PClinuxOS é MUUUITO rápido

Iniciado por Hqxriven, 12 de Janeiro de 2008, 16:31

tópico anterior - próximo tópico

STIG

Citação de: Hqxriven online 12 de Janeiro de 2008, 19:27
Eu quero analisar a config do kernel STIG!!!

Eu gosto muito de analisar as n configurações (será que sou maluco!!! não respondam kkkkkkk)

Se vc quiser upar a config do kernel 2.6.23 do Sidux amigo STIG eu fico muito agradecido!!!

Eu estou analisando 6 configurações de kernel e vendo coisas fantásticas (Será que estou viciado!!!)

EDIT1: Meu Deus!!! O PclinuxOS tem o patch Swap Prefetch do Con Kolivas!!!

EDIT2: Obrigado pelo presente pinduvoz!!! VALEU!!!

EDIT3: Esse kernel do PclinuxOS Tá super tunado olhem só!!!

CONFIG_SWAP_PREFETCH=y
CONFIG_M686=y
CONFIG_PREEMPT_VOLUNTARY=y
CONFIG_HZ_1000=y
CONFIG_DEFAULT_IOSCHED="cfq"
CONFIG_CPU_FREQ_GOV_PERFORMANCE=y

Hqx
Aqui está a configuração do kernel do sidux. Espero que seja util. É um prazer ajudar ;)
http://rapidshare.com/files/83317083/config-2.6.23.12-slh-smp-2.html

STIG

Citação de: -.- online 12 de Janeiro de 2008, 19:44
cara,o slack é estavel mas da trabalho de manter compilando tudo,etc com um gerenciador de pacotes eu acho que corta a estabilidade...

o CentOS é pau-a-pau com o debian ?
Eu prefiro a Debian, já usei a etch e agora estou a usar a sid e a debian é mesmo muito estável. Jamais um problema!
Mas centos = redhat, ou seja também muito boa. penso que são as distros mais estáveis a par do slackware.

EDIT: acho que as maiores diferenças entre a centos e a debian é que a centos é muito mais pesada.

Hqxriven

Eu acho a Debian mais fácil de gerenciar e mexer...

CentOs também não deixa de ser uma boa opção visto que é baseado no Red Hat que é pago...

Hqx

EDIT1

MUITO OBRIGADO STIG E PINDUVOZ!!!

Obrigado pela ajuda!!!

Fiquem com Deus!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Piras

Citação de: Hqxriven online 12 de Janeiro de 2008, 19:53
Eu acho a Debian mais fácil de gerenciar e mexer...

CentOs também não deixa de ser uma boa opção visto que é baseado no Red Hat que é pago...

Hqx

EDIT1

MUITO OBRIGADO STIG E PINDUVOZ!!!

Obrigado pela ajuda!!!

Fiquem com Deus!!!

caro hqx,

Não deixe por favor de postar depois o seu "diagnóstico" sobre o kernel da PCLinuxOS, já que seu espanto com a velocidade dela e alguns comentários do samuelbh me deixaram bastante curioso.

Hqxriven

Tudo bem Piras...

Essas impressões são usando o kernel edge 2 baseado nas configurações do PclinuxOs customizado...

Vou citar algumas impressões minhas pq se eu citar o kernel eu falo até amanhã...

Só vou citar sobre o kernel que o reconhecimento de hardware para sons onboard é maior e ele inclusive tem patches para maior compatibilidade com os notebooks por colocar patches acpi...

É o único kernel que uso agora...

------------

Primeiro ao colocar a configuração do kernel o konsole me avisou de diversas opções que não apareceriam.

Por ali eu vi os patches e notei que ele tem o CFS atualizado apesar de ser 2.6.22 e possui características do 2.6.24 como a fair_group (mas que estava desativada)

Coloquei os patches que eu coloco em meus kernels para aumentar a velocidade e fluidez e acho que a velocidade está muito semelhante ao do PclinuxOs (talvez igual).

Mexi em pouquíssimas coisa, mas com cautela...

O boot foi um pouco mais lento...

O Open Office demorou um pouco para abrir mas foi coisa de 6 segundos (no meu kernel desk abria super rápido mais não coloquei os SUPER patches do desk nele senão ia mascarar o resultado)

O firefox abriu bem rápido e os outros programas também...

Mas o que mais me chamou atenção foi a sua estabilidade, fluidez e gerenciamento de memória.

Na questão da estabilidade eu fiz questão de abrir diversos programas ao mesmo tempo e ele continuava perfeito.

Alías usando a configuração dele com uns patches eu tenho uma sensação que estou usando quase um sistema real time (que inclusive é muito bom usar para testes, pena que não tenho mais meus patches rt para diminuir a latência). É uma sensação incrível...

Comecei a abrir mais programas e mais e mais e o consumo da memória foi lá no alto e aí ao fechá-los eu notava imediatamente os resquícios deles sumirem...

Em diversas distribuições que testei essa foi a primeira vez em que isso aconteceu.

É um gerenciamento de memória ótimo... nenhum kernel que vi até hoje consegue essa façanha (nem os outros meus).

Quem diria... antes eu dava boot e iniciava o sistema com 90 de ram e agora mesmo depois de executar diversos programas o resquício na ram sumiu e estou de volta com meus 90 de ram... (é claro também que uso uma sessão limpa do Kde!!!)

Olhem só a imagem abaixo:

Não preciso dar mais boot hehehehe

O menu do Kde está sensivelmente mais rápido e esse kernel aproveita muito bem os dual cores.

Em grande parte das tarefas houve um balanceamento das tarefas entre os dois cores ao invés de pesar mais sobre um, como em algumas distribuições acontece... e digo novamente ele balanceou muito bem as tarefas.

Nesse ponto ele está de parabéns!!!

Quem configurou esse kernel sabia exatamente o que estava fazendo...

Aliás aplaudo de pé... Quem olhar as configurações dele e tiver o pouco conhecimento que eu tenho, vai notar que não é uma configuração simples... Até agora estou surpreso...

Depois de bastante tempo usando eu não noto uma perda de performance, noto um sistema limpo, como se eu tivesse acabado de dar um boot...

Enfim pela configuração do kernel, não se nota que ele é voltado especificamente para performance (como o Archlinux e Sidux) mas se nota uma configuração limpa (isso é importante), voltada para um sistema fluido.

O Archlinux provavelmente é mais rápido (o Archlinux para quem não sabe, tem um kernel de latência baixa e o PclinuxOs não) que PclinuxOs, mas a sensação de leveza de um sistema fluido e gostoso de usar está no PclinuxOs!!!

Gostei muito dessa experiência aliás gostaria de agradecer ao pinduvoz e ao Stig pelas configurações de kernel que foram de grande ajuda!!!

Fiquem com Deus e boa noite!!!

Hqx

EDIT1

Vcs querem testar esse kernel baseado no PclinuxOs???

Se quiserem eu upo amanhã!!!

Fui...
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

pinduvoz

Eu estou usando o PCLOS há uns dois dias e também reparei que ele não aumenta o consumo de RAM pelo uso. Explicando: vc. pode usar o sistema por horas e a RAM livre, sem nenhum programa aberto, não passa de 120 MB.

Vejam (notem que o FF está aberto):

[andre@localhost ~]$ uptime
03:59:17 up  5:02,  1 user,  load average: 0.01, 0.12, 0.29
[andre@localhost ~]$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          1010        770        240          0         82        539
-/+ buffers/cache:        148        862
Swap:          298          0        298

São 148 MB de RAM usados com o FF aberto e 5 horas de uso do PC.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Hqxriven

É muito bom isso!!!

O cara que fez essa configuração entende... e olha que estou usando ela no Kubuntu!!!

Foi o melhor kernel que testei até hoje!!!

Estou de queixo caído :o :o

Hqx

STIG

Eu não quero desmentir o nosso amigo hqxriven, porque ele até parece perceber alguma coisa sobre configurações do kernel, e eu sobre esse assunto estou a zero.
Mas pela experiencia que tive, acho que o kernel do sidux tem mais rendimento. E olhem que já usei gentoo Eu acho que o sidux é como um gentoo com pacotes deb.
Quando usei o pclinuxos, gostei por ser rapido e consumir poucos recursos mas em nada se compara ao sidux.
Quando ligo o computador ele gasta 58mb de ram! E depois não aumenta muito. Raramente passa dos 100mb, mesmo com o firefox ligado. O boot é em 32s, quando no ubuntu são 48s.
A debian é realmente algo fantástico
Reparem abaixo: firefox mais a instalar no vmware o windows, com mais de uma hora o pc ligado:

EDIT: achei o rendimento do PClinuxOS bem semelhante ao do fedora 8 com kde. Porque o fedora gnome é bem mais pesado do que com kde. O fedora kde ao abrir gastava cerca de 100mb de ram, e as aplicações abriam muito rapido. Normalmente, o fedora kde raramente passava do 160mb após algumas horas de uso e várias aplicações abertas.
Foi aí que me apercebi da grande diferença entre o gnome e do kde e a partir desse ponto nunca mais instalo gnome, por ser bem simplório e ainda consumir mais recursos que o KDE.

isdiru

Boas,na hora de usar o Synaptic voces vão chorar,é leeeeeeeeeeeento.Alguma duvida é só testar.

Hqxriven

CitarMas pela experiencia que tive, acho que o kernel do sidux tem mais rendimento. E olhem que já usei gentoo Eu acho que o sidux é como um gentoo com pacotes deb.

Qual kernel que vc está usando STIG, foi o mesmo que vc me passou???

Olhe só esse tópico da minha reclamação no fórum do sidux... (e ainda tem gente que fala que eu nunca usei o Sidux)

Nele o meu consumo de ram era normal e ia aumentando, aumentando até que eu tinha que dar boot e só "resolvi" um pouco mesmo recompilando kernel... (mas isso eu não falo no tópico)

Aliás o kernel dele é de latência baixa se vc pegar a configuração do PclinuxOs e modificar um pouco vc tera quase um Sidux.

E ele tem uma configuração voltada para a performance, vc tem toda a razão.

http://sidux.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=7198&highlight=memory+leak

isdiru o meu comentário é usando o kernel dele no kubuntu e vou poder usar o apt e o synaptic!!!! YES

isdiru

Boas,meu comentario se refere ao Synaptic no PCLinuxOs,quanto ao Kernel aceito sua palavra,não tenho peito pata testa-lo,vou fazer bobagem com meu Ubuntu.Estou aprendendo o basico ainda,algum dia...............

Hqxriven

CitarBoas,meu comentario se refere ao Synaptic no PCLinuxOs,quanto ao Kernel aceito sua palavra,não tenho peito pata testa-lo,vou fazer bobagem com meu Ubuntu.Estou aprendendo o basico ainda,algum dia...............

Eu também sou iniciante... Tenho que aprender muito ainda... eu não sou o sabe-tudo!!!

Aliás conheço dois caras que sabem bastante de linux...

O clcampos tem um conhecimento muito bom do fstab, grub e de várias partes do sistema.

É um conhecimento muito valioso pq ele pode ajudar vc a instalar o linux, configurá-lo de forma certa e ainda  pode te salvar em certos casos.

O outro é o anthony do fórum slackbr... ele é "ninja"!!! Em dois anos de Slack ele conseguiu resolver todos os meus problemas... e olhem que a minha primeira distro foi o Slack então "a coisa ficou preta" várias vezes...

O conhecimento deles eu sei que é muito proveitoso, o meu... de kernel, é difícil mensurar, mas ainda acho pouco proveitoso...

Hqx

STIG

Citação de: Hqxriven online 13 de Janeiro de 2008, 13:02
CitarMas pela experiencia que tive, acho que o kernel do sidux tem mais rendimento. E olhem que já usei gentoo Eu acho que o sidux é como um gentoo com pacotes deb.

Qual kernel que vc está usando STIG, foi o mesmo que vc me passou???

Olhe só esse tópico da minha reclamação no fórum do sidux... (e ainda tem gente que fala que eu nunca usei o Sidux)

Nele o meu consumo de ram era normal e ia aumentando, aumentando até que eu tinha que dar boot e só "resolvi" um pouco mesmo recompilando kernel... (mas isso eu não falo no tópico)

Aliás o kernel dele é de latência baixa se vc pegar a configuração do PclinuxOs e modificar um pouco vc tera quase um Sidux.

E ele tem uma configuração voltada para a performance, vc tem toda a razão.

http://sidux.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=7198&highlight=memory+leak

isdiru o meu comentário é usando o kernel dele no kubuntu e vou poder usar o apt e o synaptic!!!! YES
Nesse aspecto o fedora é melhor que o sidux, porque ele volta ao normal depois de fechadas as aplicações.
mas por outro lado o consumo do sidux, mesmo não voltando ao normal, continua com valores muito baixos.
O ubuntu sofre do mesmo problema, cheguei a ter consumos de mais de 500 mb de ram após algumas horas de uso intensivo.
O pclinuxos nesse aspecto é bom, não gostei dele por outros motivos.

Hqxriven

CitarO ubuntu sofre do mesmo problema, cheguei a ter consumos de mais de 500 mb de ram após algumas horas de uso intensivo.

O meu ubuntu com kernel normal também possuia o pecado da gula kkkkkkkkkkkkkkkkkk :o :o :o

Na casa do meu colega, senti a falta do apt...

Teve uma hora que ele quis instalar um programa e aí veio na minha mente "sudo apt-get install......."

Estou usando o kernel do PclinuxOs no Kubuntu e estou achando muito bom!!!

CitarNesse aspecto o fedora é melhor que o sidux, porque ele volta ao normal depois de fechadas as aplicações.
mas por outro lado o consumo do sidux, mesmo não voltando ao normal, continua com valores muito baixos.

É verdade o consumo é baixo... e aumenta devagar mas como eu usava muitas aplicações pesadas em umas 8 horas já era... travava até o kde...

Fique com Deus e obrigado pela ajuda!!!

Hqx

STIG

Citação de: Hqxriven online 13 de Janeiro de 2008, 15:28
CitarO ubuntu sofre do mesmo problema, cheguei a ter consumos de mais de 500 mb de ram após algumas horas de uso intensivo.

O meu ubuntu com kernel normal também possuia o pecado da gula kkkkkkkkkkkkkkkkkk :o :o :o

Na casa do meu colega, senti a falta do apt...

Teve uma hora que ele quis instalar um programa e aí veio na minha mente "sudo apt-get install......."

Estou usando o kernel do PclinuxOs no Kubuntu e estou achando muito bom!!!

CitarNesse aspecto o fedora é melhor que o sidux, porque ele volta ao normal depois de fechadas as aplicações.

É verdade o consumo é baixo... e aumenta devagar mas como eu usava muitas aplicações pesadas em umas 8 horas já era... travava até o kde...

Fique com Deus e obrigado pela ajuda!!!

Hqx
Bem.. mas o pclinuxos usa o apt!!! Podias muito bem ter feito sudo apt-get install no pclinuxos