Autor Tópico: Instalação Pendrive dual boot 8.04  (Lida 13330 vezes)

Offline ericsilvapereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Online: 05 de Junho de 2008, 01:21 »
no ubuntu 8.04 achei uma opção de instala-lo no pendrive. Ocorre que agora para iniciar o computador o pendrive tem que estar espetado, senão aparece o seguinte erro:  Grub error 21. Com o pendrive espetado aparece o dual boot e posso escolher o windows, ou ubuntu, sendo que este não termina de carregar.
Como faço para retornar o boot como era, pois pensei que ao instalar no pendrive eu apenas com a bios escolheria com qual sistema iniciar; ou seja, se quisesse o ubuntu espetava o pen, caso contrário não espetava. Como desinstalo esse dual boot para que volte apenas os windows ao normal, pois o pc é da mulher.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 19:35 »
Citar
Como desinstalo esse dual boot para que volte apenas os windows ao normal, pois o pc é da mulher.

Xiiii...  ;D  :D  Mas tem saída:

Ao ser instalado, o Uuntu grava o GRUB no MBR do disco, especificando as opções de boot; se uma não estiver presente ( o pen, no caso), dá erro.

Para retornar ao boot original do W$, basta dar boot pelo CD de instalação do mesmo, escolher "Console de Recuperação" e digitar

Código: [Selecionar]
fixmbr c:

Sendo C: o disco do W$. Deve resolver. Boa sorte... ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ericsilvapereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2008, 19:42 »
Desisti e mandei para a assistência recolocar o vista. meu disco de recup não mostrava essa opção que vc disse (acer).

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2008, 19:51 »
Desculpe se não fui claro, estava pensando no disco de instalação do XP... é ele que dá essa opção.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2008, 05:16 »
Pessoal, estou com EXATAMENTE O MESMO PROBLEMA do primeiro tópico,
só que quando eu li a resposta/solução apresentada aqui "me deu vontade de chorar"  :'( ....
EU NÃO TENHO O CD DO "RUINDOW$"!!!!!!!!!

Como eu reverto isso?

Ah, aproveitando o assunto "Dual Boot"...
Tem como configurar um S.O. "preferencial", de forma que ele entre automaticamente toda vez que ligar o PC,
e aparecer as outras opções (de S.O.) somente se digitar algo na tela da Bios (esc ou del, sei lá....)?

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2008, 10:42 »
Pessoal, estou com EXATAMENTE O MESMO PROBLEMA do primeiro tópico,
só que quando eu li a resposta/solução apresentada aqui "me deu vontade de chorar"  :'( ....
EU NÃO TENHO O CD DO "RUINDOW$"!!!!!!!!!

Como eu reverto isso?

Ah, aproveitando o assunto "Dual Boot"...
Tem como configurar um S.O. "preferencial", de forma que ele entre automaticamente toda vez que ligar o PC,
e aparecer as outras opções (de S.O.) somente se digitar algo na tela da Bios (esc ou del, sei lá....)?

[]'s

Você pode até esconder a tela de boot, e mudar o SO "preferencial"  (como diz você), mas no final das contas ele ainda estará la. Então o ideal é você arrumar um CD emprestado apenas para solucionar o caso.

Depois de executar o comando indicado pelo VB5 você pode seguir as dicas do tópico Usando o boot-loader do Windows XP em vez de lilo ou grub - 10/11/2007, e ai deixar a cargo do XP o boot. Assim não precisará mais se preocupar em ter o pendrive plugado a máquina, e ainda desfrutar do dual boot.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2008, 13:41 »
Oi, Campos... Valeu as respostas!

A intenção não era "esconder o Dual Boot" por causa da Pen Drive não  ;D ....
São duas dúvidas diferentes.

