Autor Tópico: Postagem de Notícias  (Lida 8714 vezes)

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Postagem de Notícias
« Online: 23 de Fevereiro de 2008, 02:57 »
Como vem sendo alvo de polêmica e discussões com ânimos acirrados em outros tópicos acho que é relevante abrir um para a discussão do problema sobre a postagem de notícias.

É realmente desagradável desenvolver esse tipo de discussão em um tópico já criado pois não se trata de um problema particular, mas um fato mais generalizado.

A maioria sabe, o fórum tem uma sessão destinada à notícias e outra destinada à assunto mais descontraídos relacionados com o Ubuntu e com software livre. Sempre foram postadas notícias e sempre os usuários as comentaram. Como o número era reduzido muitas notícias que desobedeciam as regras do fórum foram passando, ainda mais porque muita gente respondia.

Não há como negar que desde a criação do fórum e a ultima estipulação de regras o fórum cresceu. Hoje recebe mais usuários do que antes. O fórum também mudou, recebe um perfil de usuários diferente dos que o freqüentavam. Então é natural que certos comportamentos tendam a aumentar e mudar, entre eles a criação de tópicos com notícias.

Em linhas gerais, o aumento do número de notícias, a forma como está se dando, o local e os temas abordados são aspectos que vêm desagradando alguns usuários. Por outro lado, aqueles que postam notícias tendem a defender sua posição, e acusam a administração de autoritarismo quando se tenta botar o assunto em discussão.

Espero que possamos discutir a situação para evitar problemas futuros. Claro, com decência e maturidade, respeitando as opiniões alheias.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 03:18 »
Bom, como não posso me furtar de dar minha opinião farei agora. Quis que o primeiro post fosse imparcial.

Falo apenas por mim quando faço as críticas.

De modo geral não recrimino os tópicos de notícia, mas o que me deixa incomodado são os espelhos de sites amplamente conhecidos. Sempre leio Br-linux, IDG-now, Planeta Ubuntu, entre outros, antes de entrar no fórum e acho horrível entrar aqui no fórum e ver cópias idênticas sem um comentário sequer do autor. Algumas das vezes são notícias muito descartáveis, não servem nem a título de curiosidade. Fora as que contrariam as regras do fórum, como as que fogem do assunto Ubuntu e software livre.

Hoje as notícias não são poucas e aparentemente há até uma corrida para postar primeiro, já que o número de tópicos duplicados tem aumentado muito.

Antigamente eu acompanhava as notícias no fórum, mas no geral eram postadas por verdadeiros garimpeiros que escavavam nas listas de discussão do Ubuntu para trazer novidades que eu não podia ler em sites.

Como eu disse, de modo geral não recrimino as notícias. Anúncios oficiais do Ubuntu, matérias relevantes do software livre, mesmo que divulgadas em grande sites merecem espaço aqui. Mas acho abuso quando começam a espelhar meras "curiosidades" para o compartilhamento das opiniões. São tópicos que ocupam espaço do fórum e geralmente os que mais trazem problemas para a moderação com flame wars e "trollagens".

Outras pessoas já participaram de discussões nesse sentido e têm reclamações e opiniões diferentes. Não sei como se poderia conciliar os interesses mas espero que pelo menos essa discussão tenha fim.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 03:30 »
Vou dar a minha opinião:

Não gosto desse exagero de tópicos sobre notícias, mas também entendo que o fórum é um lugar pra discussão.

Acho que o que deve prevalecer é o bom senso, quer discutir uma notícia? Certo, então abra um tópico, explique por que quer discutir aquilo e dê a sua opinião sobre o assunto. Mas simplesmente copiar a notícia com um quote e colocar um link no final é completamente sem sentido, principalmente quando a notícia é tirada de sites famosos, como o BR-Linux e o Planeta Ubuntu.

Claro que quando queremos discutir ou perguntar sobre algo, devemos verificar se já não existe um tópico com esse propósito usando a pesquisa.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2008, 03:33 por BlackMoon »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 20:45 »
Primeiro, avaliar se realmente a notícia vale a pena.
Segundo, verificar se está dentro das regras do Fórum.
A terceira providência seria dar uma conferida pra ver se já não existe um tópico igual.
Quarto, abrir o tópico já com um comentário sobre o assunto.
Quinto, não copiar e colar a notícia mas, apenas o link da fonte...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline FernandoCordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
    • PERFECTRON BLOG - Ubuntu, eletrônica e coisas geeks!
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 21:41 »
Primeiro, avaliar se realmente a notícia vale a pena.
Segundo, verificar se está dentro das regras do Fórum.
A terceira providência seria dar uma conferida pra ver se já não existe um tópico igual.
Quarto, abrir o tópico já com um comentário sobre o assunto.
Quinto, não copiar e colar a notícia mas, apenas o link da fonte...


Concordo com você em todos os aspectos, acrescentando que isso deveria ser de alguma forma oficializado entre as regras do fórum. Destrinchando um pouco sua colocação:

Avaliar se realmente a notícia vale a pena:
- Analisar como esta notícia se relaciona com Ubuntu. Exemplo: trata-se de um outro Sistema Operacional de forma que haja uma dicussão em torno do assunto, talvez vantagens, desvantagens, boas idéias, etc? Trata-se de mundo do software livre? A discussão evidentemente deveria, se relacionar de alguma forma com o Ubuntu.

