Autor Tópico: Usei chmod em instalação...  (Lida 6809 vezes)

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Usei chmod em instalação...
« Online: 26 de Janeiro de 2008, 15:55 »
Olá pessoal, saudações a todos...

Utilizo a versão 7.10 e instalei em meu PC um aplicativo de geoprocessamento chamado SPRING. No LEIAME do programa, foi sugerido que desse o comando chmod -R 777 /etc. Acontece que confundi o local da pasta /etc. Seria para dar as permissões especificamente na pasta /usr/local/Spring_4.3.3/etc, sendo que naquele momento não prestei a devida atenção e executei o comando na pasta /etc do ubuntu.

Acontece que, não consigo fazer as atualizações (por exemplo) e, ao executar no terminal como super usuário, aparece a seguinte mensagem: sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440.

Como devo proceder para voltar à situação anterior? Tem solução?

Agradeço antecipadamente a todas as colaborações.


Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2008, 15:59 »
Cara, eu acho que você vai ter que alterar na mão. No case da não poder alterar, é arrumar as a permissões do arquivo /etc/sudoers com o comando "chmod 440 /etc/sudoers".

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:12 »
Cara, eu acho que você vai ter que alterar na mão. No case da não poder alterar, é arrumar as a permissões do arquivo /etc/sudoers com o comando "chmod 440 /etc/sudoers".

Olá tfmoraes, obrigado pela dica mas, não deu...
acontece isso aqui:

ezandrade@casa:~$ chmod 440 /etc/sudoers
chmod: mudando permissões de `/etc/sudoers': Operação não permitida
ezrandrade@casa:~$

alarcon

  • Visitante
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:17 »
Olá pessoal, saudações a todos...

Utilizo a versão 7.10 e instalei em meu PC um aplicativo de geoprocessamento chamado SPRING. No LEIAME do programa, foi sugerido que desse o comando chmod -R 777 /etc. Acontece que confundi o local da pasta /etc. Seria para dar as permissões especificamente na pasta /usr/local/Spring_4.3.3/etc, sendo que naquele momento não prestei a devida atenção e executei o comando na pasta /etc do ubuntu.

Acontece que, não consigo fazer as atualizações (por exemplo) e, ao executar no terminal como super usuário, aparece a seguinte mensagem: sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440.

Como devo proceder para voltar à situação anterior? Tem solução?

Agradeço antecipadamente a todas as colaborações.



Rapaz acho que vai ser difícil você ajeitar o que fez por que como acrescentou no seu comando o parâmetro -R de recursividade, então todos os arquivos e subpastas que se encontrem em /etc ficaram com a permissão 777, ou seja, poder ler, escrever e executar tanto para o dono, grupo e outros usuários.

Para desfazer isso você teria que saber quais seriam as permissões de todos os arquivos e subpastas presentes em /etc. Se elas fossem iguais seria fácil, mais infelizmente cada arquivo e subpasta tem a sua permissão em particular.

Quanto ao sudores o comando seria assim:

sudo chmod 440 /etc/sudoers



« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 16:21 por alarcon »

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:24 »
Nada...

Todas as vezes que digito sudo "alguma coisa", a resposta é esta: sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440

alarcon

  • Visitante
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:32 »
Nada...

Todas as vezes que digito sudo "alguma coisa", a resposta é esta: sudo: /etc/sudoers is mode 0777, should be 0440


Veja se você, pelo nautilus, pode mudar a permissão graficamente clicando com o botão direito do mouse sobre ele (arquivo sudores em /etc) e em propriedades aba permissões colocar dono: root -> apenas leitura, grupo: root -> apenas leitura, outros: Nenhum e a opção executar desmarcada

alarcon

  • Visitante
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:53 »
Se o que falei acima não der certo então dê boot pelo liveCD do Ubuntu abra um terminal e digite:

sudo su

mkdir /media/hda?

ou

mkdir /media/sda?

onde hda? ou sda?é a partição onde está o seu ubuntu no HD

mount /dev/hda? /media/hda? -t -w reiserfs

ou

mount /dev/sda? /media/sda? -t -w reiserfs

mude de reiserfs para ext3 se for esta sua formatação


depois disto é só copiar o sudores do liveCD para a pasta /etc da partição do Ubuntu assim:

cp -f /etc/sudoers /media/hda?/etc/

ou

cp -f /etc/sudoers /media/sda?/etc/

atenção faça um backup do sudores que está com problemas na sua partição do ubuntu.

Na boa, se não existir uma forma para recuperar no Ubuntu as permissões originais de uma pasta e seus arquivos e subpastas  e se você puder reinstalar o Ubuntu, seria a melhor solução.

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 17:04 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2008, 16:58 »


Já que posso editar o conteúdo das pastas e aquivos de /etc, será que eidtando o arquivo sudoers ele não funcionaria?

Bom pedi para fazer isso por que pensei que as permissões estavam em 777 para todos os arquivos, mas como ao abrir a aba permissões do arquivo sudoers ela está inativa...

Offline ezrandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
    • Geoprocessamento Para Linux
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:57 »
No ubuntu tem alguma ferramente similar àquele do windows que permite restaurar o sistema numa data anterior a "besteira que fez"?

Offline leandro.paz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #9 Online: 09 de MAR?O de 2009, 21:28 »
Aí cara, já faz tempo isso mas vou postar para quem ter o mesmo problema e não souber resolver.

eu fiz assim:

Abra o console e digite:

Código: [Selecionar]
su root (enter)
digite a senha do root
chmod 0440 /etc/sudoers

Aqui deu certo, até.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Usei chmod em instalação...
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2009, 05:46 »
Quero só alertar que chmod 777 /etc -R é uma avenida para hackers, virus e demais coisas boas da net. O meu conselho de amigo é, se possível, copiar para um backup documentos pessoais, e instalar tudo de novo. Que eu saiba, a não ser ficheiro a ficheiro e conhecendo todas as permissões é que se pode recuperar esse sistema. E logo por azar o /etc possui n directorias carregadas de ficheiros de configurações, nomeadamente rede, firewalls e por aí fora. Nos tempos que correm eu não arriscava.

E de futuro, qualquer coisa -R é para fazer bem acordado e sabendo exactamente quais as consequências. Mal feito apaga-lhe em segundos o disco inteiro se preciso for...


Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8