Bom, pra segunda dúvida (gerenciar o Boot), vasculhando o Forum eu achei isso aqui:
- http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,23526.0.html . Acho que vai dar certo  ::) . . .
Como a família inteira usa o Ruindow$ (e até pouco tempo, eu também), prefiro deixar esse sistema como "padrão" ("preferencial", como falei antes  :D )

Pra primeira (dúvida), dar o boot sem o Pen drive.....   é.....   Acho que vou ter que arranjar um CD mesmo  :-\ ...
Tudo bem. Eu só instalei o UBUNTU na Pen drive porque o PC é compartilhado com a casa intira,
e o HD de apenas 80GB já não tinha "espaço contíguo" suficientemente grande para instalar o UBUNTU, mesmo após desfragmentá-lo.
Já que vou ter que arranjer um CD so "Ruindow$", eu "crio coragem" e formato o HD logo de vez, instalando os dois SOs "do Zero"  ;)  .

PS.
Lembrei agora da frase que vi em uma assinatura (não lembro se aqui nesse Forum, ou no "Guia do Hardware"):
"Quem sabe conserta, quem não sabe formata;D . . .

[]'
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2008, 15:42 »
Oi, Campos... Valeu as respostas!

A intenção não era "esconder o Dual Boot" por causa da Pen Drive não  ;D ....
São duas dúvidas diferentes.

Eu entendi, para mim ficou claro que queria deixar invisível apenas para que os demais usuários usassem o windows sem problemas.

Eu uso muito este recurso para as pessoas que instalo o ubuntu pela primeira vez, ou que tem usuários que só usam windows.

Citar
Bom, pra segunda dúvida (gerenciar o Boot), vasculhando o Forum eu achei isso aqui:
- http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,23526.0.html . Acho que vai dar certo  ::) . . .
Como a família inteira usa o Ruindow$ (e até pouco tempo, eu também), prefiro deixar esse sistema como "padrão" ("preferencial", como falei antes  :D )

Pra primeira (dúvida), dar o boot sem o Pen drive.....   é.....   Acho que vou ter que arranjar um CD mesmo  :-\ ...
Tudo bem. Eu só instalei o UBUNTU na Pen drive porque o PC é compartilhado com a casa intira,
e o HD de apenas 80GB já não tinha "espaço contíguo" suficientemente grande para instalar o UBUNTU, mesmo após desfragmentá-lo.
Já que vou ter que arranjer um CD so "Ruindow$", eu "crio coragem" e formato o HD logo de vez, instalando os dois SOs "do Zero"  ;)  .

O problema é o seguinte. O GRUB para funcionar precisa acessar o arquivo /boot/grub/menu.lst que esta na partição raiz (/) do sistema Linux. Então se for deixar o GRUB gerenciar o boot na sua máquina o pendrive deveria mesmo estar plugado.

Recomendo mesmo que passe a fazer o gerenciamento do boot pelo windows, colocando uma opção para o Ubuntu lá, e assim você não terá problemas, nem estará dependente do pendrive.

Citar
PS.
Lembrei agora da frase que vi em uma assinatura (não lembro se aqui nesse Forum, ou no "Guia do Hardware"):
"Quem sabe conserta, quem não sabe formata;D . . .

[]'

Pois é, eu ouvi uma vez de um amigo que formatar Linux para resolver problemas é quase sempre opcional. Sempre levo isto para mim, e quase sempre me recuso a fazê-lo.

[]'s e precisando estamos as ordens, dê notícias aqui se conseguiu resolver o problema.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2008, 00:09 »
Buenas, galera....

Bom, parte dos problemas resolvido...
Instalei o "StartUp-Manager" e o configurei pra deixar o "Janelas" como sistema padrão,
e a duração do menu em apenas 4 segundos..... É o suficiente pra mim, e "pro resto da casa" mal perceber o menu:
Quando eles começarem a ler....   Já mudou   ;D . . . 

Passei o Pen drive pra uma porta USB atrás da máquina, e configurei o AVAST (no Ruindows)
para permitir desligar ou reiniciar a máquina com um "dispositivo removível" instalado  ;) .

Agora, fico mais tranquilo pra "correr atrás" do tal CD do "Tio Bill"; providenciar alguns DVDs para BeckUp de arquivos,
e aí sim: partir pra formatação, instalando os dois sistemas "do zero"....