A terceira providência seria dar uma conferida pra ver se já não existe um tópico igual.
- Creio que poderia ser a primeira providência, para não perder tempo ;)

Quarto, abrir o tópico já com um comentário sobre o assunto.
- Eu mesmo não fiz isso  :-X, mas considero importante para que seja realmente iniciada uma discussão em torno do assunto.

Quinto, não copiar e colar a notícia mas, apenas o link da fonte...
- Bom, isso pode economizar um espaço no servidor, então o padrão deveria ser:
1 - O título da notícia, tal como consta na fonte;
2 - Um resumo sobre o que trata a notícia, escrito pelo autor do tópico;
3 - Suas breves considerações a respeito
"Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que conhecem código binário e as que não."

Offline FernandoCordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
    • PERFECTRON BLOG - Ubuntu, eletrônica e coisas geeks!
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 21:48 »
Por outro lado, aqueles que postam notícias tendem a defender sua posição, e acusam a administração de autoritarismo quando se tenta botar o assunto em discussão.

Poxa Insert Coin... como você abriu o tópico por causa de minha mensagem anterior, gostaria de, mais uma vez, esclarecer que NÃO DEFENDO A POSTAGEM OU NÃO DE NOTÍCIAS, mas sim que hajam regras claras sobre o assunto. Nem acusei a Administração de autoritarismo por tentar botar o assunto em discussão, se assim fosse não estaria tanto lá quanto aqui, participando do assunto, não acha? Bom, lá eu expliquei que a coisa foi dita de tal forma que parece até autoritarismo, parecer, soar, é diferente de SER. Espero sinceramente que não uses mais o sujeito indeterminado para se referir a minhas colocações, principalmente dando a elas uma conotação que não foi a minha ao escreve-las, para que assim, as discussões realmente se dêem no espirito que você belamente sintetizou acima: com decência e maturidade, respeitando as opiniões alheias.

abraços
"Existem 10 tipos de pessoas no mundo: as que conhecem código binário e as que não."

Piras

  • Visitante
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 14:56 »
Citar
Piras, essa argumentação de "tudo ou nada" não leva a nada.

Estou aqui apenas para responder a esta frase, que foi dirigida a mim sem que tivesse a oportunidade de respondê-la no outro tópico. Eu nunca caracterizei minhas intervenções neste fórum pelo "tudo ou nada" e é preciso uma interpretação muito criativa para ver "tudo ou nada" nos meus argumentos.

Para mim, o pecado original aqui foi do administrador do fórum e não do Fernando Rodrigues. Se o administrador queria rediscutir a questão das notícias, deveria ter feito como o autor deste tópico: abrir um tópico a respeito do assunto e no lugar apropriado. Não acho que a maneira como ele reclamou do tópico do Fernando tenha sido um "pedido", nem "delicado". Foi uma advertência ou reclamação sem fundamento nas Regras de Conduta, o que, ao meu ver, justifica plenamente a revolta do Fernando, pois o seu tópico ficou completamente desvirtuado. Espera-se que os administradores/moderadores sejam os primeiros a respeitar as regras.

Quanto à restrição aos tópicos de notícias, acho que há muita parcialidade na questão. Os mais experientes conhecem as principais fontes de notícias do mundo Linux; os iniciantes, não. Portanto, se certas notícias podem ser redundantes para alguns, não são para outros. Além disso, se o sujeito acha que a notícia mereceria uma discussão entre os membros deste fórum (talvez, pelo simples fato dele dar algum peso à opinião dos colegas), não vejo nada de errado nisso.

É claro, se há problemas em relação ao "espaço" do fórum, eu prefiro muito mais sacrificar as notícias a sacrificar o suporte. Mas, se o problema ainda não existe, nem atingiu uma fase aguda, não seria apenas o caso de limpar as notícias mais antigas? Apagar tópicos antigos de suporte pode ser um problema, já que muitos deles ainda são muitos úteis. No caso das notícias, talvez a depuração periódica se justifique.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #7 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 09:49 »
Notícias são importantes para um fórum, muitos usuários conectam para suporte, mas nas horas vagas o usam para descontração. Estes dados já foram colhidos por nós em outras mensagens. 
No entanto, acho que estas notícias deveriam ser postas na forma de um comentário e um link para mostrar a origem e não do tipo copiar-colar como tem ocorrido com a maioria.
 
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Postagem de Notícias
« Resposta #8 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 12:13 »
Notícias são importantes para um fórum, muitos usuários conectam para suporte, mas nas horas vagas o usam para descontração. Estes dados já foram colhidos por nós em outras mensagens. 
No entanto, acho que estas notícias deveriam ser postas na forma de um comentário e um link para mostrar a origem e não do tipo copiar-colar como tem ocorrido com a maioria.
 

Achei as idéias muito boas. Poderia até dar um resumo da notícia (no moldes do Br-Linux).

Acho que o comentário do autor mostra interesse na discussão da notícia e já pode dar a direção e a intenção que pretende ao tópico.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 12:15 por ins3rt c0in »