Autor Tópico: rede mista windows e linux  (Lida 3186 vezes)

Offline tbretzc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
rede mista windows e linux
« Online: 05 de Maio de 2008, 15:01 »
olá pessoal,

onde eu trabalho tem um pc "servidor" que roda o ubuntu 8.04 (reserfs) ele tem um hd particionado e uma das partições é uma pasta onde estão os arquivos de todos os usuarios daqui (ntfs) esta pasta é acessada por pcs  windows e linux que estão na rede.
quando eu instalei tudo e coloquei tudo em rede, estava tudo funcionando redondo, mas agora não é mais permitido os usuarios gravarem nada nessa pasta de usuarios, somente usarem os arquivos como leitura.

o que eu devo fazer para deixar esta pasta default para sempre como escrita e leitura?

desde ja agradeço muito...
abcs

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2008, 19:44 »
No PC servidor, verifique as permissões dessa pasta, pois podem ter sido alteradas. Se seus usuárioa ainda não pertencem a um grupo específico, crie um, inclua todos nele e então dê a esse grupo permissão de escrita e leitura nessa pasta.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline tbretzc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2008, 09:25 »
ola migo,
fiz isso que vc indicou, mas nem como root eu consigo mudar a permissão da pasta e dos aruivos para leitura e escrita! oq fazer?
sera que tem a ver com o fstab?
essa pasta esta em uma partição que eu coloquei para montagem automática e a linha dela no fstab esta assim:
"/dev/sda2    /media/windows ntfs  nls=utf8,umask=0222 0    0"

desde já agradeço muito...
abcs

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2008, 20:28 »
ola migo,
fiz isso que vc indicou, mas nem como root eu consigo mudar a permissão da pasta e dos aruivos para leitura e escrita! oq fazer?
sera que tem a ver com o fstab?
essa pasta esta em uma partição que eu coloquei para montagem automática e a linha dela no fstab esta assim:
"/dev/sda2    /media/windows ntfs  nls=utf8,umask=0222 0    0"

desde já agradeço muito...
abcs

Não tenho partições NTFS, mas tente comentar essa lilha e substituí-la por:

Código: [Selecionar]
"/dev/sda2       /media/windows     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0"

Pode ser que resolva...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline tbretzc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2008, 11:26 »
ainda estou com o mesmo problema mudou pouca coisa ainda continua não permitindo salvar arquivos nesta pasta compartilhada! o motivo... o acesso ao aruivo esta "somente leitura"  não sei como mudar e resolver isso!
desde ja agradeço muito!!
abcs

Offline tbretzc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 09:35 »
up

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: rede mista windows e linux
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 23:06 »
ainda estou com o mesmo problema mudou pouca coisa ainda continua não permitindo salvar arquivos nesta pasta compartilhada! o motivo... o acesso ao aruivo esta "somente leitura"  não sei como mudar e resolver isso!
desde ja agradeço muito!!
abcs

O problema é acessar a pasta ou um arquivo em particular? você consegue listar o conteúdo da pasta remotamente?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB