Autor Tópico: Caixa Mágica 12 - excelente!  (Lida 9791 vezes)

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Caixa Mágica 12 - excelente!
« Online: 21 de Fevereiro de 2008, 05:59 »
Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa de GNU/Linux que disponibilizou uma nova versão. A grande novidade desta distribuição é a mudança de base da opensuse para a Mandriva 2008, a distribuição europeia de GNU/Linux com maior sucesso.
As razões para esta mudança são a forte presença da Mandriva no Brasil - mercado que a Caixa Mágica pretende conquistar -, o facto de ser a única distribuição popular com sede na Europa e porque é um parceiro em vários projectos.
Apesar de usar a base da Mandriva, a Caixa Mágica é um projecto autónomo, ainda que em sintonia com a sua parceira. A Caixa Mágica 12 não é uma cópia da Mandriva, mas tem algumas semelhanças, características muito próprias e é ainda mais amigável.
O objectivo do projecto é segundo li,tornar-se uma das 30 distribuições de GNU/Linux mais usadas em 2010.
Algumas das caratcteristicas principais são a inclusão do compiz-fusion, kde 3.5.7, GNOME 2.20, assim como do OpenOffice 2.3.1 em português, Linux 2.6.22, GIMP 2.4.3, suporte para os modems e placas 3G utilizadas em Portugal.(placas ZTE, Option, Huawei,...), Screensaver com imagens de Portugal submetidas pelos utilizadores e até uma aplicação para o Cartão do Cidadao; ( esta aplicação é show!!)
O que eu gostei muito é a inclusão do apt-rpm como gerenciamento de pacotes com desenvolvimento pelos próprios criadores do caixa mágica
http://projects.caixamagica.pt/projects/aptrpm/

Reparem nestes videos que mostram  a aplicação para o cartão de cidadão e como adicionar a assinatura de maisl com o cartão de cidadão com o thunderbird. Simplesmente fantástico!
http://videos.sapo.pt/ruifernandes24/playview/2

Resta dizer que esta distribuição é mesmo muito leve.
Os requisitos minimos são:
Pentium II a 350 mhz
64 Mb (128 recomendado)
Disco com o minimo de 4 GB

Por aqui a PClinuxOS é muito elogiada pela sua leveza. A caixa mágica com a mesma base(mandriva) é ainda mais leve, é 100 por cento em portugues e é uma distribuição estável e com um excelente suporte já que é comercial.
A versão paga custa 39 euros e inclui o manual  e assistencia tecnica.
De aspecto negativo é o facto de ainda não existir versão live-cd, mas está nos planos da equipa produzir um em breve.
Para o download gratutio e informações: www.caixamagica.pt

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 07:55 »
tenho vergonha
sou portugues de portugal e ainda nao exprimentei esta distro :'( :'( :'(
o maior problema para mim e nao ser baseada em debian poix ainda so usei ubuntu e como tou satisfeito nao pretendo mudar mas se tivesse mais um computador com certeza a exprimentaria
t5lavez um dia nao agora

ja agora se alguem exprimentou que diga alguma coisa

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 09:06 »
Adorei esse negócio de cartão do cidadão. Pelo o que eu entendi, um cartão com todas as informações sobre você, protegido por senha e que você ainda pode utilizar para assinar mensagem eletrônica!!! Muito bom!

Offline igornunes2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • JUSTLINUX!
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:54 »
KDE não me agrada de jeito nenhum!!! não consigo me adptar  :-\ !!!!

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:44 »
KDE não me agrada de jeito nenhum!!! não consigo me adptar  :-\ !!!!
O caixa mágica tem tanto o gnome como o kde.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 20:55 »
Adorei esse negócio de cartão do cidadão. Pelo o que eu entendi, um cartão com todas as informações sobre você, protegido por senha e que você ainda pode utilizar para assinar mensagem eletrônica!!! Muito bom!

 ja tenho o meu(como vivo nos açores fui dos primeiros)
o pior se vc perder o cartao perde tudo tambem o que e mau para mim  que perco tudo ;D

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2008, 22:14 »
Só para dizer que o lançamento do Cartão de Cidadão também previu quem usa Ubuntu. Acabei de consultar o Manual de Utilização da Aplicação do Cartão de Cidadão  (em http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=100&Itemid=41&lang=pt) e foi com agrado que verifiquei isso.

