Autor Tópico: Ubuntu inicia em tela preta  (Lida 5014 vezes)

Offline mago88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu inicia em tela preta
« Online: 29 de MAR?O de 2008, 16:13 »
Instalei duas vesões do ubuntu 7.10, uma para processadores x64 - da primeira vez - e outra para x86 - segunda vez, ambas depois do win xp instalado. As duas instalaram, nas quando inicio o GRUB e coloco para iniciar o SO (ubuntu) ele começa a carregar e antes de qualquer aparecimento de simbolos do ubuntu fica em tela preta. Sei que ele está instalado no HD, pois desligo pelo gabinete e ele leva um tempo (curto) para desligar. Os dados do meu PC são:
- Processador: Intel Core  Duo E4600 2.6 Gz;
- Placa mãe: Asus P5LD-X/1333;
- memória: 2 Gb;
- Placa de Video: ATI Radeon HD 2600 pro 512 Mb;
- HD: Sata 2 160 Gb;
- Gravadora de DVD: LG Super Multi.
 ;D
Obs: O windows está ocupando 3 partições no HD: 15 Gb, 30 Gb e 70 Gb ambas em sistema NTFS. O resto está formatado em EXT3 com Ubuntu 7.10 para x86.
 ???
Gostaria de saber se é meu PC ou o modo de instalação que executei que está dando este tipo de erro, :-\.
Obrigado

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia em tela preta
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2008, 15:46 »
Mas o sistema inicia depois de um tempo ou fica so nessa tela preta?

Offline mago88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia em tela preta
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2008, 16:56 »
Fica apenas em tela preta, bom deixei umas 2 horas para ver se voltava... mas ficou sem resposta, a tela continuava lá.
 ???

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia em tela preta
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2008, 18:24 »
Provavelmente não há nada de errado com sua instalação e sim com o Driver da Placa de Vídeo. Vários relatos de problemas com a  Radeon HD2600 no Fórum do Ubuntu Americano. Mas tem solução.

Aguarde a inicialização como de costume, quando a luz do HD parar de piscar faça: CRLT + ALT + F1

Isso irá levá-lo a um dos terminais em modo texto aguardando o seu Login.  Coloque o seu Login e senha, depois execute o comando:

Código: [Selecionar]
sudo su
E coloque a sua senha.

Aí você será o usuário administrador ou Root.

Novo comando como usuário Root:
Código: [Selecionar]
dpkg-reconfigure xserver-xorg
Este é um assistente de configuração da parte gráfica, teclado, mouse e Monitor. Na primeira pergunta ele vai tentar encontrar o Driver para sua placa de Vídeo, ele deve listar o Driver "ATI", mas ele é que deve estar causando essa zica. Então escolha manualmente o Driver "vesa"  com as setas do teclado. Esse Driver é o Genérico do Linux, você deverá poder entrar na parte gráfica mas sem aceleração.

Ao término do assistente execute o comando:

Código: [Selecionar]
reboot now

E aguarde a nova inicialização do sistema. Se tudo correu bem, você poderá fazer o Login Gráfico. Com isso poderá usar o Envy par instalar um Driver da ATI compatível com a parte gráfica.

Você poderá encontrar o Envy aqui: http://www.albertomilone.com/nvidia_scripts1.html

Depois conta pra gente se funcinou.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2008, 18:27 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mago88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia em tela preta
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:49 »
vlw cara!! vou tentar aki e ae posto ake!!

Offline mago88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu inicia em tela preta
« Resposta #5 Online: 30 de MAR?O de 2008, 21:22 »
.Deu certim, mas eu executei pelo "modo segurança", to postando pelo linux!! vou instalar o drive ati 8.3 para o linux... se nao der eu uso o site que vc passou.
Caras, muuuito obrigado pela ajuda e galactus muito obrigado pelo minitutorial!!
VLW!!