Como alterar a home para outra partição e montar automaticamente [RESOLVIDO]

Iniciado por adrboliveira, 04 de Janeiro de 2008, 17:13

tópico anterior - próximo tópico

adrboliveira

Olá, galera

Depois de pesquisar em tudo que é documentação e não dar certo de jeito algum, venho pedir a ajuda de vocês.

Simplesmente desejo posicionar o diretório home em uma partição exclusiva para ele, ext3, que seja montada automaticamente. Pois bem, pesquisando por aí não é difícil faze-la, mas comigo não tem dado certo.
Atualmente ela está montada automaticamente Ao dar um duplo-clique no volume (que alterei para o nome "docs") ela é apresentada no local /media/docs

media/docs foi o local onde tentei posicionar os arquivos que desejo do usuário. Para isso fiz o seguinte:

1. copiei os arquivos para esta pasta por meio do comando sudo cp -Rp * /media/docs/ (estava posicionado na pasta /home)

2. Desmontei em seguida o volume /media/docs

3. Efetuei cópia de segurança do fstab, editei-o conforme abaixo (ver última linha):

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=bfb646ae-71d3-4c11-8939-89c4d0e8ff10 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=b22cf7e8-8476-4340-b079-6b0253b45b83 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0
/dev/sda3   /media/docs/   ext3   rw,auto,umask=000   0   0

meu objetivo é deixar esta área sem restrições aos usuários e que ela seja montada automaticamente.

Mas ao reiniciar o computador, o volume docs não é exibido, apesar de no editor de partições ela ser exibida, como um volume montado (é o que aparenta). Já tentei desmontar e remontar, mas nada, já modifiquei permissões, mas nada.

Pergunto:

1. o que fiz de errado?
2. Quais são os parâmetros mais acertados para isso?

Obrigado desde já!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Evaristo

adrboliveira,

acho que aqui tem uma solução: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.msg154541.html#msg154541, contudo a pesquisa no forum é indicada pois há inúmeras páginas com informação sobre isso.

Benvindo ao Forum.

Abs.

adrboliveira

Obrigado, amigo!

É, apesar das buscas incessantes nunca tinha atingido este tópico, incrível que não mudou muito do que tentei, mas vou seguir à risca o que está lá.

Obrigado mais uma vez e depois posto os resultados!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

adrboliveira

Vamos lá, a montagem automática já deu certo, não sei por que mas acabou dando certo após editar também o mtab (/etc/mtab). Alguém sabe se tem algo a ver?

Está assim no mtab (claro que fiz um backup antes):

/dev/sda3 /media/docs ext3 rw,exec,nosuid 0 0

e no fstab:

/dev/sda3 /media/docs/ ext3 auto,rw,exec,user 1 2

Alguma besteira?

Porém, ao abrir o navegador de arquivos, ao clicar no meu user (no painel à esquerda) ele continua apontando para a posição antiga da home. Corrigi no OpenOffice e aplicativos o apontamento, mas não há como corrigir isso definitivo?

Valew
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Evaristo

adrboliveira,

aqui tem, como a outra, uma verdadeira lição sobre o fstab - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29991.0.html (novamente a pesquisa né ;)). Quanto mstab sinceramente não posso ajudar, mas tem gente bem experiente aqui que te ajudará, ok?

Abs.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

Citação de: VB5 online 04 de Janeiro de 2008, 22:13
adrboliveira,

dê uma olhadinha no tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26972.0.html

Respondi lá...

VB5

Esse tema vive aparecendo no fórum, mas mesmo existindo vários deles é uma tarefa um pouco complicada, e que requer muita atenção para evitar perder seus dados.

O tópico onde está a partição /home? [RESOLVIDO] também trata do tema.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

adrboliveira

Galera, não sei ao certo, mas editar o fstab não basta, isto por que como o sistema num todo saberá que a pasta pessoal do usuário será a outra partição?

Vejam só, apaguei o conteúdo da antiga pasta home e ao tentar logar de prontidão o sistema pergunta:

Sua pasta pessoal está definida como: /home/adrboliveira mas parece não existir. Você deseja iniciar uma sessão com o diretório / (raiz) como sua pasta pessoal? É provável que nada funcione a menos que você utilize uma sessão de segurança.

E agora?

Incrível, mas o Ubuntu 7.10 tem alguma particularidade?

Acho que tem mais algum detalhe. Alguém sabe exatamente qual arquivo a ser editado para que o sistema reconheça a pasta pessoal no novo apontamento?

Peço ajuda, please!!!
Adriano Oliveira
São Luís-MA

clcampos

Realmente basta apenas alterar o arquivo /etc/fstab.

Neste caso na partição raiz (/) deve existir o diretório /home, mas vazio, que servirá apenas como ponto de montagem para sua nova partição.

O que deve estar acontecendo é que a partição não esta sendo montada dentro do diretório /home.

Outra observação é que dentro da partição deverá ter o diretório dos usuários, e não apenas seus arquivos, e dentro destes diretórios os arquivos, e tudo com as permissões/grupos/donos corretos.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adrboliveira

Obrigado, veja bem, durante o boot do Live CD eu me certifiquei da pasta /home e estava no novo local todos os users e seus conteúdos, isto com a pasta home já montada dentro de /dev/sda3 que trata-se da partição estendida que criei exclusivamente para os arquivos pessoais. Mas puxa não sei sabe depois de tanta pesquisa e atender todos os detalhes...

Ainda bem que fiz backup do fstab, e sei que restaurar dá para fazer, mas não vou desistir fácil, linuxista sou agora e vou eslaquear o que for possível, rsrs

O fstab não é exatamente para controle estático das partições? Mas para que todo o sistema saiba que sua pasta pessoal está lá naquele local deve haver algum outro detalhe.

Meu fstab vou postar em seguida

Valew!!!

Adriano Oliveira
São Luís-MA

clcampos

Faça o seguinte. Entre no sistema normalmente e no terminal (acessível através do atalho Ctrl + Alt + F1) digite o comando df e poste aqui o resultado.

Depois entre via LiveCD, monte a partição da sua nova /home em um diretório (ex.: /media) e execute o comando ls -l /media.

E novamente, alterando seu /etc/fstab corretamente para montar sua nova partição todo o sistema vai entender tudo, claro que se todo o processo tiver sido realizado de forma correta.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adrboliveira

df executado dentro do terminal de segurança (apertei F10  e selecionei este tipo de sessão):
-------------------------------------------------------------------------------

Sist.Arq          1k-blocos          Usad          Disponiv.        Uso%  Montado em

/dev/sda1         20446884     4118160             154            21%    /

-
-
-
-
-

# as linhas acima acho que são desnecessárias - em seguida a linha que editei

/dev/sda3         20556688     2565540            16946924    14%     /home

-----------------------------------------------------------------------------

Adriano Oliveira
São Luís-MA

clcampos

Execute então ls -l /home e retorne por favor.

Também ls -l /home/USUARIO-COM-PROBLEMAS-NO-LOGIN.

No aguardo.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adrboliveira

Ok!!

ls -l /home/adrboliveira

dá uma longa lista de meus arquivos e diretórios, tudo parece intacto.

Adriano Oliveira
São Luís-MA

clcampos

Citação de: adrboliveira online 07 de Janeiro de 2008, 00:52
Ok!!

ls -l /home/adrboliveira

dá uma longa lista de meus arquivos e diretórios, tudo parece intacto.

Se eu não ver o resultado (ao menos do primeiro comando pedido) pouco poderei ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!