Fórum Ubuntu Linux - PT
06 de Setembro de 2010, 00:12 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Sejam todos bem-vindos e fiquem atentos às novas regras de utilização do fórum.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Hardy Heron]: AWN com outras placas de vídeo que não NVIDIA/ATI/INTEL.  (Lida 3803 vezes)
danpos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« em: 03 de Maio de 2008, 00:20 »

I. Introdução

O uso de um dock é interessante para colocar lançadores dos programas mais utilizados. Dentre as docks disponíveis para GNU/Linux destaca-se a AWN (Avant Window Navigator) devido às suas características similares ao dock do Mac OSX, com possibilidades de uso de applets próprios e de terceiros a fim de prover mais conforto e produtividade no uso com o Gnome DE.

2. Requisitos

3. Habilitando o Compositor no Metacity do Gnome

Em um terminal, digite:

Código:
gconftool-2 -s '/apps/metacity/general/compositing_manager' --type bool true

4. Habilitando o repositório AWN Testing Team  - Instalação da versão trunk

A versão do AWN (Avant Window Navigator) do MOTU está na versão 0.21 e carece do pacote de applets, o que a torna incompleta (seria necessário compilar o pacote manualmente para então instalar). A versão do AWN Testing Team está completa e está funcionando sem problemas no notebook o qual escrevo esta dica (NEC VERSA FC160 - vídeo integrado SIS 65x/M650/740 usando 64 MB de RAM). Abaixo segue os passos para instalação:

• Menu Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic;
  • Após carregamento do Synaptic, ir no menu Configurações -> Repositórios -> Aba Programas de Terceiros;
  • Clique no botão <Adicionar>. Na caixa de diálogo aberta, coloque a seguinte linha:
Código:
deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main
  • Feche a caixa de diálogo, retorne ao Synaptic e clique no botão <Recarregar>;
  • Então selecione avant-window-navigator-trunk, awn-manager-trunk, e awn-extras-applets-trunk (as dependências são automaticamente instaladas).

5. Considerações Finais

Essa dica certamente não vai ser de interesse de proprietários de placas de vídeo NVIDIA/ATI desde que habilitando os drivers proprietários, o compiz-fusion é habilitado e então o compositor, possibilitando a instalação de uso do AWN. Para equipamentos recentes dotados de placa de vídeo INTEL (geralmente integradas à placa-mãe, caso de notebooks), há suporte para aceleração 3D através do driver i810 ou intel, possibilitando o uso do compiz-fusion e então do AWN.

Danpos.

P.S.: Screenshot da Área de Trabalho do computador onde essa dica foi baseado - AWN rodando sem problemas.

« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 21:19 por danpos » Registrado
jgkosak
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #1 em: 03 de Maio de 2008, 20:02 »

I. Introdução

O uso de um dock é interessante para colocar lançadores dos programas mais utilizados. Dentre as docks disponíveis para GNU/Linux destaca-se a AWN (Avant Window Navigator) devido às suas características similares ao dock do Mac OSX, com possibilidades de uso de applets próprios e de terceiros a fim de prover mais conforto e produtividade no uso com o Gnome DE.

2. Requisitos

3. Habilitando o Compositor no Metacity do Gnome

Em um terminal, digite:

Código:
gconftool-2 -s '/apps/metacity/general/compositing_manager' --type bool true

4. Habilitando o repositório AWN Testing Team  - Instalação da versão trunk

A versão do AWN (Avant Window Navigator) do MOTU está na versão 0.21 e carece do pacote de applets, o que a torna incompleta (seria necessário compilar o pacote manualmente para então instalar). A versão do AWN Testing Team está completa e está funcionando sem problemas no notebook o qual escrevo esta dica (NEC VERSA FC160 - vídeo integrado SIS 65x/M650/740 usando 64 MB de RAM). Abaixo segue os passos para instalação:

• Menu Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic;
  • Após carregamento do Synaptic, ir no menu Configurações -> Repositórios -> Aba Programas de Terceiros;
  • Clique no botão <Adicionar>. Na caixa de diálogo aberta, coloque a seguinte linha:
Código:
deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main
  • Feche a caixa de diálogo, retorne ao Synaptic e clique no botão <Recarregar>;
  • Então selecione avant-window-navigator-trunk, awn-manager-trunk, e awn-extras-applets-trunk (as dependências são automaticamente instaladas).

5. Considerações Finais

Essa dica certamente não vai ser de interesse de proprietários de placas de vídeo NVIDIA/ATI desde que habilitando os drivers proprietários, o compiz-fusion é habilitado e então o compositor, possibilitando a instalação de uso do AWN. Para equipamentos recentes dotados de placa de vídeo INTEL (geralmente integradas à placa-mãe, caso de notebooks), há suporte para aceleração 3D através do driver i810 ou intel, possibilitando o uso do compiz-fusion e então do AWN.

