Autor Tópico: Como alterar somente o ícone do menu principal???  (Lida 13359 vezes)

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Online: 25 de Janeiro de 2008, 18:03 »
Galera, é o seguinte: dependendo o pacote de ícones q eu uso, o ícone do menu (o símbolo do Ubuntu) fica diferente. Por exemplo qdo é um pacote dos ícones do Mac fica aquela maça, ou outros com o "pé" do gnome, é obvio que iria alterar pois está no pacote. Então a minha dúvida é a seguinte:

Como eu altero somente o ícone do menu principal???

Fiz algumas pesquisas aqui no fórum e não encontrei a solução, como nesse caso q não me ajudou: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15633.0.html

Espero q vcs me ajude.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2008, 23:05 »
O ícone do menu principal no Ubuntu usa o nome "distributor-logo.png". Se o pacote que vc. instalar tiver um ícone com esse nome, ele será alterado. Se não tiver, não haverá alteração.

Experimente criar um ícone com esse nome (obviamente, usando sua imagem preferida e o tamanho correto) e colocá-lo na pasta "apps" do tema que vc. está usando (temas locais, instalados por vc., estão em "~/.icons" e gerais, instalados pelo root via APT, em "usr/share/icons"). Ele não só será o ícone utilizado no menu principal mas também o do "sobre o Ubuntu" (veja vc. mesmo).

Finalmente, a solução do link que vc. citou funciona para qualquer tema de ícones, já que se trata de uma alteração de configuração do Gnome via "gconf-editor". Procure aqui no Fórum que vc. acha explicações mais detalhadas de como fazer o que foi proposto no link, ou seja, alterar o ícone do menu via "gconf-editor".
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 22:44 »
Vc pode fazer o seguinte;
1- Botão direito no painel/adicionar ao painel/ menu principal; é Menu Principal e não Barra de Menu, esse já está por padrão ativado. Se for o caso, para tirá-lo do painel, basta clicar com o direito do mouse nele (Barra de Menu) e escolha Remover do Painel;
2- Abra o Editor de Configurações via Terminal (como Root) ou indo no menu Ferramentas de Sistema;
3- Procure por App/Panel/Objects; procure dentro dos Objects1, 2 etc algo que mostre o Menu Principal escrito;
4- Achado o objeto do Menu Principal, marque Use Custom Icon e, em Custom Icon, mostre o caminho completo do ícone que vc quer que o painel utilize. Pronto, basta fechar o Editor de Configurações.

Eu aconselho a vc procurar botões de "Start" no site gnome-look.org, há vários muito maneiros lá.


Galera, é o seguinte: dependendo o pacote de ícones q eu uso, o ícone do menu (o símbolo do Ubuntu) fica diferente. Por exemplo qdo é um pacote dos ícones do Mac fica aquela maça, ou outros com o "pé" do gnome, é obvio que iria alterar pois está no pacote. Então a minha dúvida é a seguinte:

Como eu altero somente o ícone do menu principal???

Fiz algumas pesquisas aqui no fórum e não encontrei a solução, como nesse caso q não me ajudou: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15633.0.html

Espero q vcs me ajude.

Valeu!!!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 09:56 »
Tem como trocar o ícone da BARRA DE MENU (não o menu principal?)
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 13:51 »
O ícone do menu principal no Ubuntu usa o nome "distributor-logo.png". Se o pacote que vc. instalar tiver um ícone com esse nome, ele será alterado. Se não tiver, não haverá alteração.

Experimente criar um ícone com esse nome (obviamente, usando sua imagem preferida e o tamanho correto) e colocá-lo na pasta "apps" do tema que vc. está usando (temas locais, instalados por vc., estão em "~/.icons" e gerais, instalados pelo root via APT, em "usr/share/icons"). Ele não só será o ícone utilizado no menu principal mas também o do "sobre o Ubuntu" (veja vc. mesmo).

