Autor Tópico: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04 [Resolvido]  (Lida 7695 vezes)

Offline rafausk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04 [Resolvido]
« Online: 27 de Maio de 2008, 23:25 »
 Olha só, eu tenho um placa wireless rtl8180 , no Ubuntu 7.04 e 7.10 funciona blz,tanto que no 7.10 reconhece automaticamente, mais esses dias atrás eu atualizei para a no versão 8.04 e não reconheceu e nem tinha ela no blacklist, procurei no forum mais não achei muita informação. Queria saber se alguém tem essa placa e conseguiu configurar no 8.04 sem o ndiswrapper, ou com ele, pq não consegui nem instalar o ndiswrapper.

Aguardo resposta, t +++
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 10:55 por rafausk »
Rafael Ferrari

Offline rafausk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2008, 00:51 »
Pô galera, não acredito que ninguém tem uma placa wireless com o mesmo chip e tentou atualizar para a versão 8.04, me ajudem ai !!!!
Rafael Ferrari

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2008, 01:24 »
@rafausk

Eu tenho uma dessas versão PCMCIA que uso no meu notebook 'velhinho' 'motorizado' pelo ArchLinux. Na versão atual do Ubuntu (Hardy Heron) este módulo não foi incluído no kernel, tampouco no pacote de módulos, nas versões presente nos repositórios e/ou CD/DVD, porém há uma possibilidade: um dos mantenedores do kernel da equipe do Ubuntu, Stefan Bader, 'backportou' o módulo para este adaptador em um pacote 'ppa' do kernel (fonte: launchpad).

Na prática:

Código: [Selecionar]
echo 'deb http://ppa.launchpad.net/stefan-bader-canonical/ubuntu hardy main' | sudo tee -a /etc/apt/sources.list

sudo apt-get update

sudo apt-get install linux-backports-modules-2.6.24-18-generic

A última linha vai instalar então os outros pacotes do kernel como dependências. Ao reiniciar o computador o adaptador deve ser reconhecido. Teste-o inicialmente com o AP sem criptografia para ver se funciona e se tudo for OK implemente-a.

Danpos.


Offline rafausk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04 [ Resolvido ]
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2008, 12:34 »
 Obrigado pela dica, mais essa dica só vai funcionar se eu tiver internet certo? Como a minha conexão é a rádio eu preciso da placa para fazer esse procedimento, teria, uma outra maneira para instalar esse kernel???
« Última modificação: 30 de Maio de 2008, 10:55 por rafausk »
Rafael Ferrari

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 16:46 »
@rafausk

Certamente: você pode baixar os pacotes individualmente e instalá-los conjuntamente; segue abaixo os links diretos:

linux-backports-modules
linux-ubuntu-modules
linux-image

após baixá-los em um diretório contendo apenas os mesmos, instale-os com dpkg:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i linux-*.deb
Danpos.

Offline rafausk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2008, 19:54 »
Valew pela dica, quando chegar em casa eu vo testar, e depois eu posto aqui pra dizer o que aconteceu!!!
Rafael Ferrari

Offline rafausk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2008, 00:59 »
 Cara, valew , ficou dez aqui em casa, t+++
Rafael Ferrari

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2008, 09:35 »
Cara, valew , ficou dez aqui em casa, t+++

Ótimo! :) Acrescente no título do tópico "(RESOLVIDO)", por gentileza. Fica então esta solução para outros usuários que estão com o mesmo problema (ah, confirme se está funcionando OK com criptografia, caso esteja usando).

Danpos.

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:39 »
Danpos,

Você poderia verificar se o comando informando ainda está funcionando? Não consigo realizar o comando como vc informou?

Obrigado

Luciano


Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Placa Wireless Realtek 8180 no 8.04
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2008, 21:04 »
Danpos,

Você poderia verificar se o comando informando ainda está funcionando? Não consigo realizar o comando como vc informou?

Obrigado

Luciano



Prezado Luciano, esse tópico é antigo e já houve evoluções no pacote de kernel. O mantenedor do repositório apagou os arquivos para colocar pacotes atuais, eu não sei se as versões atuais já colocaram o driver atualizado ... :(

Danpos.