Autor Tópico: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?  (Lida 37051 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Online: 14 de Novembro de 2007, 11:46 »
"Qua, 14/11/2007 - 09:30

Carlos Morimoto divulgou estar considerando interromper ou mudar o foco do Kurumin Linux. Tanto o Kurumin quanto seu criador, Carlos Morimoto, foram destaque nos resultados da pesquisa anual dos Favoritos da Comunidade Linux brasileira nos anos recentes (veja 2006 - http://br-linux.org/linux/resultado-favoritos-2006 e 2005 - http://br-linux.org/linux/resultado-favoritos .

    “Existe a possibilidade de o Kurumin terminar ou modificar seu foco. Carlos Morimoto declarou recentemente ( http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html ): "...É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas. Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos."

    Assim resolvi escrever sobre o assunto ( http://www.maxraven.info/duvidas-pairando-sobre-a-continuacao-do-kurumin-linux.html ) e colocar minhas impressões sobre os reais motivos que podem levar a encerrar o desenvolvimento de uma das distribuições que mais divulgou o Linux no Brasil nos últimos anos.”

Enviado por Max Raven (maxΘmaxraven·info) - referência ( http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/2.html )..."

Fonte: Br-Linux - http://br-linux.org/linux/havera-uma-proxima-versao-do-kurumin-linux

Tudo isso vem deste anúncio feito pelo próprio Morimoto:

"Adiamento no cronograma do Kurumin 8" - http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/

Talvez seja este o começo do fim do Kurumin!  :-[

Apesar de não usá-lo, tenho todos so CDs desde a versão 4.1 . Já me salvaram de muitas cacas que fiz em meus sistemas, e ainda apresentei o "linux" a muitas pessoas com o Kurumin.

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:37 »
esse modelo de desenvolvimento do kurumin já era.. as pequenas distro irão começar a cair, ficando como um hobby de alguns... as grandes distros crescerão e as pequenas tendem a ir sumindo conforme o desinteresse pelas mesmas tomar conta de seus mantenedores... agora o negócio começou a se tornar sério.. quem não tomar linux como negócio rentável não prosperará.. o espaço para o amadorismo está acabando...

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:41 »
se ele ouvisse as outras pessoas que falavam que o menu era desorganizado isso nao ia acontecer @_@

o kurumin sempre deu uns bugs horriveis aqui (instalei gnome e xfce e o modo grafico não entrava de jeito nenhum,nem o console)
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:45 »
É uma pena ver um trabalho tão legal e bem estruturado ficar sobre as costas do idealizador (Morimoto) muitas vezes sem o auxílio da comunidade! Tenho o Kurumin 7 em casa e não abro mão pois faz coisas em manutenção que muitas distro Live CD não fazem!!!

Torço para que novos projetos do Morimoto sejam (e serão) bem sucedidos como o Kurumin! A propósito a revista eletrônica dele no guia do hardware é muito legal vale a pena baixar mensalmente!!!



Abrs.
Junior

boi

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:01 »
O Morimoto sempre deixou claro que o Kurumin era um projeto pessoal. Ele nunca se interessou em tranformá-lo nem num projeto comercial, nem num comunitário.
O Kurumin era só uma espécie de hobby para ele, nada mais do que isso.

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:11 »
Muitas vezes percebi uma intenção ruim e uma intenção boa do kurumin linux:

A boa: facilitar a vida de iniciantes, ser uma alternativa simples e "barata" para máquinas antigas entre outras coisas que quem conhece o mundo linux entende.

A ruim: o desenvolvedor dessa distribuição achar que fazendo "fácil" demais (eu entendo como muito amador) de poder ganhar o profissionalismo (não tenho certeza se ele tinha realmente essa intenção). Houve-se até uma época em que achavam que o kurumin linux seria a distribuição do projeto "desktop para todos" (sic). Algumas vezes a distribuição foi muito centralizada em uma pessoa, não porque faltava iniciativas, e sim por restrições impostas do próprio Morimoto. Faltou um pouco de profissionalismo e se ligar mais em opiniões criativas. Mas ele parecia não querer ir tão longe ... parecia ser simplesmente para inserir e ajudar a quem necessitasse.

É como disseram, hoje temos distribuições que investem pesado em uma perfeição, é o caso de Mandriva, Ubuntu, Suse, Fedora, e é praticamente uma consequência isso acontecer. Só será uma espécie de passatempo para aqueles que querem uma distribuição linux diferente ou criar a sua própria distribuição. Essa é uma das boas coisas que o linux nos proporciona.

Enfim, boa parte dos brasileiros que conheceram o mundo linux devem a contribuição do Kurumin Linux e seu desenvolvedor. Eu sou um deles ...
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 13:17 por anp »

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2007, 13:28 »
Carlos Morimoto teve tudo para transformar o Kurumin numa distro de sucesso e com crescente progresso. Mais o seu ego transformou a tão falada distro Brasileira se tornou a distro de um homem só. E o sucesso momentâneo do Kurumin deixou nosso carlito mais arrogante do que já era.

Eu já sabia que era questão de tempo essa distro morrer, pois com uma pequena equipe de colaboradores, ninguém resiste a competência alheia. O sucesso dele foi na época que o Linux era mais complicado, só que hoje existe o Ubuntu e o nível de amigabilidade não só do Ubuntu como as demais estão excelente.

O Kurumin é um poço de instabilidade, e além disso o usuário e a comunidade não opina no seu desenvolvimento. Qualquer um que poste um comentário no fórum deles é cessado de forma arbitraria. Lá não é permitido pensar e nem argumentar.

Eu não lamento nenhum pouco se essa distro sumir e cair no esquecimento de todos nós. Espero eu que o Carlos Morimoto vá junto com ela.

Sem mais,

« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 13:49 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:13 »
Estava demorando... sempre ouvir dizer que o Morimoto é egoísta e autoritário; não sei se é verdade, se é mentira, mas a estagnação do Kurumin de uns tempos para cá pode muito bem confirmar isso.

Nem faz falta. O cara passava por cima de um monte de coisas importantes, como a estabilidade e a compatibilidade e ainda tinha a pachorra de responsabilizar o hardware. Muitas vezes o Ubuntu rodava bem em máquinas que o Kurumin nem sequer bootava, fora as gambiarras e os scripts toscos que ele escrevia.

esse modelo de desenvolvimento do kurumin já era.. as pequenas distro irão começar a cair, ficando como um hobby de alguns... as grandes distros crescerão e as pequenas tendem a ir sumindo conforme o desinteresse pelas mesmas tomar conta de seus mantenedores... agora o negócio começou a se tornar sério.. quem não tomar linux como negócio rentável não prosperará.. o espaço para o amadorismo está acabando...

É mesmo... o que se vê é a proliferação de Fedoras, SuSEs, Ubuntus, Mandrivas, e o sumiço de Knoppixes, Kurumins ( ;D) e etc. Todas as distribuições estão na mesma linha de facilidade.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:40 »
Não temos certeza de que o Kurumin morreu ainda. Pode ser que sim... mas não vou julgar o Morimoto. Ele não merece isso e eu não perco tempo com isso.
Mas o produto Kurumin é questionável.

Eu vejo o linux como um produto/serviço muito dinâmico. Não pode estagnar e tem que seguir o que o mercado pede.

Os usuários de hoje são exigentes por conta das variedades de distros que tem como foco o usuário desktop.

Não entendo como um sistema open source pode sobreviver como um produto proprietário. Sei lá... vai com Deus.

cadiles

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:49 »
Eu também concordo que distribuições pequenas devem morrer. Isso ajudará muito ao linux, pois irá amenizar um dos grandes problemas que é a enorme variedade de distribuições.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:22 »
É chegada a hora da seleção natural.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Leonni Vox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:39 »
Esse lixo Kurumin já deveria ter sido descontinuado há muito tempo, espero que os milhares de utilizadores do Kurumin adotem o Ubuntu ou Kubuntu já que são quase todos maníacos pelo KDE. Esse excremento clap! clap! em forma de distribuição só teve sucesso por que num passado não muito distante as grandes distros não se preocupavam com o usuário final.

Quando o Ubuntu surgiu com sua máxima, Linux para seres humanos e não para escavadores de bits, as coisas mudaram muito. Hoje o foco é no desktop.

O Ubuntu conta com quase 100 milhões e investimento, e comparar essa porcaria distro feita num quarto escuro com o Ubuntu é no mínimo um atentando.

Quantos colaboradores o Ubuntu tem? Milhares, quantas empresas adoram o Ubuntu? centenas, talvez milhares. Quantos usuários de desktop o Ubuntu tem? A canonical estima entre oito e dez milhões de usuários desktop.

Isso sim é uma distribuição Linux. Eu quero mais é que o Kurumin vire lembrança, e ponto de referencia como uma porcaria clap! clap! de trabalho nas universidades da vida. O Morimoto leu o livro, como tornar uma distro promissora nacionalmente utilizada em lixo. E olha que ele colocou em pratica todo o conteúdo do mesmo.

Por mim o Kurumin e o Morimoto pode abraçar o capeta Jesus, e ficar por lá mesmo. Já vai tarde.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2007, 16:08 por Leonni Vox »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:56 »
Que isso gente, eu não gosto do kurumin, não defendo ele, e as duas vezes que eu tentei usá-lo tive problemas! Ou seja, quero distância da distro no meu PC, e são os únicos CD's de distro que não guardei, dentre todos os já testados.

Mas dai chamar a distro de excremento, desejar a morte dela (junto com o Morimoto) não é demais?

Como foi falado aqui ela tem seu público, e será que eles se adaptaram a outra distro? Será que seria uma boa propagando para o Ubuntu a leitura deste tópico por parte da comunidade de usuários do kurumin?

Entendam que não estou defendendo o kurumin e muito menos o Morimoto, até porque tenho motivos contrários (como já citei no início), mas devemos manter o bom nível daqui, até porque dependendo de quem lê, e com que olhos lê este tópico corre seus perigos.

Desculpem ai!

[]'s a todos os companheiros.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Leonni Vox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:01 »
Que isso gente, eu não gosto do kurumin, não defendo ele, e as duas vezes que eu tentei usá-lo tive problemas! Ou seja, quero distância da distro no meu PC, e são os únicos CD's de distro que não guardei, dentre todos os já testados.

Mas dai chamar a distro de excremento, desejar a morte dela (junto com o Morimoto) não é demais?

Como foi falado aqui ela tem seu público, e será que eles se adaptaram a outra distro? Será que seria uma boa propagando para o Ubuntu a leitura deste tópico por parte da comunidade de usuários do kurumin?

Entendam que não estou defendendo o kurumin e muito menos o Morimoto, até porque tenho motivos contrários (como já citei no início), mas devemos manter o bom nível daqui, até porque dependendo de quem lê, e com que olhos lê este tópico corre seus perigos.

Desculpem ai!

[]'s a todos os companheiros.

Cristiano

Ok, vou retificar a palavra...
sds...

alexcosta67

  • Visitante
Re: Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?
« Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2007, 16:03 »
Realmente chutou o pau...

Sei lá... nunca usei o kurumim, mas acho que Morimoto, fez bastante pela divulgação do Linux, assim como alguns aqui disseram que iniciaram pelo Kurumin.

Linux para seres humanos.

Seres humanos não são perfeitos.

abraços a todos.