Autor Tópico: Socorro na instalação placa Ralink RT2561st.  (Lida 20330 vezes)

Offline PCSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Socorro na instalação placa Ralink RT2561st.
« Online: 10 de Abril de 2008, 13:57 »
Sou novato no mundo Linux! Fiquei mais de 8 horas tentando fazer com que minha placa wireless funcionasse, mas não consegui. Então resolvi postar neste forum pra ver se alguem pode me ajudar.
Já tentei um bocado de tutoriais mais nada. Instalei a versão 7.10 do Ubuntu e minha placa e uma Ralink rt2561st.

Já coloquei o driver nativo na blacklist e já baixei e tentei instalar os seguintes driver:
http://rt2x00.serialmonkey.com/rt61-cvs-daily.tar.gz
http://www.ralinktech.com.tw/data/drivers/2007_1210_RT61_Linux_STA_v1.1.2.0.tar.bz2
http://www.ralinktech.com.tw/data/IS_Linux_STA_6x_D_1.1.1.0.tar.gz

e até os drivers do proprio windowsXP como descrito neste site:
http://www.jornaldojerimum.com.br/2008/01/24/como-instalar-a-placa-de-rede-wireless-ralink-rt73-usando-ndiswrapper
neste caso ocorreu um problema na instalação do ndiswrapper.

Segui varios tutoriais que encontrei na internet mas basicamente segui este tutorial:
Citar
Primeiro Passo:
Primeiramente vamos remover o driver nativo. Para isso abra o terminal e digite o comando abaixo:
   $ sudo -s
   # echo 'blacklist rt61pci' >> /etc/modprobe.d/blacklist
   # modprobe --remove rt61pci
Segundo Passo:
Faremos o download da ultima versão do driver na página da Ralink [http://www.ralinktech.com/ralink/Home/Support/Linux.html].
Terceiro Passo:
No terminal, digite o comando abaixo para a instação dos pacotes necessários para a compilação do driver.
      # apt-get install linux-headers-`uname -r`
Quarto passo:
Ainda no terminal, acesse a pasta onde está o arquivo resultante do download do primeiro passo, e descompacteo, utilizando o seguinte comando tar. Para isso, no terminal e digite os comandos abaixo:
      $ tar xvfz RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar.gz
Obs: Verifique o nome do arquivo, já que novas versões podem ser lançadas pelo fabricante.
Quarto passo:
Acesse a pasta resultante da descompatação (terceiro passo) e compile o driver. Para isso, no terminal e digite os comandos abaixo:
      $cd RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0/Module/
      $cp -f Makefile.6 Makefile
      $make all
Quinto passo:
Prepare o diretório de configuração e copie os arquivos. Para isso, no terminal e digite os comandos abaixo:
      # mkdir -p /etc/Wireless/RT61STA/
      # cp *.bin /etc/Wireless/RT61STA/
      # cp rt61sta.dat /etc/Wireless/RT61STA/
Quinto passo:
Instale o modulo do Kernel. Para isso, no terminal e digite os comandos abaixo:
      # cp rt61.ko /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/net/
      # depmod
      # echo 'rt61' >> /etc/modules
      # echo 'alias ra0 rt61' >> /etc/modprobe.d/aliases
Sexto passo:
Para configurar os parametros da rede wireless como ESSID, WPA, Canal, edite o rt61sta.dat. Para isso no terminal e digite os comandos abaixo:
       # sudo gedit /etc/Wireless/RT61STA/rt61sta.dat
Em caso de alguma dúvida sobre a configuração, consulte o arquivo README na pasta do driver.
Sétimo passo:
Para configurar a rede, edite os parametros do arquivo interfaces. Para isso no terminal e digite os comandos abaixo:
       # sudo gedit /etc/network/interfaces
Caso queira configurar a rede para ip estático, ajustes conforme o exemplo abaixo:
       iface ra0 inet static
       address <seu ip>
       netmask <sua mascara>
       gateway <ip do access point>
       auto ra0
Meu provedor de internet e via Radio e estou utilizando canal: 11, autenticação: aberta, encriptação: WEP ACSII , essid oculto, Ip:192.168.20.100, gw192.168.20.1
Vou instalar novamente o ubuntu e aguardar resposta para iniciar do zero.

Desde já agradeço!
PCSilva Ubuntu 7.10

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Socorro na instalação placa Ralink RT2561st.
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2008, 01:01 »
Logo após escrever neste forum resolvi antes de reinstalar o Ubuntu tentantar mais uma vez. Logo que iniciei o sistema percebi que minha placa tinha sido reconhecida (muito estranho) e que havia encontrado minha rede. Só que não consigo conectar:

com lspci network Ralink rt2561/rt61

Suspeito que o problema seja a minha ip, gw e Broadcast. Na ícone da rede clico com o direito e escolho a opção informações da rede e todos os valores estão zerados (ip 0.0.0.0 ...).

A rede wireless foi reconhecida como wlan0 pude ver isso com o comando iwconfig, onde pude observar também que o sinal da rede esta otimo.

onde posso configurar a ip e os outros valores?

com route - n pude ver que o dns está correto.

fui no diretório /etc e não encontrei nenhuma pasta com nome Wireless como antes havia e sei que nela havia os arquivos de configuração dos parâmetros da rede.


Este seu assunto está DUPLICADO embora os títulos sejam diferentes.  Veja =>aqui<=
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline PCSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Socorro na instalação placa Ralink RT2561st.
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2008, 10:24 »
 :-[ Peço desculpas ao colegas! Pois havia postado em local errado minha duvida! E não sabia como excluir o tópico anterior.
« Última modificação: 11 de Abril de 2008, 10:34 por PCSilva »
PCSilva Ubuntu 7.10

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Socorro na instalação placa Ralink RT2561st.
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2008, 19:54 »
como usa o ubuntu, pelo modo grafico:
Menu/sistema/Administração/Rede
selecione o adaptador, clique em propriedades e pronto.
Se suas dns estão ok, tudo bem, mas só para registro, o arquivo que guarda suas configurações chama-se resolv.conf, basta edita-lo e alterar a dns caso esteja correto.
ifconfig eth0 192.168.7.145 muda o ip da eth0 para esse especificado.
para wireless: iwconfig bla bla bla... ok?
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.