Autor Tópico: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007  (Lida 7015 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Online: 21 de Novembro de 2007, 18:52 »
Citar
Empresa busca aproveitar crescimento da demanda por PCs no País para oferecer o sistema operacional de código aberto pré-instalado

O sistema operacional de código aberto Ubuntu chega oficialmente ao Brasil, com o estabelecimento da operação comercial no País da Canonical, patrocinadora do projeto. Fábio Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para América Latina, afirma que o objetivo é aproveitar o potencial do mercado na região.

“No Brasil, as estimativas para este ano são de que as vendas de computadores para usuários domésticos vão superar as de televisores”, destaca Filho. Segundo ele, a estratégia é fechar parcerias com fabricantes para oferecer o Ubuntu pré-instalado e pré-configurado, e faturar com suporte, serviços, segurança e atualização, modelo tradicional das distribuições de software livre.

O estabelecimento da Canonical no Brasil e América Latina, considerado tardio por alguns membros da comunidade de software livre, faz parte da estratégia de expansão da companhia, voltada para os países do bloco emergente chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). "Antes disso, a companhia estava em processo de estruturação, já que sua história começa efetivamente em 2004". E a estratégia de oferta do Ubuntu pré-instalado dependerá de negociações com fabricantes e OEMs locais. “Temos uma parceria global com a Dell, já em curso nos Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra”, conta Filho.

A aposta da Canonical na venda do sistema operacional livre pré-instalado baseia-se no reconhecimento da marca, que Filho acredita estar mais sedimentado em relação a outras distribuições. “Sabemos que muitas pessoas compram computadores com software livre pré-instalado apenas pelo preço reduzido, e que acabam usando cópia pirata do Windows. Mas acreditamos que no caso do Ubuntu já existe interesse do usuário pela marca”, explica. De acordo com ele, 10 milhões utilizam o Ubuntu em todo o mundo, considerando apenas usuários finais. “O Brasil ocupa a sexta posição em downloads no site da Canonical, com uma média de 50 mil por mês. E o mapa da América Latina tem números ainda maiores, com potencial no México, Venezuela, Argentina e Colômbia”, comenta.

Além disto, Filho ressalta características do sistema, como interface “easy to go”, interatividade, Open Office pré-instalado, e usabilidade, como internet, e-mail e texto, entre os atrativos do Ubuntu. “Efeitos 3D e visualização em cubo são coisas que interessam ao usuário”, afirma. Em paralelo, Filho conduzirá as devidas ações de mercado em cima da plataforma. Ele explica que o Ubuntu já está traduzido para o português, trabalho realizado por voluntários da comunidade, que reúne mais de 20 mil pessoas em todo o mundo. "Mas a tradução é feita com controle, de forma estruturada, em grupos locais", complementa.

Mercado corporativo

A missão de Fábio Filho no Brasil e América Latina inclui ainda a oferta de serviços e parcerias voltadas ao mercado corporativo. “Serão ofertas customizadas, para clientes de alto padrão, como governo e da área de educação. Queremos tornar o Ubuntu uma opção de alta usabilidade, confiabilidade e baixo custo”.

Segundo ele, o lançamento da versão 7.10 do Ubuntu, há cerca de um mês, gerou picos de downloads e acesso ao site, pelo interesse que despertou. “Recebemos contato de empresas, para tratar até mesmo de desenvolvimento de soluções”, diz . Filho considera que, por se tratar de uma variante do Debian (reconhecido por robustez para servidor) o Ubuntu tem apelo ao mercado corporativo.

A princípio, os negócios da Canonical no Brasil e América Latina serão conduzidos por Fábio Filho. Mas ele conta que no País residem outras sete pessoas ligadas ao desenvolvimento do Ubuntu desde 2005.

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=43573

Muito boa notícia essa.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
UBUNTU PODE CHEGAR ÀSLOJAS BRASILEIRAS EM 2008
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2007, 20:05 »
As lojas estão cheias de PCs superbaratos com versões do Linux. Mas aquela que é considerada a mais fácil de usar, o Ubuntu, ainda não deu as caras por aqui. Isso deve mudar em breve. A Canonical, responsável pelo sistema, abriu escritório no País e quer que o Ubuntu já venha instalado em micros brasileiros. "A gente espera que isso aconteça até o meio do ano que vem", disse o gerente de negócios para a América Latina da Canonical, Fábio Filho.

Pode ser mais difícil do que ele imagina. O programa Computador para Todos começou há quase dois anos e todos os fabricantes já escolheram os tipos de Linux que vão em suas máquinas - uma exigência do projeto. Também montaram estruturas para dar suporte técnico a esses sistemas. Mudar tudo pode ficar bem caro. "Estou sendo contatado por diversos fabricantes com interesse em utilizar o Ubuntu", garantiu o executivo da Canonical.

Segundo Fábio, o objetivo da empresa não é oferecer um sistema operacional para PCs baratos que, depois, poderia substituído por uma cópia - muitas vezes pirata - do Windows. "Queremos ser uma alternativa que as pessoas possam realmente utilizar", afirmou. Este ano, a Dell fechou acordo com a Canonical e passou a vender micros com Ubuntu nos EUA.

Fonte: http://br.tecnologia.yahoo.com/article/21112007/25/tecnologia-noticias-rivais-estiveram-tao-fortes.html
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Rafael...

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2007, 22:51 »
Citar
Segundo Fábio, o objetivo da empresa não é oferecer um sistema operacional para PCs baratos que, depois, poderia substituído por uma cópia - muitas vezes pirata - do Windows. "Queremos ser uma alternativa que as pessoas possam realmente utilizar", afirmou. Este ano, a Dell fechou acordo com a Canonical e passou a vender micros com Ubuntu nos EUA.

Concordo em todos os sentidos. A estratégia de "computador pessoal" deve ser somente um gancho para planos mais ambiciosos. Se ater somente a um mercado exclusivo é furada.
De início tem é que haver marketing bom e pesado.

E se preparem os técnicos em GNU/Linux... A coisa vai começar a ficar boa.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 09:29 »
E se preparem os técnicos em GNU/Linux... A coisa vai começar a ficar boa.

E vai mesmo! Mercado de trabalho vai se expandir, tanto o técnico quanto o de treinamento. Logo logo vamos ver os cursinhos de informática oferecendo treinamento em OpenOffice, GImp, etc etc etc. Muito bom isso tudo, e é uma bola de neve.

Caraca! Viajei muito?

Quanto à mão de obra especializada para suporte técnico, com certeza a Canonical terá sua equipe, mas os técnicos de plantão passarão a ser cada vez mais requisitados. Fora o fato de que, em algum momento, a gente vai ligar pra algum assistência de serviço, como Velox, Virtua, ou qq outra, por exemplo, e dizer que o SO é Linux e o atendente vai saber o passo-a-passo pra ajudar. (ops, acho que exagerei aqui...)
 ;D

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:22 »
E se preparem os técnicos em GNU/Linux... A coisa vai começar a ficar boa.

E vai mesmo! Mercado de trabalho vai se expandir, tanto o técnico quanto o de treinamento. Logo logo vamos ver os cursinhos de informática oferecendo treinamento em OpenOffice, GImp, etc etc etc. Muito bom isso tudo, e é uma bola de neve.

Caraca! Viajei muito?

Quanto à mão de obra especializada para suporte técnico, com certeza a Canonical terá sua equipe, mas os técnicos de plantão passarão a ser cada vez mais requisitados. Fora o fato de que, em algum momento, a gente vai ligar pra algum assistência de serviço, como Velox, Virtua, ou qq outra, por exemplo, e dizer que o SO é Linux e o atendente vai saber o passo-a-passo pra ajudar. (ops, acho que exagerei aqui...)
 ;D

Abraços!

Amigo, Claudio, eu já sei de cursos de Gimp nesses Centros de Informática patrocinados pelos governos aqui no RJ, no município de Mesquita - RJ, eu sei que tem cusro de Gimp, Open Office e Linux também.

Outra, tenho um primo que trabalha numa terceirizada da Velox na área de instalação do mesmo p/ assinantes e ele faz instalação tanto em Windows como em Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:29 »
Amigo, Claudio, eu já sei de cursos de Gimp nesses Centros de Informática patrocinados pelos governos aqui no RJ, no município de Mesquita - RJ, eu sei que tem cusro de Gimp, Open Office e Linux também.

Outra, tenho um primo que trabalha numa terceirizada da Velox na área de instalação do mesmo p/ assinantes e ele faz instalação tanto em Windows como em Linux.

Então com a entrada da Canonical a tendência é aumentar este tipo de oferta. Eu percebo nos anúncios mais corriqueiros que oferecem esse tipo de serviço o ambiente opensource não é citado. O foco é pesado nas aplicações Windows, claro, até pela demanda do mercado atual. Mas as coisas vão mudar... quem viver, verá!
 :)

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Rafael...

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2007, 10:59 »
Aqui em Cuiabá-MT, abriu um estabelecimento que dá cursos de Linux e credenciado ao LPI.
E consultoria Linux, Olha a $$$ chegando.

Coisa que nunca acreditei que aconteceria...
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 11:01 por Rafael... »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2007, 11:07 »
- Atendimento ao Cliente Dell, meu nome é Renata, em que posso ajudá-la?
- Olá! Comprei um PC da DELL com Ubuntu e não sei como acessar a internet.
- Qual seu nome?
- Maria das Graças.
- Qual seu fone, com DDD?
- 11 2345-6677.
- A sua ligação vai estar sendo gravada partir de agora, para maior segurança. Por favor, confirme alguns dados?
- Tá.
- Sua idade?
- 20 anos.
- Quando nasceu?
- 1987.
- Obrigada por sua confirmação.
- Tá e como faço para acessar a internet?
- Um minutinho que o sistema vai estar gerando sua resposta.

(toca uma musiquinha esquisita...)

- Pois não. Vou estar passando sua ligação para o pessoal do Suporte técnico. Mais alguma informação?

Afe Maria!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2007, 11:12 »
Acho que é em tempo a chegada da Canonical aqui no BRaseiro. Sou um visionário e também acredito que o crescimento no uso de Sistemas GNU/Linux  acontecerá inevitávelmente (tange à fé essa minha colocação!).
Aqui em BH vi no centro da cidade esses dias um cursinho de informática que oferecia aulas de Linux e Open Office. Esses já são sinais deste crescimento!

Não vejo a hora de passar por uma loja e ver, na vitrine, um PC "UBUNTU inside".

Grande ABS!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Rafael...

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2007, 11:19 »
Acabei de ver quanto sai os cursos de Linux aqui na minha cidade.

40 horas, 750 reais


Socorro, é um assalto !

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2007, 11:26 »
Assalto nada! É lei de mercado!
Aproveite isso e tire uma graninha!!! Cobre mais barato, ensine os links, tutoriais, fóruns e tudo mais.
 8)


Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2007, 12:35 »
Assalto nada! É lei de mercado!
Aproveite isso e tire uma graninha!!! Cobre mais barato, ensine os links, tutoriais, fóruns e tudo mais.
 8)



maudy, vamos abrir uma empresa.... vc tem futuro...
 ;D

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2007, 13:29 »
Eu não sou tão otimista ao ponto de achar que a maioria das pessoas que comprarem um pc com ubuntu quando chegarem em casa, não vão pedir para o vizinho instalar o uindows. A versão do ubuntu que vira instalada nesses pcs no meu modo de entender tem que que vir com algumas customizações que o ubuntu original não tem. Por exemplo: o cliente de mensagens instantâneas,  tem que ser o amsn, e já com suporte a anti-alising e com um skin do msn.

Resumindo, pra mim um dos pontos chave do sucesso do ubuntu nesses pcs populares, vai ser questão visual!
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 13:37 por Coiote »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2007, 13:35 »
maudy, vamos abrir uma empresa.... vc tem futuro...
 ;D

Cara.... num tenho jeito para instrutor de jeito maneira! hehehe
Mas valeu ai!

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Canonical oficializa Ubuntu no Brasil - 21/11/2007
« Resposta #14 Online: 22 de Novembro de 2007, 13:53 »
Quando eu vi a notícia, eu pensei: "Ufa.. até que em fim..."
Depois pensei: "Finalmente vão vender PC com SO Livre pre-instalado que não seja ruim... pois sinceramente, tem uns que parece que as Lojas mesmo que fazem sem nehum cuidado... de tão tosco que são... eu vi um que realmente era feito por uma empresa, quando vi o sistema.. ele era baseado no Red Hat... até ai tudo bem... mas quando entrei... era aquela imitação horrenda do Windows™... isso me deixou triste e muito furioso... mas calma... nem tudo está perdido... mas o problema é: A Canonial tem que investir pesado em Marketing popular pra desfazer essa ideia de "Comprar o PC com Linux pois é mais barato, depois instala o Windows™ pirata..." pois eu vejo isso acontecer a minha volta... e muito... infelizmente... é soda viu...

Quando o que o colega Coiote disse, é um ponto a refletir, já que muitas pessoas infelizmente não tem conhecimento que existem outros Protocolos e Clientes de Instant Messenger, pra todos os gostos e necessidades. E por causa do Monopolio, o MSN™ é o que "Impera" ainda... mas acho que se for pra vir o aMSN, que venha o Gajim, Pidgin (esse já é padrão) entre outros, pra que o usuário possa escolher. Eu por exemplo uso o Pidgin, pois digamos, odeio frescuras hehehehe, não uso Web Can, muito menos Winks entre outras coisas que muitas pessoas acham legais ou precisam usar por lazer ou profisão mesmo, como áudio ou vídeo-conferências. Mas como é questão de gosto, acho que o aMSN poderia vir padrão também, pois no requisito "Apetrechos" ele é bem completo e atenderia aos "órfãos" do MSN™...

Pois na minha opinião, seria legal que as pessoas "aceitassem" que o Linux é um sistema operacional, e que é diferente do Windows™, e tem seus próprios programas. E não ficar "caçando" uma imitação, bom, é minha opinião apenas, já que quando eu migrei pro Linux, eu estava buscando algo muito diferente do que eu estava acostumado, eu era completamente leigo na época, e instalei o Debian BR-CDD sozinho só lendo o manual que veio com o CD, lembro que eu não tinha Internet na época e comprei ele na banca de jornal, foi maravilhoso, acho que se eu tivesse pegado um desses "SOs livres geréricos" eu teria odiado Linux e ficado com um baita pre-conceito como eu infelizmente vejo acontecer. "Ha, é de graça, num tem recurso, num presta...vo comprar o PC com esse Linucs ai pois é mais barato, depois eu instalo o Windows™..." e o sujeito nem nunca usou o Linux... é soda... estou torcendo pra que isso tudo mude :)
Mas um Ubuntu "completão" e com Marketing pesado, pode mudar o modo de pensar de muita gente, pois por mais "vendido" que o Ubuntu venha a ser, sempre haverá isso: A Comunidade, e uma vez que você entra, você num larga mais... é paixão na certa... minha atualização pessoal e profissional com informática se deve basicamente a este fórum. E espero que recebamos muitos novos membros em breve :)
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 15:04 por kErNeL_sCrIpT »