Criei esse tópico pro assunto de sempre.
>> Para os novatos não terem duvidas! <<
Ai ficam todos os procedimentos que eu considero essenciais pra ter o Ubuntu rodando redondo.
Espero dicas, sugestões(mas nao criticas, hahah) e por favor, se copiarem colarem, me digam aonde ou linkem meu blog.
O que você deve fazer logo após instalar o UbuntuTalvez este artigo possa ter elementos que você necessariamente não necessitará. Porém, estas dicas fazem seu Ubuntu rodar redondo tendo tudo que você tinha no seu Windows.
Eu principalmente só consigo trabalhar no Ubuntu após estes ajustes. Ai vão:
Iniciar automaticamenteCaso tenha seu PC só pra você, e não queira ficar escrevendo seu nome e senha ao entrar no Ubuntu, vá em: Sistema>administração>Janela de Inicio de Sessão. Na aba segurança, escolha: Habilitar Inicio Automático de Sessão: escolha seu usuário e feche.Pronto, sempre que entrar no Ubuntu, o sistema já entrara pelo seu usuário.
Preferências De SessãoAo usar o Ubuntu, existem serviços que podem ser desabilitados para ganhar rendimento e rapidez. Vá em:
Sistema>Preferências>Sessões. Uma vez dentro, escolha os serviços que deseja e os que não.
FontesAntes de começar eu instalo a fonte tahoma, pois adoro trabalhar com ela.e também instale o pacote msttcorefonts( sudo apt-get install msttcorefonts )que vem com fontes do Windows, como verdana por exemplo.
Vá ao terminal e digite:
sudo nautilus – Digite sua senha e navegue como root pelas pastas. Caso você tenha o Windows instalado numa partição, vá à partição e busque a pasta de fontes do Windows. De lá, copie todas as fontes com nome tahoma. Em seguida, vá em: /usr/share/fonts e crie uma pasta chamada windowsfonts (ou o nome que você desejar) e cole a fonte tahoma dentro desta pasta.
Pronto. Vá agora a
Sistema>Preferências>Aparência e na aba Fontes, no botão escrito Sans, clique e busque tahoma com tamanho de 8px(como a do Windows XP). Logo reinicie seu Ubuntu e sua área de trabalho estará toda com fonte tahoma pequena e nítida.
Apagando arquivos corretamenteNo Nautilus, ao apagar certas pastas e/ou arquivos de dispositivos externos ou partições do Windows, elas não se apagam exatamente, ficam alocadas numa pasta oculta (.trash)
Para apagar de verdade os arquivos e pastas, abra o nautilus e logo vá em: Editar>Preferências.
Na aba comportamento, há 2 opções ao final abaixo, na opção Lixeira. Habilite então a opção "Incluir um comando Excluir que não usa a Lixeira".
Feche e pronto. Sempre que apagar algo de um dispositivo externo (pendrivers, HDs portáteis) e partições do Windows, estes serão apagados direto.
Gerenciador de área de clipboardSe você é dos que copiam muitas coisas com CTRL+C – CTRL+V, você pode instalar um programinha que salva tudo que copia. Assim, você não perde o que copia, e fica tudo salvo pra futuras consultas.
sudo apt-get install glipperOu baixe o parcellite no site getdeb que é o melhor.
Ícones na área de trabalhoAlgo que eu preciso que tenha no meu desktop são os ícones do computador, da minha pasta pessoal, da lixeira etc. Para que você coloque esses ícones na área de trabalho, você pode usar um programa chamado
Ubuntu Tweak, baixando no site do getdeb,
Ou digitando no terminal:
gconf-editor . A seguir, navegue até:
apps>nautilus>desktop e habilite os ícones:
- Computer Icon Visible = Meu Computador
Home Icon Visible = Minha Pasta Pessoal
Network Icon Visible = Servidores de Rede
Trash Icon Visible = Lixeira
Instalando placas de vídeo, de wireless com drivers restritosSe você usa placas de vídeo, como nVidia, ou placas de wireless como Broadcom,b43 etc., você deve ir a:
Sistema>Administração>Drivers de Hardware e aparecerá na janela que você poderá baixar estes drivers para então usá-los no Ubuntu.
Usar comandos com privilégios de rootPara habilitar o
su(
se tornar root) no terminal:
sudo passwd rootSerá perguntada qual senha você quer dar ao usuário root. Digite e dê Enter. [não se preocupe, porque todas as senhas digitadas num terminal, não aparecem. Mas você as estará digitando.]
- Sudo antes do comando:
Ex: sudo apt-get update.
Escrevendo sudo antes do comando apt-get update faz com que você possa usar o mesmo com o privilegio de root.
- Su para se tornar root:
Aplicação: Ao digitar no terminal su, será pedida a senha do root (que no Ubuntu vem desabilitado, mas você aprendeu a configurar acima), ao escrever a senha, você se torna usuário root, na janela do terminal, o que significa que todos os comandos que você escrever a partir de então, não necessitarão do comando sudo antes dos comandos [Porém muito cuidado com seu uso].
- Sudo su é um "macete" para funcionar o su.
Sistema que inicia primeiro e tempo do GRUBSistema que inicia primeiroSe você tem o dual boot, você pode se encontrar numa questão de querer que o Windows ou o Ubuntu iniciem primeiro, mas com a opção de iniciar um ou outro. Digamos que você tem um PC em família e todos só sabem usar Windows. Você quer que o Windows inicie primeiro, 5 segundos depois que o PC liga. Mas com a opção de escolher o Ubuntu (Pois você irá querer mexer).
Enfim, graficamente (caso você não goste de linhas de comandos e editar configurações em modo texto) existe um programa chamado:
startup-manager ( sudo apt-get install startup-manager ). Ali, graficamente você pode mexer em todas as opções do GRUB tranquilamente.
Caso negativo, se quer aprender a mexer no Linux, abra um terminal e digite:
sudo gedit /boot/grub/menu.lstAo abrir o arquivo, busque uma linha assim:
default 0Troque o 0 pelo title correspondente do seu Windows (geralmente, num PC normal domestico, com dualboot Windows-Ubuntu, o Windows corresponde ao numero 4)
Breve explicação: Caso você vá ao final deste arquivo menu.lst, verá a lista dos comandos de boot do sistema.Num PC domestico normal são 4 titles: Ubuntu 8.04 – Ubuntu 8.04(recovery mode) – Ubuntu 8.04 memtest e o 4 é a entrada do Windows.
Isso irá fazer seu Windows iniciar primeiro, e não o Ubuntu.
Trocando o tempo do GRUBHá uma linha que começa assim:
timeout sec:Depois há uma linha:
timeout 5(ou 3 que vem como default no Ubuntu 8.04)
Troque pelo numero de segundos que achar conveniente.
Hiddenmenu: Essa opção é para esconder o menu de sistemas operativos. Como dito acima, ao largo de 3 segundos, você só vera uma tela preta, e logo em seguida, entrara no Ubuntu (sem ver a lista de sistemas operacionais)
Para ver a lista, é só apertar ESC no teclado. É útil quando você não quer que alguém veja que há outro sistema operativo além do Windows (Seus pais, por exemplo).
Enfim, para ativar esta opção, há uma linha chamada: #hiddenmenu
O que você tem que fazer é tirar o símbolo # da palavra, ficando hiddenmenu. Pronto, opção ativada.
Habilitando Repositórios e Instalando ProgramasOk, seu Ubuntu já esta com um visual bonito verdade? Agora vamos instalar programas e bibliotecas.
Primeiro vá em:
Sistema>Administração>Canais de SoftwareAli, logo após abrir a janela,
habilite as 4 opções:main,universe,restricted e multiverse. As 4 menos código fonte.
Após isso, abra o terminal:
Aplicações>acessórios>Terminal e digite:
wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -Logo digite:
sudo gedit /etc/apt/sources.list e cole no final do arquivo:
E digite no final do arquivo:## Medibuntu - Ubuntu 8.04 “hardy heron”
## Please report any bug on
https://bugs.launchpad.net/medibuntu/deb
http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free
# deb-src
http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free
Logo após estes procedimentos, ainda no terminal, digite: sudo apt-get update
Pronto. Você está pronto para instalar e encontrar qualquer pacote/programa/ferramenta do Ubuntu.
Tocando todos os formatosPronto, repositórios adicionados. É hora de habilitar todos os formatos (mp3s, vídeos, DVDs, rmvb, Google Earth, Adobe Acrobat Reader)
Abra o terminal e digite: sudo aptitude install -y ubuntu-restricted-extras lame lame-extras mp3gain soundconverter sox faad faac aac flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse libxine-main1 libxine-extracodecs cpdvd regionset x264 gqmpeg mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg cdda2wav toolame libmp4v2-0 libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1toolame ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev a52dec
Com isso, já poderá escutar mp3, ver DVDs (não importando a região que seja) e mais:
lame & lame-extras – É um pacote que serve para transformar arquivos de áudio em arquivos mp3
Mp3gain & soundconverter – analisa e ajusta arquivos mp3
Sox – utilitário para converter vários arquivos diferentes de som
Aac – formato do iPod
Flac – codec de compressão sem perda
Para ver vídeos: Mplayer e VLC (para ver arquivos de filmes e series com legendas) digite no terminal:
sudo aptitude install vlc mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue mozilla-mplayer
Para arquivos avi e outros, e ver DVDs, digite no terminal: sudo apt-get install w32codecs libdvdcss2
Arquivos em Flash (no Firefox e no PC, caso você salve arquivos flv do Youtube e outros). Terminal: sudo apt-get install flashplugin-nonfree
Adobe Acrobat Reader, Google Earth, Skype: sudo aptitude install acroread acroread-plugins mozilla-acroread acroread-escript googleearth skype
Java (Para ver paginas de bancos, programas em java como o Limewire): sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin
Real Player (Arquivos rmvb)Vamos instalar o Real Player 10 para Linux baixado do site da Real Player:
http://www.real.com/linux/Você vai baixar o arquivo RealPlayer10GOLD.bin. Em seguida, pelo terminal, vá até a pasta que você baixou o arquivo e realize os seguintes comandos:
Torne o arquivo executável:chmod +x RealPlayer10GOLD.bin
Para instalar o Real Player:sudo ./RealPlayer10GOLD.bin
Quando lhe pedir um local para instalar o Real Player inserir (se ele já não mostrar esse diretório):/usr/bin/RealPlayer
Quando lhe pedirem para configurar um system-wide symbolic links, responda “y”. Depois disso aceite o prefixo para ligações simbólicas (Pressione “ENTER”).
Escolha do backend que será usado ao tocar formatos multimídia via browser (Firefox):Primeiro remova o backend que você está usando, por padrão, fica o do totem, mas como não sei qual você estará usando, desinstale todos (não estraga seu Ubuntu, relaxe).
sudo apt-get -y remove totem-mozilla mozilla-mplayer xine-plugin gxineplugin mozilla-plugin-vlc
Após isso, instalo uma das opções :
Totem (padrão, falha muitas vezes, globo.com nem pensar) :
sudo apt-get -y install totem-mozilla
MPlayer (meu preferido, toca audio/video sob streamming como o globo.com) :
sudo apt-get -y install mozilla-mplayer
Xine : sudo apt-get -y install xine-plugin gxineplugin
VLC : sudo apt-get -y install mozilla-plugin-vlc
Alerta: Não tente instalar todos acima, pois não funcionará.