Autor Tópico: Problemas ao instalar multifuncional HP C4280 [Resolvido]  (Lida 5639 vezes)

Offline Dyego Sousa

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas ao instalar multifuncional HP C4280 [Resolvido]
« Online: 26 de MAR?O de 2008, 23:48 »
Primeiramente, Olá a todos! Fiquei muito tempo afastado do fórum, mas ainda tô vivo!

Acabei de comprar essa impressora. Dei preferência à HP por conta da compatibilidade com Linux. Mas não consigo instalar a danada de jeito nenhum.

Usando o HP LIP no Ubuntu Gusty ela é detectada como C4200 series, mas ele pede um arquivo PPD referente à impressora, que não é encontrado. Baixei o arquivo PPD referente à C4200, mas o linuxprinting.org recomenda o driver hpijs para ela.
http://openprinting.org/show_printer.cgi?recnum=HP-PhotoSmart_C4200

Quando indico o arquivo PPD da C4200 no HP LIP, dá um erro e não funciona.

O mesmo linuxprinting.org indica que a C4280 funciona perfeitamente no Linux mas recomenda para ela o driver hplip, sem, no entanto, fornecer nenhum arquivo PPD.
http://openprinting.org/show_printer.cgi?recnum=HP-Photosmart_C4280

No caso específico da C4280 tem uma observação de que o status de funcionamento perfeito ainda não foi comprovado e que pode ser editado por qualquer pessoa.

A C4180 está na mesma situação de funcionamento perfeito, porém sem comprovação. A Pesquisa Anual de Compatibilidade de Hardware do BR-Linux indica que segundo 1 usuário do ubuntu, ela foi reconhecida automaticamente e funciona 100%.
http://br-linux.org/linux/compatibilidade-linux-multifuncional

Perguntas:
1) Alguém já conseguiu fazer essa impressora ou alguma outra da série C4200 funcionar em qualquer distro? obs: tô considerando trocar de distro só pra fazer ela funcionar.

2) Como fazer a impressora usar o driver hpijs no Ubuntu? obs: ele já está instalado.

Aceito sugestões alternativas.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2008, 02:15 por Dyego Sousa »

Offline Dyego Sousa

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas ao instalar multifuncional HP C4280
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2008, 00:10 »
Acabei de testar usando um live CD do Ubuntu Gusty e funcionou automaticamente.  :o Menos mau, pelo menos eu sei que funciona.

Agora como faço pra funcionar o ubuntu já instalado?

Offline Dyego Sousa

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas ao instalar multifuncional HP C4280
« Resposta #2 Online: 27 de MAR?O de 2008, 02:12 »
Eu reinstalei vários pacotes relacionados ao CUPS e a impressora passou a funcionar.

vlw

Offline Dyego Sousa

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas ao instalar multifuncional HP C4280 [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2008, 21:36 »
Depois de reiniciar o PC, eu voltava ao mesmo problema.

Descobri que reinstalando o pacote cupsys o problema se resolvia, mas eu teria que fazer isso a cada boot. Depois de reinstalar o pacote cupsys pelo terminal, notei que ele parava o cupsd e o reiniciava durante a reinstalação. Percebi então que, parando e reiniciando o cupsd durante o boot esse problema seria resolvido.
Código: [Selecionar]
Preparando para substituir cupsys 1.3.2-1ubuntu7.5 (usando .../cupsys_1.3.2-1ubuntu7.5_i386.deb) ...
 * Stopping Common Unix Printing System: cupsd                           [ OK ]
Descompactando substituto cupsys ...
Instalando cupsys (1.3.2-1ubuntu7.5) ...
Reloading AppArmor profiles : done.
 * Starting Common Unix Printing System: cupsd                           [ OK ]

Assim, criei um script bem simples com os comandos de finalização e reinício do cupsd e adicionei esse script ao rc.d.
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
/usr/sbin/cupsdisable
/usr/sbin/cupsd

Desculpe a postagem seguida, mas tive problemas extras, encontrei a solução e quis postar pro caso de outras pessoas tenham o mesmo problema.