Tenho até o programa instalado aqui. Como não tenho o Cartão de Cidadão (vou pedir!) nem o leitor do cartão, nada posso fazer. De qq modo é uma iniciativa interessante num país que se tem mostrado vendido à M$.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Caixa Mágica 12
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2008, 07:42 »
Resta dizer que esta distribuição é mesmo muito leve.
Os requisitos minimos são:
Pentium II a 350 mhz
64 Mb (128 recomendado)
Disco com o minimo de 4 GB

Só isso? Interessante! :o

Meu ResuLinux 2.5 consome 236 MB dos meus 240 MB (os 16 MB restantes do meu pente de 256 MB já são gastos no vídeo). Mas em compensação foi a única que rodou Liso aqui. As outras que testei rodaram consumindo menos prometeram tanto e na prática na hora de rodar os games...

Quem tiver placa de video SIS, placa mãe PCCHIPS, 256 de ram teste nessa distro chamada Caixa Mágica o emulador de super nintendo o ZSNES e o game Super TUX. Se não rodar engasgando, eu baixarei de vez.

O ResuLinux foi a única distro Linux que me permitiu jogar games com desempenho  semelhante no Janela$ (Apesar dos Linuxers odiarem Ruindow$ isso foi um elogio :-\ )

Citar
De aspecto negativo é o facto de ainda não existir versão live-cd, mas está nos planos da equipa produzir um em breve.

Já tem a versão Live CD. Vi no site assim que você me passou o Link.

KDE não me agrada de jeito nenhum!!! não consigo me adptar  :-\ !!!!


Lhe garanto que se você usar o Google, ele vai te ajudar :)
« Última modificação: 18 de Outubro de 2008, 09:44 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2008, 09:23 »
Resta dizer que esta distribuição é mesmo muito leve.
Os requisitos minimos são:
Pentium II a 350 mhz
64 Mb (128 recomendado)
Disco com o minimo de 4 GB

Só isso? Interessante! Meu ResuLinux 2.5 consome 236 MB dos meus 240 MB (os 16 MB já são gastos no vídeo). Mas em compensação foi a única que rodou Liso aqui. As outras que rodaram consumindo menos prometeram tanto e na prática na hora de rodar os games...

........

Citar
De aspecto negativo é o facto de ainda não existir versão live-cd, mas está nos planos da equipa produzir um em breve.
Já tem a versão Live CD.

......

Real/ a configuração básica é impressionante.
Amigo BudSpencer, pelo que informa no site do BigLinux ela exige 192 RAM.
O fato é que testei e fiquei impressionado c/ o desempenho de liveCD do BigLinux, num Celeron c/ 256RAM.
Sei que temos o Xubuntu, mas sou daqueles que optam pelo interface padrão de cada distro.
Mas ñ vir em liveCD por enquanto ñ me interessa p/ testes, acho isso um requisito importante p/ eu testar alguma distro.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2008, 17:18 »
Acabei de instalar o caixa magica 12 e nao consigo conectar a internet nem com reza braba. ja fiz as configuraçoes necessárias e nada. Não entendi essa....no ubuntu e em outras distro q testei foi tudo muito rapido pra conectar.

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Caixa Mágica 12 - excelente!
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2008, 19:43 »
Eu acho o Xubuntu uma porcaria pra pc antigo. O xubuntu é excelente, ele é para ser usado em pcs razoáveis, mas para antigo antigo mesmo tem que ser:
SliTaz
Puppy Linux
e outras coisas do gênero.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!