Cara.... depois dessa, fiquei pensando que a M#$%@ podia ter sido grande....
Quando resolvi instalar o UBUNTU no Pen Drive, eu não sabia se minha MB (relativamente antiga) aceitava Boot pela USB.....
Eu pensei: Vou instalar pra testar, se não der certo..... Paciência!
O que eu não sabia, era que o arquivo (programa?) responsável pelo boot iria também pro Pen.....
E se a MB não "Bootasse" pela USB?  :o
É.... realmente, podia ter sido pior  ::) . . .

VALEU à todos

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Instalação Pendrive dual boot 8.04
« Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2008, 15:41 »
RESOLVI!!!!!!!!!!!!!!

Galera, desde a época dessa "última mensagem" que meu PenDrive estava "espetado" no PC....
Conforme eu falei, queria aproveitar pra formatar o HD, e instalar os dois sistemas "do zero".
Fiz BackUp dos meus arquivos, salvei o "instalador" dos programas mais usados em CD,
maaaaaaaaas (SEMPRE TEM UM "MAS").... o PC é compartilhado com "o resto da casa" e o pessoal "não tá nem aí"....
Não posso formatá-lo e apagar os arquivos dos meus irmãos e da minha mãe.....

Bom, voltando ao assunto:
Desde essa época venho pesquisando na Net em como remover o PenDrive e ainda conseguir "Bootar" o Windows
SEM precisar reinstalá-lo, pois não tenho o CD, e só vou atrás dele quando for pra instalar "do zero".

Pelo que li, achei que apenas restaurando o arquivo boot.ini daria certo.
Só que eu deveria saber COMO ERA o referido arquivo de um Windows XP instalado em um PC com as configurações do meu:
UM sistema operacional (O UBUNTU "sairia" com o PenDrive), um HD, etc...
Achei isso aqui: (foi retirado de http://linhadefensiva.uol.com.br/forum/index.php?s=9b728764b976576e6833006dd144094a&act=ST&f=44&t=63701 )

Citar
Para editar o arquivo, faça o seguinte: clique com o botão direito em Meu computador e vá em Propriedades. Entre na aba Avançado. Bem abaixo, em Inicialização e recuperação, aperte o "botão" Configurações. Do lado direito, em cima, você verá um "botão" Editar. Está aí o famoso arquivo boot.ini!!! Aberto no Bloco de notas.
Isto tudo que estou dizendo, é lógico que somente poderá ser feito se você tiver acesso aos itens mencionados!!! biggrin.gif
Não sabe o que editar e como editar?
Ele, o boot.ini, tem de ficar assim:
[boot loader]
timeout=20
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

BELEZA!
Fiz a alteração, removi o Pen Drive (como o GRUB), reiniciei a máquina e...
NADA.... "Erro 21" (de novo)

Recoloco o Pen Drive (com o GRUB), dou Boot no Windows e volto a pesquizar....
De acorco com o que li, eu deveria fazer um Disquete de Boot do Windows 98...
Achei isso no "BAIXAKI": http://baixaki.ig.com.br/download/Windows-98-OEM-Boot-Disk.htm .)

Fiz o tal disquete do Win98 (mesmo o meu sendo XP...);
Alterei a BIOS para "Bootar" primeiro pelo Disquete;
Removi o PenDrive (com o GRUB);
Bootei com o Disquete criado e...

SURPRESA:

FUNCIONOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Removi o disquete, reiniciei o PC e...   TUDO CERTO!!!

Não sei se só o fato de "bootar pelo disquete" restauraria o arquivo boot.ini, ou se foi a combinação da "restauração manual"
como o Boot pelo disquete......   O fato é que o PC voltou a ser como era antes da instalação do UBUNTU no PenDrive,
e NÃO PRECISEI DO CD DO WINDOWS pra isso....

Cara.... que alívio (to me sentindo "o máximo", rsrsrs...)

VALEU aí à todos que ajudaram

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .