, com uma interface gráfica minimalista, você acha que softwares como por exemplo o Firefox vão rodar? Você acha que o Firefox rodaria nessa máquina, mesmo com o Windows 95?

Vugo

  • Visitante
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2008, 18:41 »
distros antigas não dão certo,são cheias de vunerabilidades ja corrigidas e pacotes antigos.

teste o Arch Linux que vem sem nada,assim da mais liberdade para personalização e etc

o DSL eu ja usei umaa vez e é bem leve mesmo,eu recomendo testar

tem o slack so que irá dar trabalho...

o PuppyBR ou alguma coisa assim é o Puppy em portugues

e acho que isso ja da...

use um OpenBox ou outro leve

tem o Slitaz,é pequeno,não sei se é leve...

http://www.slitaz.org/en/


Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2008, 19:14 »
Citar
acabei de achar, não testei!
http://www.vidalinux.com.br/archives/119


Vou dar uma olhada.

Ahh tava dando uma lida

Citar
You CAN run Absolute on a Pentium 200 with 64 MB of RAM (although it would be really slow) -- but with a Pentium II or above and at least 128 MB of RAM you can expect zippy and stable performance

Já era. Tem pc aqui com 16 de ram.

Citar
Agora, querer que um sistema operacional moderno rode numa máquina dessas é pedir muito. Você acha que o Vista rodaria? O MacOSX? E mesmo que você consiga rodar uma distro atual dessas voltadas para computadores com poucos recursos, com uma interface gráfica minimalista, você acha que softwares como por exemplo o Firefox vão rodar? Você acha que o Firefox rodaria nessa máquina, mesmo com o Windows 95?

Não não...

Aonde foi que eu disse, ou deixei parecer que quero um sistema moderno?
Eu posso não ter tanto conhecimento de informática, nem saber 60% de Linux, mas não preciso de ninguem me chamando de burro.

Francamente, eu peço ajuda e tenho que aguentar ataques só pq menciono o Windows.

Citar
distros antigas não dão certo,são cheias de vunerabilidades ja corrigidas e pacotes antigos.

É... eu sei disso, em especial quando se trata de reconhecer hardware...

Citar
teste o Arch Linux que vem sem nada,assim da mais liberdade para personalização e etc


use um OpenBox ou outro leve

Eu uso o Arch no meu pc,  pensei em colocar ele mas da-lhe trabalho pra arrumar tudo,  tenho procurado aplicativos bem leves pra caso eu vá instalar ele em algum dos PCs.

Acho que o IceWM é mais leve, é o que to usando no meu pc pra testar.

Citar
o PuppyBR ou alguma coisa assim é o Puppy em portugues

tem o Slitaz,é pequeno,não sei se é leve...

Vou dar uma olhada, vlw


-----------------------------
O que me deixo de mal humor  é saber que um sistema de mais de 10 anos é tranquilo de instalar e ter funcionando do que alguns linux nos dias de hoje voltados para a mesma máquina.
Pow, são 10 anos....

(desconsiderando o fato do win95 ser ruim pra achar hardware, ao menos dava pra usar algo)
yari yari...

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2008, 21:48 »
Teste o DSL (damn small linux) vc não encontra mais leve, isto é um facto
Um pergunta apenas Razien:
Vc está pensado abrir um museu??? É só relíquias que vc tem, em tempos tive um compaq que tinha 400 mb de disco rigido, mas minha irmã vendeu por 5 euros, era pouco mais que uma máquina de escrever.

Piras

  • Visitante
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2008, 22:04 »
Testei recentemente o Absolute Linux e, francamente, não recomendo. A comunidade é ainda irrisória e há muitos defeitosinhos chatos. Para máquinas assim "a um passo da eternidade", eu recomendaria mesmo o Puppy ou Damm Small Linux. Como o Damm é uma derivative do Debian fica fácil "nacionalizá-lo" quase por inteiro. Com a Puppy requer um pouco mais de trabalho. Mas o Puppy dispõe de uma derivative bastante interessante para quem se assusta com o seu visual um tanto quanto primitivo;trata-se do Grafpup, cujo ambiente gráfico é composto por uma mistura interessante: Openbox, Rox e LXpanel. (http://www.grafpup.org/).
« Última modificação: 11 de Junho de 2008, 21:41 por Piras »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Preciso de uma distro para computadores antigos. Urgente!
« Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2008, 22:11 »
Citar
Um pergunta apenas Razien:
Vc está pensado abrir um museu??? É só relíquias que vc tem, em tempos tive um compaq que tinha 400 mb de disco rigido, mas minha irmã vendeu por 5 euros, era pouco mais que uma máquina de escrever.

A resposta ta nesse tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36473.msg217248.html#msg217248
Mas ta aqui a parte que vc quer saber

---------------------------------
Citar
To com alguns pcs velhos pra arrumar pra minha igreja, e vou colocar o linux neles.
A maioria deles vai ser usada com as criancas, soh para elas terem uma pequena nocao de como se usa um pc, digitar, coisa basica.

Mas o computador principal vai ser usada pra gerar as apresentacoes,  com as letras das musicas, avisos, coisas do tipo.
--------------------------------------


Vou dar uma lida nesse graf...


Quanto ao DSL, os requisitos minimos seriam o que? 64mb?
yari yari...