Autor Tópico: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips  (Lida 6753 vezes)

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Online: 21 de Fevereiro de 2008, 01:25 »
No meu micro tudo fica bom, mas estou doando 2 micros porcarias k6II com 128M de RAM para um jardim de infância do bairro.
 O problema é que os micros usam a porcaria da placa mãe PCChips M598 com video on-board sis é uma B...
Sei que o assunto é recorrente, mas este micros são bem específicos pois quero uma distro em português (pois seria demais querer que as crianças de 3 a 5 anos falassem inglês ou alemão...) que rode gcompris, tuxpaint, childsplay e outros joguinhos educativos e ou fáceis (alias aceito sugestões também!!!).
Já testei o puppy e apesar de gostar, não tem tradução nem  muitos dos jogos citados acima como o childsplay.
O Resulinux, que pelo menos dá boot em uns 2 minutos e funciona tudo, mas em placas pcchips com video sis on-board, tudo fica lento... mas roda... depois de tirar (acpi, apm, cron, bluetooth...) e configurar um monte de coisas
Tava vendo o Xubuntu, mas pelo relato não é estas coisas para micros antigos porcarias...
O DreamLinux dá uns paus na tela... mas tenho que testar mais, pois dissem que pelo menos é rápido e leve...
Alias a resolução deve ser 800x600 pois não quero matar as crianças de cegueira naqueles monitores velhos de 14 polegadas...
Tentei o gOS, mas não é lá muito rápido...
Alias o que é mais leve E17 ou XFCE ???

Obrigado e qualquer dica de distro ou programas ajuda e as crianças agradecem!!!

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 00:42 »
poe o kurumin 5 que funciona legal, só não sei se tem tudo o que vc esta querendo

Offline robson_andre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2008, 09:30 »
eu tinha um desses, só fucionou legal na epoca com o kurumin, a unica diferença é que o meu tinha 256M, era o unico que tinha configurado com meu modem hsp56, mesmo assim ainda a conexao caía volta e meia

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2008, 11:15 »
Estou com essa mesma dúvida pois estou com o PC da minha namorada e a configuração do mesmo é muito parecida com essa sua.

Vou tentar algumas distros nela e ver qual fica melhor: Antix, Zenwalk, Resulinux, Kurumin, Dreamlinux...alguém sugere alguma outra?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

alexcosta67

  • Visitante
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2008, 15:13 »
Já viram isso?

"Agora temos um novato no pedaço: o SliTaz GNU/Linux 1.0 não é só mais uma distribuição Linux; ela é, na verdade, a menor de todas com vantagem, tendo apenas metade do tamanho do Damn Small Linux. Quando o CD é posto para rodar, a imagem de 25MB se expande para aproximadamente 80MB, então qualquer computador com 128MB de RAM é capaz de carregar o sistema na memória e executar programas com grande velocidade. "

http://www.guiadohardware.net/dicas/slitaz.html

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2008, 01:16 »
hum...

slitaz owna @_@

se não tiver em pt pode ser uma distro com o ambiente LXDE,de preferencia uma distro feita para ser leve.

LXDE é um ambiente LEVE e ROBUSTO ao mesmo tempo,me impressionei com ele.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2008, 17:36 »
Vai de Debian com Fluxbox. Até o XFCE vai ficar lento nessas  máquinas.

Praticamente vai ser o único que vai rodar bem, tem todas as aplicações que você quer, vai estar em português e grande comunidade para te ajudar no suporte. 

Já tentou as distros baseadas no Slackware? Mas são todas em Inglês!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2008, 12:58 »
Vai de Debian com Fluxbox. Até o XFCE vai ficar lento nessas  máquinas.

Praticamente vai ser o único que vai rodar bem, tem todas as aplicações que você quer, vai estar em português e grande comunidade para te ajudar no suporte. 

Já tentou as distros baseadas no Slackware? Mas são todas em Inglês!

Concordo "em gênero, número e grau"!  :D
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2008, 22:57 »
http://symphonyos.com/cms/?p=8

Parece uma distro interessante para computadores antigos, ta escrito na descrição que roda em processadores a partir de 200Mhz!
Bom, não sei se tem em português.. mas da uma olhada! o/

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2008, 07:35 »
aqui na minha faculdade eles usam em um pentium 166 o FreeBSD com XFCE.

Não fica uma brastemp, mas até que tá legal pra mexer, melhor do que eu esperava.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2008, 15:11 »
http://symphonyos.com/cms/?p=8

Parece uma distro interessante para computadores antigos, ta escrito na descrição que roda em processadores a partir de 200Mhz!
Bom, não sei se tem em português.. mas da uma olhada! o/

Eu duvido sempre dessas configurações antes de testar na prática!

Sabe o motivo? Ficamos "implicando" com a memória e o processador, mas esquecemos da placa mãe! Eu vou dizer, é uma OSSO instalar Linux em placas com mais de 7 anos!  Pau no ACPI, no APIC, no Vídeo Onboard, conflitos com IRQ.  Enfim, é uma bomba!
Sem falar nos paus dos módulos de temperaturas nos processadores ainda de "cartucho"!!!   >:(

Você se diverte muito com esses PCs do arco da velha!  ;D

Tenho um Frank aqui comigo que foi osso para botar uma distro rodando redondinha!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Qual usar:k6II-500Hz-128MRAM-PCChips
« Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2008, 19:16 »
Instalei o Xubuntu 8.04 num K6-II 500MHz, com 192MB de RAM, HD de 10GB (Quantum Fireball de 4500rpm, horrível, mas durável), placa-mãe Gigabyte GA-5SM, que também utiliza o chipset SIS 530 que vem nas grotescas PCChips.
Pois bem, se não fosse o HD diria sinceramente que está dentro e muito do esperado. Pois bem sabemos que o dispositivo que mais encalha o conceito de hardware veloz sempre foi e será o HD, mesmo os mais novos, pois é mecanizado. Mas voltando ao assunto, seu desempenho é um pouco menos otimizado que o Windows 98 neste hardware, por isso fica essa recomendação. Só não vale ficar colocando "programinhas" nele, pois a coisa não foi feita para isso. Conta o fato de ser em português e estar bem atualizado, pelo fato de eu já ter inserido impressoras e alguns pendrives e tudo funcionar bem sem remendos.
Adriano Oliveira
São Luís-MA