Autor Tópico: Travada crítica no sistema. O que fazer?  (Lida 7046 vezes)

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Online: 15 de Fevereiro de 2008, 23:47 »
Olá pessoal.

Comprei um Hd novo pro meu pc (Maxtor Sata II, 250 Gb, 8 Mb de buffer) e instalei o Ubuntu.

Desde que instalei o hd no pc e o Ubuntu nele, tenho notado problemas críticos.

1. O Hd esquenta acima do normal, tanto que se vc tocar nele depois de uns 30 minutos ligado, com certeza queimará sua mão;
2. No Windows Bosta_ (ops, Vista), nada de anormal acontece,além de mensagens como "Sua cópia é ilegal", telas azuis da morte e probleminhas comuns do sistema do mal;
3. Já no Ubuntu, a coisa é mais crítica: do nada, o sistema trava por completo. Nem mesmo apertando o botão reset o sistema responde... Tem de desligar da tomada mesmo, esperar um pouco e lugar de novo.  :o

Já não sei mais o que fazer, o problema parace, estranhamente, estar associado ao Firefox, ou ao download de atualizações, que foi a unica coisa que utilizei durante as 5 travadas que já sofri.

Alguém pode me ajudar?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 23:53 »
Olá pessoal.

Comprei um Hd novo pro meu pc (Maxtor Sata II, 250 Gb, 8 Mb de buffer) e instalei o Ubuntu.

Desde que instalei o hd no pc e o Ubuntu nele, tenho notado problemas críticos.

1. O Hd esquenta acima do normal, tanto que se vc tocar nele depois de uns 30 minutos ligado, com certeza queimará sua mão;
2. No Windows Bosta_ (ops, Vista), nada de anormal acontece,além de mensagens como "Sua cópia é ilegal", telas azuis da morte e probleminhas comuns do sistema do mal;
3. Já no Ubuntu, a coisa é mais crítica: do nada, o sistema trava por completo. Nem mesmo apertando o botão reset o sistema responde... Tem de desligar da tomada mesmo, esperar um pouco e lugar de novo.  :o

Já não sei mais o que fazer, o problema parace, estranhamente, estar associado ao Firefox, ou ao download de atualizações, que foi a unica coisa que utilizei durante as 5 travadas que já sofri.

Alguém pode me ajudar?

Faltou você dizer sobre o resto da configuração, tipo placa-mãe, placa de vídeo, memória, se a placa suporta sata2, se voce está usando o sata2 como sata (sem remover o jump), qual é sua rede, etc... etc.... 

Meus dois SATA2 esquentam.  Minha placa-mãe esquenta.  O processador esquenta.  Tudo esquenta nesse país tropical.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 00:21 »
Minha placa mãe é uma AsRock 775i65g (suporta apenas Sata I)
1 Gb de Ram DDR
Placa de vídeo Ge-force 6200 LE - 256 ram

Preciso remover algum Jumper?

Quanto ao meu hd esquentar, o outro esquentava tbm, mas esse dá de fritar ovo em cima :P

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 00:31 »
Minha placa mãe é uma AsRock 775i65g (suporta apenas Sata I)
1 Gb de Ram DDR
Placa de vídeo Ge-force 6200 LE - 256 ram

Preciso remover algum Jumper?

Quanto ao meu hd esquentar, o outro esquentava tbm, mas esse dá de fritar ovo em cima :P

Entre no Ubuntu, vá para o terminal console, digite top e deixe o programa rodando até travar.  Veja se identifica qual o programa que está sendo usado nesse momento (o top mostra) para ver o que poderia estar travando.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:20 »
Quanto aos jumpers, algo a modificar pelo fato de minha placa mãe não suportar sata II ?

-----------
E como saberei o que é que está travando?
O top salva algum log do que está no temrinal?
Ou tenho de anotar tudo num papael e reescrever aqui :P?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 12:40 por Master_ »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:52 »
Quanto aos jumpers, algo a modificar pelo fato de minha placa mãe não suportar sata II ?

-----------
E como saberei o que é que está travando?
O top salva algum log do que está no temrinal?
Ou tenho de anotar tudo num papael e reescrever aqui :P?

Quando o HD é SATA2 e a placa-mãe só habilita SATA, então, o jumper do HD SATA2 deve permanecer no lugar dele.  Só isso.  Caso, no futuro, voce compre uma placa-mãe com SATA2, pode continuar usando o mesmo HD, mas, para otimizar a taxa de transferência de dados convem remover o mini-jump do HD, mas nesse caso terá que re-instalar o sistema para evitar problemas creio eu.

Quanto ao TOP ele mostra na console terminal o que ocorre.  Como as mudanças de programas que atuam na memória é feita de forma dinâmica os programas aparecem e desaparecem rapidamente.  Isso pode ser contornado se na janela terminal você digitar o comando de chamada do programa top e direcionar a saída dele para um arquivo qualquer como, por exemplo, resultado.

tor > resultado  <enter>

Ele vai ficar operando e gravando o arquivo resultado e aparentemente a sessão terminal ficará presa a essa operação.  Caso você queira fazer com que ele fique operando e libere o terminal para você então um outro programa chamado "screen" precisará estar disponível e o comando para chamá-lo é screen top > resultado <enter>.  Para sair do programa screen basta digitar Control+A Contro+D.  Para retornar ao programa screen é feito com o comando screen -r <enter>.  Caso o programa screen não esteja disponível basta baixar com sudo apt-get install screen.

Note que o top é apenas uma ferramenta e ele mostra o conteudo do que está sendo executado somente.  Outra forma de verificqr erros é entrar em uma janela terminal e ler o conteúdo do arquivo .xsession-errors  (atenção:  é ponto xsession-errors).  Basta editá-lo com um editor qualquer ou digitar cat .xsession-errors e tentar descobrir algum tipo de erro.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:49 »
Olá Master_,

Há um programa que verifica a saúde dos HDs e informa no tray. É o smart-notifier. Pode ser instalado pelo terminal.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install smart-notifier
O super aquecimento do seu hd parece um problema de má gerenciamento de energia do Linux.
Use o comando abaixo para verificar se o linux está fazendo ou não o gerenciamento de energia adequado.

Código: [Selecionar]
sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
Este comando deve lhe mostrar uma saída como esta:

Código: [Selecionar]
193 Load_Cycle_Count 0x0012 098 098 000 Old_age Always - 27771
Depois de um tempo (5 minutos, ou meia hora, depende do tempo que você conseguir ficar com ela ligada sem reiniciar o PC), dê o comando novamente.
Verifique o último número, que no exemplo é 27771. Se estiver muito mais alto que o anterior o linux não está fazendo o gerenciamento de energia adequado e pode diminuir consideravelmente a vida útil do seu HD.

Caso você não consiga utilizar o comando, é a falta do smartmontools. Instale-o com o comando abaixo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install smartmontools
Há mais informações sobre isto em: http://dicaseguias.blogspot.com/2007/11/verificando-vida-til-do-hd.html

Recomendo que instale o Ubuntu 7.04. No meu caso o 7.10 não carrega o ACPI adequadamente o que faz com que ocorram diversos problemas no gerenciamento de energia, por isso voltei pro 7.04.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:00 »
Existem coolers para HD.  Aqui no Rio de Janeiro custavam R$ 20,00.  Vai esfriar o HD e não precisa mudar de versão  ;D

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:44 »
Existem coolers para HD.  Aqui no Rio de Janeiro custavam R$ 20,00.  Vai esfriar o HD e não precisa mudar de versão  ;D
Amigo, o mais crítico é que já possuo os coolers para hd instalados nele (no paraguai, aqui do lado, custou 5 reis :P), e mesmo assim esquenta excessivamente.

Percebi que o problema está realmente relacionado ao firefox...
Parei de usá-lo e as travadas pararam também.
Estou usando o Epiphany, um navegador simples com estilo gnome (tem tudo a ver com o IE e o explorer, sem graça e parecido com o sistema :P), mas não chega aos pés do Firefox amado.

Preciso descobrir como resolver isso logo, não aguento mais ter de usar o Win Vista pra tudo :O


DouglasCaixeta: irei testar o programa e posto aqui, fico grato.

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 07:18 »
Só pra constar, porque já fiz isso. Um hd jumpeado de sataII (3.0) para sataI (1.5) se retirado o jumper o sistema reconhece a mudança e muda automaticamente a banda de transferência.

                                                                Boa sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 15:49 »
Só pra constar, porque já fiz isso. Um hd jumpeado de sataII (3.0) para sataI (1.5) se retirado o jumper o sistema reconhece a mudança e muda automaticamente a banda de transferência.

                                                                Boa sorte !

Isso só acontece se a placa-mãe suportar SATA2 !!!
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Travada crítica no sistema. O que fazer?
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 16:28 »
Não compreendo, o problema é realmente o flash!!!
Instalei a extenão para o Firefox chamada FlashBlock, e o problema parou, sem mais travadas!!!
Usei o dia todo o pc e nada de anormal aconteceu.

Mas usar a internet sem flash pode se tornar um problema...
O que posso fazer pra recuperar o flash?