Isso também vale para a Barra de Menus.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 13:53 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 20:17 »
é pq eu instalei um tema estilo mac, fiz a alteração... mas ela só foi realizada para o MENU principal (que é apenas o botão - estilo RWindow$), enquanto pra BARRA (que tem Aplicações, Locais e Sistemas escritos e separados) continuou com o mesmo ícone do tema
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:30 »
O nome do ícone que vc precisa alterar é "distributor-logo.png".

E se não der certo com ele, tente alterar também o "start-here.png".

Ambos estão na pasta "places" (mais de uma, identificada pelo tamanho do ícone) do tema de ícones que vc estiver usando, ou seja:

- instalado por vc: /home/seu-usuário/.icons/nome-do-tema

- instalado pelo root/APT/sistema:  /usr/share/icons/nome-do-tema
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 09:49 »
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:03 »
O nome do ícone que vc precisa alterar é "distributor-logo.png".

E se não der certo com ele, tente alterar também o "start-here.png".

Ambos estão na pasta "places" (mais de uma, identificada pelo tamanho do ícone) do tema de ícones que vc estiver usando, ou seja:

- instalado por vc: /home/seu-usuário/.icons/nome-do-tema

- instalado pelo root/APT/sistema:  /usr/share/icons/nome-do-tema


Acho q essa dica é valida:http://www.mundolunga.com/2008/11/personalizando-ubuntu-boto-iniciar.html

O problema é que ambas as dicas só funcionam para o MENU. Que consegui, aliás, alterar com sucesso e até com nomes diferentes.... Até testei o logo do Banco do Brasil, que tinha o nome do arquivo de bb.png.
Mas quando se trata da barra... vixi

O que quero alterar é o ícone da BARRA (que é aquele menu normal do Ubuntu (Aplicativos - Locais - Sistema), pois gosto mais dela.
Não curto muito o estilo MENU (tipo RWindow$ não).

Mas, desde já, reforço: para o MENU a alteração é válida.

Mas resta ainda sobre a barra...  :(
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 16:45 »
???????????

ninguém????
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline 013Raptor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 23:40 »
Da para mudar pelo Ubuntu Tweak em:
Área de Trabalho > GNOME

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 20:01 »
cara, eu instalei e sumiu com as minhas barras das janelas (minimizar, ocultar e fechar)

E não achei isso pelo adicionar/remover programas não...

é por lá né? ou tem algum repositório?

abraço
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 02:13 »
O nome do ícone que vc precisa alterar é "distributor-logo.png".

E se não der certo com ele, tente alterar também o "start-here.png".

Ambos estão na pasta "places" (mais de uma, identificada pelo tamanho do ícone) do tema de ícones que vc estiver usando, ou seja:

- instalado por vc: /home/seu-usuário/.icons/nome-do-tema

- instalado pelo root/APT/sistema:  /usr/share/icons/nome-do-tema

Complementando, altere os ícones gnome-main-menu.png e start-here.png.

No 8.10 o ícone distributor-logo.png não é mais o do menu, o que significa dizer que o Ubuntu adotou o padrão do Gnome.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:20 »
Pow... nessa pasta indicada aí não tem nenhuma dessas informações.

Será que é porque instalei o tema pelo Emerald? (já fui na pasta dele, penso eu que é q /usr/share/emerald/theme ... só que não achei nada parecido)
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Como alterar somente o ícone do menu principal???
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 15:22 »
As pastas que contem ícones são:

/usr/share/icons   - nesta pasta "comum", cujo dono é o "root", cada tema de ícones tem uma pasta própria e várias subpastas indicadas pelo tamanho é função dos ícones;

/home/seu-usuário/.icons - nesta ficam os temas de ícones instalados pelo usuário, com o mesmo esquema de subpastas.

Note que "seu-usuário" é igual ao login que vc usa.

Os ícones do menu que eu citei estão na pasta "places", geralmente "48x48".
:: Linux Registered User nº 439378 ::