Autor Tópico: ubuntu 8.04 - problema com compartilhamento de pastas/rede/impressora com gutsy  (Lida 6835 vezes)

Offline sergioruydavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Caros,

Acabei de instalar o ubuntu 8.04 aqui. Entretanto, até agora não consegui configurar uma rede interna entre meus computadores de casa. Eu tinha, antes, dois computadores com o gutsy conversando perfeitamente, sendo que um deles compartilhava uma impressora. Agora, o 8.04 não me dá a opção mais de gerenciar as pastas compartilhadas, nem escolher se quero via samba ou nfs. A opção, que antes ficava no menu "sistema", se não me engano em "administração", parece que sumiu, ou pelo menos não encontro.

Tentei dar um jeito, entrando no nautilus e, com o botão direito clicado sobre uma pasta, selecionei "compartilhar". O sistema pediu a instalação do samba, mas nada mencionou sobre o nfs. E, mesmo após a instalação, o compartilhamento não se efetiva.

Resultado: o compartilhamento não funciona, não consigo enxergar as pastas compartilhadas pelo gutsy ou outro computador com linux nem utilizar a impressora compartilhada pelo gutsy, que antes era detectada sozinha.

Alguém sabe a solução?

Abraço!

Offline mncosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.04 - problema com compartilhamento de pastas/rede/impressora com gu
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2008, 08:01 »
Estou precisamente com o mesmo problema!

No 7.10 a configuração da rede interna era simples, nomeadamente o compartilhar pastas de um computador com o Windows ou de utilizar uma impressora conectada ao computador que tem o sistema operativo da Microsoft.

Por favor, alguém nos ajude!

Um abraço e desde já obrigado.


Miguel

Offline sergioruydavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Caro Miguel,

No seu caso, imagino eu, a solução está mais próxima, por incrível que pareça, porque você quer interagir com uma rede windows. Vá em Adicionar ou remover aplicações e pesquise por "samba". Instale o seu utilitário gráfico de configuração, que é o primeiro aplicativo a aparecer na lista quando vc pesquisa, de nome simplesmente "Samba", e aí configure os usuários, etc. Acho que vai dar certo.
Eu também poderia fazer isso, mas não quero que meus computadores com linux interajam por uma rede windows. Quero que a rede funcione como antes, de forma simples, em nfs, e que a impressora ligada no gutsy seja automaticamente detectada pelo hardy. Sinceramente, espero que esse problema meu seja na verdade uma grande bobagem que estou fazendo ou algo óbvio que não estou enxergando, e não um regresso absurdo que aparenta ser do Hardy em relação ao Gutsy.

Abraço

Offline mncosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.04 - problema com compartilhamento de pastas/rede/impressora com gu
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2008, 15:21 »
Obrigado pela ajuda Sérgio!

Instalei o Samba pelo método que me disse mas, surge um problema, o Samba não consegue abrir dando o sistema a informação que ele fechou inesperadamente.

Presumo que seja um problema da aplicação pois em dois computadores aconteceu o mesmo!

Se me puder ajudar, desde já lhe agradeço.

um abraço do,


Miguel

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Tente novamente mas com o Compiz desligado.
Apenas uma tentativa...

Offline mncosta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.04 - problema com compartilhamento de pastas/rede/impressora com gu
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2008, 15:54 »
Obrigado pela ajuda mas, eu sou novo nestas andanças do Ubuntu e não sei o que é o Compiz.

Pode me explicar o que é ?

Obrigado!

Um abraço do,


Miguel

Offline sergioruydavid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Maudy e Miguel

Tentei instalar rodar o utilitário de configuração do samba, tal como recomendei acima e acontece o mesmo experimentado pelo Miguel: o programa dá erro e nem chega a abrir. Mandei um relatório de bug pro site oficial com o problema. Desabilitei, também, qqer efeito visual das janelas, mas continua a mesma coisa.

Sobre a impressora, não sei por qual motivo mas de repente o hardy começou a enxergar a impressora acoplada no gutsy (uma hp). Acho que foi após instalar o samba. Isso resolve o meu problema prático maior, mas mesmo assim não estou satisfeito. Sei que também posso montar a rede toda em samba, editando o arquivo de configurações manualmente, como já fiz no kurumin, por exemplo. Mas quero achar a solução e o porque de só haver compartilhamento via samba.

O grande enigma, agora, é mesmo a rede nfs. Tenho pastas compartilhadas no gutsy em nfs e nem sombra de o hardy enxergar o compartilhamento. Até instalei o pacote nfs-commons, mas nada. Queria saber como compartilhar as pastas pelo nfs, como eu fazia no gutsy, e enxergar as pastas de outros computadores com nfs.

Abraço!


Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: ubuntu 8.04 - problema com compartilhamento de pastas/rede/impressora com gu
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2008, 18:34 »
tenho problema parecido e muito chato....quando tento configurar a rede e compartilhamento, eu costumo sempre alterar o nome do dominio e depois compartilhar, coisa que no feisty e gutsy (7.04 e 7.10) era moleza...a impressora então configurava sozinha, mas nos 8.04 quando mudo o nome da rede ão consigo mais usar o usuário root, tudo que necessita da permissão dele não abre. para resolver, me deram uma dica aqui no fórum para editar o arquivo hosts - sudo gedit /etc/hosts, onde em 127.0.1 eu sempre tenho que apagar o nome do dominio que eu coloquei..
http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"