Autor Tópico: Do Ubuntu 6.06 LTS ao 7.10 no Positivo Mobile V43  (Lida 5637 vezes)

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Do Ubuntu 6.06 LTS ao 7.10 no Positivo Mobile V43
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 16:47 »
Este tópico havia se tornado uma saga de um homem só, então resolvi remodelar ele por completo.
Se você for o infeliz proprietário de um Positivo Mobile V43 - aquele notebook positivo que vem com o rWin Vista -  e quer parar de agonizar com o sistema operacional da Microsoft, segue a solução que encontrei:
1. Instalar o Ubuntu 6.06 LTS com o live-cd.
2. Atualizar para o Ubuntu 6.10, depois para o 7.04 e, por fim, para o 7.10.

Update:[/i] é possível instalar direto pelo Ubuntu 7.10 alternate! Pró: um sistema mais limpo, ocupa menos espaço, maior desempenho. Contra: não detecta o video VIA automaticamente (como ocorre com a atualização do 7.04 para o 7.10).

Todas as versões antes da 7.10 tem maiores ou menores problemas de compatibilidade com o hardware, embora eu tenha utilizado todas as versões por algum tempo, estando elas sempre atualizadas, a que melhor funcionou foi a 7.10.
Também não adianta tentar instalar a versão 7.10 direto pelo live-cd neste notebook, pois eu tentei isso e não funcionou.
Não tentei usar o live-cd da versão 6.10 e nem da versão 7.04. Também não tentei utilizar o cd de instalação alternate. Logo, não posso afirmar que alguma dessas opções iria funcionar. Se você não tem a paciência de Jó que eu tenho, minha melhor estimativa pra você é em relação ao cd alternate do Ubuntu 7.10.
Também não adiantou tentar outra distro, a que parecia ser mais provável de funcionar, o Mandriva One 2008, não funcionou.

Algumas configs do xorg.config para este notebook:
Código: [Selecionar]
##Abaixo de:
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

##Incluir (para ativar o Synaptics Touchpad):
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizScrollDelta" "0"
Option "SHMConfig" "true"
EndSection

##Incluir a linha em Option aqui (para fazer o mouse parar de desaparecer em alguns programas):
Section "Device"
Identifier "Generic Video Card"
Driver "openchrome"
BusID "PCI:1:0:0"
Option "HWCursor" "Off"
EndSection

##Modificar (para corrigir a resolução widescreen):
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "Generic Video Card"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 1
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 4
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 8
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 15
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 16
Modes "1280x800"
EndSubSection
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800"
EndSubSection
EndSection

## Modificar (necessário pra ativar o Synaptics Touchpad, outros mouses irão continuar funcionando normalmente):
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Generic Keyboard"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
InputDevice     "stylus" "SendCoreEvents"
InputDevice     "cursor" "SendCoreEvents"
InputDevice     "eraser" "SendCoreEvents"
EndSection

Uma vez com o Ubuntu 7.10 instalado, boa parte do hardware vai estar funcionando de maneira aceitável. Sem o rWin você finalmente poderá abrir quantos programas quiser, criar diretórios com mais de 6 GB repletos de arquivos e manipular os arquivos neles sem problemas, o som finalmente terá um volume aceitável, você poderá rodar os programas do Windows que o rWin Vista não rodava direito, enfim, terá um sistema mais rápido e mais estável... Só não digo mais funcional por causa do porém...  O porém você encontra logo abaixo...

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 01:37 por crdrj »
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Ubuntu 7.10 no Positivo Mobile V43
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 05:56 »
Coisas que ainda não funcionam (por ordem de importância):
1. O monitor permanece sempre ligado, o Suspend não funciona e o Hibernate menos ainda.
2. Não dá para reiniciar o X11, e também não dá para fazer logoff. Só reiniciando o computador.
3. Alternar entre terminais no modo texto: não consegui.
4. Os drivers openchrome estão instalados, foram instalados automaticamente com o upgrade para o Ubuntu 7.10, mas quando vou verificar a aceleração 3D a resposta que recebo é esta:
Citar
crdrews@crdrews-laptop:~$ sudo modprobe drm
crdrews@crdrews-laptop:~$ sudo modprobe via
crdrews@crdrews-laptop:~$ glxinfo | grep render
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
O tutorial do OpenChrome deveria ser atualizado...

Update: resolvi ficar com os drivers VESA mesmo, pois parecem mais rápidos e são mais estáveis. Além do mais, não consegui habilitar a aceleração 3D.

Código: [Selecionar]
# xorg.conf (xorg X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "CoreKeyboard"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "abnt2"
Option "XkbLayout" "br"
Option "XkbOptions" "lv3:ralt_switch"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ImPS/2"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Emulate3Buttons" "true"
EndSection

Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option "SHMConfig" "true"
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "stylus"
Option "Device" "/dev/input/wacom"
Option "Type" "stylus"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "eraser"
Option "Device" "/dev/input/wacom"
Option "Type" "eraser"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "wacom"
Identifier "cursor"
Option "Device" "/dev/input/wacom"
Option "Type" "cursor"
Option "ForceDevice" "ISDV4" # Tablet PC ONLY
EndSection

Section "Device"
Identifier "Generic Video Card"
Driver "vesa"
BusID "PCI:1:0:0"
Option "ModeValidation" "NoDFPNativeResolutionCheck"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 28-51
VertRefresh 43-60
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "Generic Video Card"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Modes "1280x800"
EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Generic Keyboard"
InputDevice "Configured Mouse"

# Uncomment if you have a wacom tablet
# InputDevice     "stylus" "SendCoreEvents"
# InputDevice     "cursor" "SendCoreEvents"
# InputDevice     "eraser" "SendCoreEvents"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2008, 07:32 por crdrj »
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
[Susto!!!] Tutorial do OpenChrome
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2008, 03:41 »
Fui seguir o tutorial do OpenChrome, deu vários erros quando cheguei nesta parte:
Código: [Selecionar]
Compile the kernel modules

make LINUXDIR=/lib/modules/`uname -r`/build DRM_MODULES=via

Erros diferentes daqueles previstos pelo tutorial...
Quando fui reiniciar o computador a tela estava toda esculhambada, então tentei modificar o xorg.conf pra usar o driver vesa genérico.... Ai sim, nem inicializava mais no modo gráfico. Ao invés disso ele inicializou num modo gráfico de segurança, me pediu para entrar com umas configurações, depois de duas tentativas as coisas voltaram ao normal. Mas foi um pesadelo.

Eu falei que tinham que atualizar aquele tutorial... eu falei...
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Do Ubuntu 6.06 LTS ao 7.10 no Positivo Mobile V43
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2008, 01:13 »
A saga continua...

Tendo feito a instalação limpa do Ubuntu 7.10 pelo alternate CD, tendo atualizado tudo, instalado os programas que uso e os drivers que preciso, além dos problemas supra-citados (hibernação, desligar monitor, aceleração 3D, etc), notei que, com o tempo, o sistema apresentou os seguintes problemas:
1. Quando uso o menu "Criar novo documento" no nautilus ou no desktop, aparece o seguinte: "não há modelos instalados." Por algum motivo essas opções que vinham instaladas por padrão sumiram.
2. A reprodução de sons não está muito boa, além da qualidade da reprodução não ser das melhores (e eu não estou falando das caixinhas do notebook), quando dois sons precisam ser executados simultaneamente fica estranho. Mas isso é um problema que já ocorria no Vista, deve ser ruindade do hardware mesmo.


Owned by Ubuntu. (:

Especial para os donos de Positivos Mobile: atenção!! o DVD de recuperação não respeita partições!!! Quando precisei reinstalar o Vista por causa de uns programas que eu preciso rodar e não estava conseguindo emular (pois precisam de .Net), eu salvei boa parte dos meus arquivos em uma partição separada, achando que ele ia me perguntar em qual partição deveria recuperar o sistema ou algo assim... Ao contrário disso ele simplesmente formatou todo meu computador sem fazer pergunta alguma, me fazendo perder uma quantidade considerável de dados. Felizmente meus dados mais importantes (trabalhos da faculdade) eu deixo salvos em um pendrive. Então, se forem usar o DVD de recuperação, tenham certeza de que todos os dados estão salvos *fora* do disco-rígido do notebook.

E como o mundo não é feito só de problemas, para aqueles que estão se perguntando o porque eu uso o Ubuntu com todos esses problemas de compatibilidade de hardware, ai vão dois bons motivos:
1. Desempenho, desempenho e desempenho: veja o comparativo, neste notebook, entre Ubuntu e Vista.
2. Os programas que eu mais uso rodam melhor no Ubuntu: OpenOffice, GIMP, Inkscape e Firefox.

Por fim, minha dica para quem tem um notebook desses e precisa manter o rWindows instalado, é usar os tutoriais destas páginas: 1. BlackViper (melhor, mais confiável); 2. TweakHound (alguns truques adicionais).
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 01:34 por crdrj »
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Do Ubuntu 6.06 LTS ao 7.10 no Positivo Mobile V43
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2008, 07:51 »
Novidades (ruins?):

Como eu sou brasileiro e não desisto nunca, mesmo quando já era para ter desistido, resolvi dar uma olhada no que encontraria numa nova busca sobre os drivers Unichrome e Openchrome. Depois de muito suor, sangue, lágrimas e ranger de dentes, desisti de instalar os drivers Unichrome, que já estavam instalados pelo Synaptic.
Nesse processo descobri duas coisas novas: 1. que quando entra no modo de "gráficos reduzidos" do X por erro de configuração, a opção para o drive Unichrome correto está no menu S3, mas também - não - funciona a opção existente em Others. Invariavelmente algum erro acontecia quando reiniciava o computador. Usando tanto o do menu S3 quanto o do menu Others eu consegui entrar no X como root, inclusive com gnome. Mas mesmo como root a coisa estava feia: como root a resolução, mesmo que configurada corretamente no xorg.conf, aparecia errada; e como usuário normal não iniciava o X (sistema simplesmente ficava sem imagem ou travava antes da tela de login).
2. Agora a parte mais interessante, mais empolgante e, também, mais frustante! Neste post do fórum VIA Arena, mais de um usuário de Ubuntu conseguiram instalar com sucesso os drivers Openchrome, fazendo com que o sistema hibernasse corretamente, fizesse logoff corretamente, etc... Basicamente, o único porém é que eles não conseguiam rodar nada 3D - o que já é esperado desse hardware.
Citando nelo_bsb:
Citar
With the via arena driver version 72 I got some issues:
- Crash when changes to/from console to X (need to reboot)
- Crash after playing any video with XV (restarts X)
- Crash when shutting the computer down (power off)
....
With the openchrome driver (specific VN896 version) I got these issues:
- Crash when coming back from suspend to ram
But I got all others things working (including suspend to disk - hibernating), and a very good DVD/Video playback.
No 3D to have Beryl or Compiz, but this I think is a hardware limitation.
O mesmo nelo_bsb incluiu um tutorial bem fácil de seguir, que levou outros usuários a serem mais felizes com seus V43.

Contudo, quando resolvi seguir o tal tutorial, descobri que simplesmente modificaram tudo nos respositórios Openchrome. Pesquisei, fuçei, e descobri que os "branches" foram fundidos em um só... Resultado, as melhorias acima não funcionaram aqui. Ou seja: havia um driver que funcionava, agora não há mais e não está mais disponível para download. Excelente isso.

Outra coisa que descobri foi que houve mudanças no tutorial OpenChrome oficial do Ubuntu. Desta fez eu segui o passo a passo, tal como estava lá, e deu tudo certinho até que cheguei na parte do "glxinfo | grep render". Bom, nesta parte a resposta para renderização foi NÃO. E o que o tutorial me fala para fazer neste caso?
Citar
If it works, add the modules so that they are launched at start up

echo "drm" | sudo tee -a /etc/modules
echo "via" | sudo tee -a /etc/modules

That should be it. Reboot and see how it goes.

"If it works..." Se funcionar. E se não funcionar? Nada? ... Pois é, não funcionou. Beleza pura.
Perdi uma noite de sono, por nada. Testei os drivers Unichrome e Openchrome do Synaptic, testei compilar os drivers Openchrome pelo tutorial oficial, testei uma adaptação do passo a passo do fórum da VIA usando o que havia disponivel no repositório openchrome... Nada.

Ah sim, e descobri mais uma coisa. O comando dpkg-reconfigure etc... para arrumar o xorg.conf não funciona mais para esse computador. Não importa que eu tente com o driver vesa, ou qual combinação de resolução (normal ou wide) para o monitor que eu tente, ou mesmo apenas uma resolução... Ele até entra como modo root, mas não entra como modo usuário normal. Só consegui usando VESA todo padrão e, depois, normalmente eu só corrigiria a resolução pra Wide (até antes da última atualização do xorg)... Agora isso não funciona mais. Sorte que eu tinha uma cópia do meu xorg.conf salva em um arquivo de texto de backup (o mesmo xorg.conf que está ai acima com o driver vesa).
Por hora estou usando o driver Openchrome, que não está tão lento quanto a última vez que instalei, continuo sem aceleração 3D. Continua sem desligar a tela... Bom, eu vou usar durante algum tempo esse driver e testar mais coisas...

Agora... Esse lance todo está uma frustração só. Segundo o wiki da Openchrome, esse hardware funciona... E pelo o que eles falam funciona "bem"... Pow, no VISTA funciona! Por que não funcionaria no Linux???
Citar
The Unichrome Pro group B chips are very similar in support level to the KM400, except that for these chips the hardware mpeg2 decoder is supported and is running quite nicely. Again, the maximum image size of the mpeg2 decoder is 1024x1024. I've never seen a K8M/N800 with a functional display interrupt, so vsync will not be useable and EXA acceleration may be sligthly less responsive. Interrupts on the CN700 should work. For the other chips we don't have any reports. 2D acceleration should work just fine and 3D acceleration works fine as well, except on K8M/N800 chips where there are frequent hangs, probably due to timing problems. For x86_64 systems we have recently added some fixes to Mesa and DRM to make it work. You will need Mesa 6.4.X and at least via drm version 2.7.4. For Unichrome Pro laptops the driver automatically activates VBE modes to make the panel work, and you will thus be restricted to the BIOS modes when you are using the panel with these computers.
http://wiki.openchrome.org/tikiwiki/tiki-index.php?page=HardwareCaveats

Uma ajudinha aqui seria bem vinda...
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 07:57 por crdrj »
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Do Ubuntu 6.06 LTS ao 7.10 no Positivo Mobile V43
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 07:31 »
Workaround para o problema do monitor sempre ligado
1. Para delisgar o monitor, pressionar a tecla Fn+F2
2. Para diminuir a luminosidade do monitor, pressionar a tecla Fn+F8

Também funcionam as teclas de Mute (F3), aumentar e diminuir o volume (F6 e F5)

As outras ainda não testei... (:
Preguiçoso eu?
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10