Danpos.

bem eu fiz e não funcionou bem, agora com eu faço pra reverter?
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #2 em: 03 de Maio de 2008, 20:20 »

Para desligar o Compositor no Metacity:

Código:
gconftool-2 -s '/apps/metacity/general/compositing_manager' --type bool false
e

Para desinstalar o awn, basta ir no Synaptict e desinstalar os pacotes.

Quanto ao "não funcionar bem", poderia elaborar melhor? Apenas curiosidade de minha parte.

Sds,

Danpos.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #3 em: 03 de Maio de 2008, 20:26 »

obrigado
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #4 em: 03 de Junho de 2008, 16:51 »

Gostei da dica do compositor.

Estou usando (a alguns minutos) e está ok. Estou usando o cairo-dock sem problemas.

Uma dúvida.

O que deixa o computador mais leve (para quem tem placa gforce). Usar o compositor, ou o beryl?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano
danpos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #5 em: 03 de Junho de 2008, 22:01 »

@zackshira

Usar o compositor do próprio WM (Metacity no caso). Piscada

Danpos.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #6 em: 04 de Junho de 2008, 14:57 »

a principio funcionou mas quando eu selecionava no fusion icon pra voltar pro compiz dava erro. Umas travadas e nao voltava pro compiz. Tive q desabilitar
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #7 em: 07 de Junho de 2008, 15:52 »

O AWN nunca deu certo com uma SiS. Pelo menos, não que eu saiba. Quando eu ainda não tinha a minha GeForce, cheguei a tentar o AWN no Ubuntu e no Kubuntu, e nada. Acabei usando o Kooldock no KDE, esse sim funciona sem aceleração 3D. O único problema do kooldock é que é necessário prestar atenção na versão. Não pode ser a 0.4.x, essa dá errado. Tem que ser a 0.3.x.

danpos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #8 em: 07 de Junho de 2008, 20:31 »

@otacon

Prezado:

Você realmente leu o meu artigo? Se ateve ao título? Parece que não... Vou reiterar: a condição para usar o AWN é que o gerenciador de janelas tenha suporte a um COMPOSITOR e não ter suporte a 3D. São duas coisas distintas. E somente no Hardy Heron, com o Gnome 2.22, o Metacity veio com suporte a Compositing (desabilitado por default). Por isso é que você 'nunca' conseguiu fazer 'dar certo' em versões anteriores. Ademais se o 'AWN nunca deu certo com uma SIS', então eu sou um mentiroso?

Danpos.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #9 em: 08 de Junho de 2008, 00:37 »

@otacon

Prezado:

Você realmente leu o meu artigo? Se ateve ao título? Parece que não... Vou reiterar: a condição para usar o AWN é que o gerenciador de janelas tenha suporte a um COMPOSITOR e não ter suporte a 3D. São duas coisas distintas. E somente no Hardy Heron, com o Gnome 2.22, o Metacity veio com suporte a Compositing (desabilitado por default). Por isso é que você 'nunca' conseguiu fazer 'dar certo' em versões anteriores. Ademais se o 'AWN nunca deu certo com uma SIS', então eu sou um mentiroso?

Danpos.

Sim, eu lí e confirmo: no Gutsy Gibbon (talvez tenha sido isso - eu uso o Gutsy e devo estar pensando nele), mesmo instalando um Compositor (então é isso? tentar fazer o compiz funcionar nesse caso é loucura?), não so não funcionou comigo como nunca ví um caso de funcionamento do AWN em uma placa SiS.
 E meu comentário não foi com o objetivo de lhe contradizer, foi para dizer para todos que o Kooldock funciona em qualquer vídeo precário sem problemas.

danpos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #10 em: 08 de Junho de 2008, 01:20 »

@Otacon

OK! Sorridente

De qualquer forma, a título de ratificar a 'boa informação' reitero: com algum compositor instalado, você pode rodar o AWN, como também o 'Cairo-dock'. E mesmo no 'Gutsy', nada impede de você instalar o 'Metacity' mais novo, com suporte nativo para 'composting' (no blog do Hamacker ele postou como fazer isso).

Isto posto, voltemos ao assunto do tópico (AWN) Piscada

Danpos.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2008, 01:30 »

Muito obrigado  Contente
Funcionou perfeitamente e está rodando leve que é uma beleza!  Chocado
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2008, 22:56 »

Muito obrigado  Contente
Funcionou perfeitamente e está rodando leve que é uma beleza!  Chocado

Bom saber que a dica foi útil a ti.  Contente

Sds,

Danpos.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #13 em: 08 de Setembro de 2008, 06:08 »

Sei que o título do tópico é sobre o AWN, mas existe uma outra dock pra quem tem pcs ou notebooks que não possui recursos necessários para o AWN e não quer ativar o compositing do gnome, podem experimentar o simdock que está no repositório do ubuntu.
Para instalar é só ir no synaptic e procurar por simdock ou instalar pelo terminal sudo apt-get install simdock
  Imprimir  

Ir para: