Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

BARRACA

Sobre a resolução do plymouth, veja este post: http://julianosodeiro.wordpress.com/2010/05/09/plymouth-correto-ubuntu-10-04-e-sis-mirage-3-771671-672-nvidia-e-ati/
Ainda, tive o problema com o grub2. As opções de boot estavam desabilitadas. Resolvi o problema, como indicado neste post: http://www.ubuntu-ac.org/archives/tag/grub2
Sobre a compilação, estou com o mesmo problema que o Dobrado "(Há! Kernel Panic... Diz o erro que ele não ta conseguindo montar a partição root, achei isso bizarro! o.O)"
Alguém saberia me responder o que estou deixando de ativar ou como configurar?

BARRACA

Só para complementar: estou compilando kernel 2.6.32, com ck2, no kubuntu 10.04, 64 bit.

Hqxriven

Estou fazendo testes no novo omnislash.

Ele usa como base o Sidux Underground (que usa o Zen) e sem alterações, porém a configuração do kernel é adaptada para o lucid 32 bits.

Tem a configuração parecida com o generic para aumentar a compatibilidade mas contendo as inovações.

A velocidade está boa (sei que posso conseguir mais) porém como é teste não otimizei muito.

Quem quiser testar um deb já compilado para 32 bits e principalmente se souber instalar manualmente sua placa de vídeo dá um alô.

Uploaded with ImageShack.us

Aqui é possível ver o consumo com o KDE 4.4.2 com o youtube com apenas 15% de uso dos processadores e menos de 300 de ram usados e composição ativada

-------------------------
O que ele possui:

BFS e CK - Otimização de scheduler e patches diversos
SLQB - Substituto do SLUB e utiliza menos memória
2.6.33.4
AUFS
Squashfs
Dazukofs
Classic-rcu
ureadahead
Compcache
SIO - porém compilado como módulo
-------------

Kernel panic BARRACA...

Acho que foi algum problema na config... Posta ela aqui.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

BARRACA

Olá! Vou abandonar este kernel 2.6.32 e testar o seu. Muito mais ele!
Poderia postar onde eu posso baixar o kernel, patch, e cfg?!
Uso notebook hp pavilion g60 de 64 bit.
Por isso não vou postar a config defeituosa.
Obrigado
barraca

PS: conseguiu resolver o problema com o plymouth?

Hqxriven

Agora que eu vi... eu ainda não tenho uma config apropriada para 64 bits (o que com certeza vai fazer vc cair no modo texto). Mas farei uma em breve!!
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

BARRACA

Obrigado.
Vou ficar esperando.
Mas, enquanto isso, talvez poderia postar um link para eu baixar o kernel e os patchs, testar e postar os erros e acertos.
Ajudar no desenvolvimento...
Obrigado novamente. 

Hqxriven

Finalmente consegui criar um kernel mais compatível com o lucid e retirei alguns bugs. Para os que quiserem testar...

Requisitos: Saber instalar manualmente sua placa de vídeo... (Pelo menos aqui só precisei disso)

http://www.adrive.com/public/016b027e57b12d105075dce0fb1532fe2c2bf720b8ab85361e4418a8aa24fb4d.html

md5sum omnislash.zip
0534fd967a502be0c80e238be3aecfde  omnislash.zip

Descompacte e aí instale com:

sudo dpkg -i linux-headers-2.6.33-omnislash1.2_x86_i386.deb linux-image-2.6.33-omnislash1.2_x86_i386.deb

Depois de instalar dê o comando:

sudo mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2 /lib/modules/2.6.33-omnislash1.2

Depois dê o último comando:

sudo update-grub

E aí dê o boot

Caso vc caia no modo texto (o que com certeza vai acontecer) e não saiba o que fazer

sudo nano /etc/X11/xorg.conf (se vc instalou manualmente antes esse arquivo existe)

E retire o módulo nvidia (se for usuário nvidia) e troque por vesa

Salve o arquivo (Segure Control e aperte X) e depois aperte S para salvar.

------------------

Como faço para removê-lo

Edite o arquivo /boot/grub/grub.cfg

E apague as seguintes linhas:
Citarmenuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.33-omnislash1.2' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   set gfxpayload=1280x1024
   insmod ext2
   set root='(hd0,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.33-omnislash1.2 root=UUID=aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96 ro   quiet splash
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2
}
menuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.33-omnislash1.2 (modo de recuperação)' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   set gfxpayload=1280x1024
   insmod ext2
   set root='(hd0,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96
   echo   'Carregando Linux 2.6.33-omnislash1.2 ...'
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.33-omnislash1.2 root=UUID=aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96 ro single
   echo   'Carregando ramdisk inicial ...'
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2
}

Faça um boot com o kernel normal e:

sudo aptitude remove --purge linux-headers-2.6.33-omnislash1.2 linux-image-2.6.33-omnislash1.2

------------------

Vou fazer em breve o upload do patch (fiz do binário pq é mais fácil para os usuários e menos traumatizante) com as configs para 32 e 64.

Para vc ter uma idéia da importância da config tive problemas com o grub 2 pq ele não aceitou a configuração que funciona perfeitamente no sidux.

Demorei 1 semana para compatibilizar em 32 bits e para colocar como padrão ondemand já que o controlador de frequências só ativava como módulo... e aí eu sempre eu tinha que subir o mesmo (com o modprobe) e só ontem descobri como deixar ativado no kernel.

Depois o plymouth deixou de funcionar pq na config estava ativada o fbsplash que usa o fbcondecor (coisa do gentoo e zen)

Isso é só para vc ter uma idéia do que acontece para vc fazer o zen e o sidux funcionar da melhor forma possível e é por isso que pelo menos vou deixar a config funcionando.

E usar a config do lucid por completo faz com que o zen não ative nada que ele traz...

Afinal eu compilei diversas vezes só para alterar "besteiras" (e olha que eu compilo há bastante tempo) imagina o usuário normal que terá que compilar seu kernel pela primeira vez será que terá paciência...

Se vc quiser para vc aí terei o prazer de passar. Mas se eu deixar aqui no fórum aí eu vou ficar maluco de tantos posts com dúvidas (hehehe)

Hqx

guh_asterisco

Hoje fiz uma compilação do kernel 2.6.33.3 com o patch do CK que baixei no proprio site dele.
e o sistema ficou impressionantemente MUITO rapido. teve uma melhoria de 70% na velocidade de resposta,
abertura e execução dos programas. fiz algumas alterações desativando oque eu nao uso no meu sistema,
deixando a latencia em 250hz, e desativando kernel hacking.

Se eu colocar o patch Zen com o CK no 2.6.33.3 sera que funciona?

nao existe algum lugar onde se concentra as informacoes mais atualizadas sobre patchs e configurações para otimizacao do kernel?
aki nesse topico fica muito complicado de obter informacoes integras sobre configuração e otimização.
valeu a todos que estao ajudando.

Vou tentar compilar hoje o kernel 2.6.34, mando noticias.

Hqxriven

CitarSe eu colocar o patch Zen com o CK no 2.6.33.3 sera que funciona?

Não...

1 - Pq o Zen já tem CK

2 - Tem que ser colocado no 2.6.33

O omnislash 2.6.33 já tem o Zen que tem o BFS e mais algumas coisas... (por enquanto só o binário)

O 2.6.34 saiu agora (praticamente)

Espera a poeira baixar e corrigirem mais alguns bugs (conselho de amigo de quem compilou dois kernels 2.6.34 e viu inúmeros bugs)

Dobrado

Citação de: Hqxriven online 18 de Maio de 2010, 19:37
Finalmente consegui criar um kernel mais compatível com o lucid e retirei alguns bugs. Para os que quiserem testar...
(...)

Baixei os binários, é só pra 32bits? =O

Se for, pode me passar o patch? =D vou testar aqui! =D

galactus

Hqx, quando vai sair a versão 64bits do omnislash 2.6.33?

Olha, tentei compilar o kernel Zen (os patchs dele no kernel vanilla) e só dá erro na compilação! Na verdade já dá erro na hora de aplicar os patchs!

E é verdade! Dá muito, mas muito trabalho mesmo ficar lidando com configurações de kernel!  Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Hqxriven

CitarHqx, quando vai sair a versão 64bits do omnislash 2.6.33?

Olha, tentei compilar o kernel Zen (os patchs dele no kernel vanilla) e só dá erro na compilação! Na verdade já dá erro na hora de aplicar os patchs!

E é verdade! Dá muito, mas muito trabalho mesmo ficar lidando com configurações de kernel!  Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

Fiquei a madrugada batendo um papo com um tal de Dobrado do post anterior compilando para 64 bits (hehehe)

E ele fez a adaptação comigo e foi difícil de fazer funcionar mas conseguimos

Mas vai por mim galactus o grub 2 e o kernel package bateram em nós...

E em breve sai!!

CitarBaixei os binários, é só pra 32bits? =O

Se for, pode me passar o patch? =D vou testar aqui! =D

Já passei e compilamos e configuramos até tudo ficar redondo (inclusive plymouth) hehehe

Obrigado pelo bate papo na madrugada e espero que goste Dobrado!!

Obrigado a todos

Bom Dia

Hqx

Dobrado

Imagens muito maiores que 40kb, algumas com mais de 20x mais. Como são muitas nem vou pedir para acertar, vou fazer eu mesmo.
Entenda que temos regras, e elas existem para serem seguidas

Salve!  ;D

Como o Hqxriven disse, passamos a tarde (ou a madrugada, pra ele) compilando o kernel (na verdade adaptando as configs). Eu achei realmente complicado, já que não estou acostumado a mexer com kernel. Mas vamos por partes.

Primeiras impressões:
htop no novo kernel:

htop no velho kernel:

- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em baixa prioridade (1 no novo kernel contra 20 do velho).
- Os programas estão rodando mais liso, mesmo o CPU beirando 100%, o kernel gerencia melhor os processos, evitando travamentos.
- O flash no Firefox ta rodando mais liso, pensei que as travadas eram culpa do Compiz, mas elas pararam de acontecer.

Rodando o Songbird, Firefox no Youtube, DeVeDe (episódio do House M.D., 720p, MKV).
Novo Kernel e Velho, receptivamente:

Nessa caso, usando o velho kernel, enquanto o arquivo de video pro DVD, ao abrir o firefox ele parou de responder por alguns segundos. O Songbird demorou um pouco pra tocar a música.
No novo kernel correu tudo bem!

Resumindo:
Não faz tanta diferença em velocidade, o Kernel do Lucid esta rápido o suficiente. Porém, no gerenciamento de processos é bem melhor. Evita travamentos quando se executa várias tarefas ao mesmo tempo, também evita de congelamentos de programas. Segui as dicas do Hqxriven e configurei certinho o meu Core2Duo, que agora esta dividindo melhor os processos entre os núcleos.
O tempo de boot diminuiu em 2 segundos, o que não é muito significativo. Por isso digo que a velocidade não é tão gritante, porém a estabilidade esta bem melhor! =D

Sem mais! =D
Agradeço o Hqxriven pela paciência! =D E boa sorte aos próximos a utilizarem o omnislash em 64bits! =D

Hqxriven

Obrigado pela análise Dobrado

Tem uma parte da informação que é alta ao invés de baixa:

Citar- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em baixa prioridade (1 no novo kernel contra 20 do velho).

- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em alta prioridade (1 no novo kernel na maioria dos processos contra 20 do velho na maioria dos processos).

Quem implementou isso foi o Con Kolivas com o BFS e ele faz o gerenciamento muito melhor

CitarResumindo:
Não faz tanta diferença em velocidade, o Kernel do Lucid esta rápido o suficiente. Porém, no gerenciamento de processos é bem melhor. Evita travamentos quando se executa várias tarefas ao mesmo tempo, também evita de congelamentos de programas. Segui as dicas do Hqxriven e configurei certinho o meu Core2Duo, que agora esta dividindo melhor os processos entre os núcleos.
O tempo de boot diminuiu em 2 segundos, o que não é muito significativo. Por isso digo que a velocidade não é tão gritante, porém a estabilidade esta bem melhor! =D

Sem mais! =D
Agradeço o Hqxriven pela paciência! =D E boa sorte aos próximos a utilizarem o omnislash em 64bits! =D

CitarComo o Hqxriven disse, passamos a tarde (ou a madrugada, pra ele) compilando o kernel (na verdade adaptando as configs).

Esqueceu o depois da compilação???

Desde que foi criado o deb até conseguir instalar e criar o initrd manualmente (que sem ele ia dar kernel panic) e o resto de partes com a gente conferindo??

Sem brincadeira, o grub 2 deu trabalho na gente... e nós conferimos tudo para dar certo (até o plymouth)!! E graças a sua persistência CONSEGUIMOS!!!

Vc tem razão, o kernel do Lucid realmente está rápido o suficiente (para algumas máquinas), porém vc comprou o seu computador (gastou em um bom processador e tem uma boa quantidade de memória) e merece que ambos sejam usados da melhor forma possível, que sejam aproveitados os recursos da sua máquina.

O SLQB (no omnislash não é usado o SLAB ou o SLUB) tem uma performance geral bem melhor que o SLUB e ele gerencia e permite a alocação de forma bem melhor da memória (na minha config e na sua eu "disse" para ele usar mais memória caso achar necessário (10% a 20% a mais) para evitar travamentos e aumentar a estabilidade como era habilitado no antigo mas poderoso slackware 10.1)

Provavelmente no futuro o SLQB será o padrão... (Desde o início de 2009 já era para ter entrado)

Isso aliado ao BFS que aumenta a interatividade do sistema faz vc passar a ver os programas rodando mais lisos (flash está bem mais liso e no youtube é possível perceber claramente) e eu mesmo tinha muitos travamentos com o flash e as vezes abria uma aba e o "peso" do flash fazia a máquina ficar bem menos responsiva, isso quando não dava um travamento...

Outra questão, é que seu processador é um Core2Duo é poderoso, não é um mero processador para acontecerem travadas e congelamentos de forma rotineira, isso é culpa do kernel padrão.

Eu acredito que boa parte do mau desempenho dos programas é culpa de três fatores Xorg, Escalonador de processos e gerenciamento de memória (kernel...) apesar de reconhecer que alguns programas tem um código complexo e as vezes muito mal escrito. Mas alterar os três fatores ajudam bastante para que o mesmo funcione melhor, pois vc foi na fonte (kernel) e alterou lá... (caso também o hardware da máquina usada também seja decente e existam drivers bons)

Eu achei que o ganho de estabilidade e de performance foram satisfatórios (conseguir ver um hardware poderoso que travava e congelava com um flash e compiz em uma atualização de kernel deixar de encarar isso como problema e conseguir aproveitar mais os recursos do mesmo pra mim foi um feito e tanto)

Acho que o ganho maior é esse, não é um ganho em aplicativos de análises de desempenho (benchmarks - lembra quando falei do super pi que ia dar no mesmo) mas sim um ganho real no uso geral do sistema vendo que a sua máquina agora é capaz de fazer mais coisas que antes e fazendo melhor... (o melhor de tudo é que não foi preciso gastar dinheiro com isso (hehehehe)

Acho que o Lucid realmente é ótimo, tem um desempenho bom mas poderia ser melhor (apesar que do 9.10 para o 10.04 a mudança em performance foi muito boa) e acho que em breve no kernel padrão já teremos algumas coisas...

Uploaded with ImageShack.us

Usando o sistema normalmente e depois que fechei tudo...

Espero que goste Dobrado!! Agora vou aproveitar!!

Obrigado a todos e Bom dia!!

Hqx

Hqxriven

Pessoal que instalou o omnislash 2.6.33 sairá uma atualização para aumentar a velocidade de leitura do CFQ e atualizar o BFS para diminuir um pouco mais o uso do processador em multicores...

A atualização aconteceu no Zen e no Sidux Underground (de onde sai a base do omnislash)

Dobrado vou te passar o patch depois...