Olá Pessoal !!
Iniciei a pouco tempo o trabalho de explorar o Linux Ubuntu 7.10, com a intenção de estabelecer um compartilhamento de internet mais seguro e mais customizável.
Minha intenção é compartilhar a internet com segurança e também administrar a largura de banda para determinados terminais, por exemplo, os setores financeiros e de vendas onde as transações entre clientes e bancos são prioridades tem maior prioridade, já os outros setores onde o acesso é mais para pesquisas e e-mails, definiria uma parcela menor, inclusive com controle de sites.
Bem, entrei no fórum li, li bastante, também fui o guiaFoca e pesquisei à rodo... então procedi da seguinte forma:
A internet chega em minha rede via rádio, através do Sistema Ovslink, com ip 192.168.0.1, meus servidores DNS são 200.209.88.2 e 200.209.88.3
No linux instalei duas placas de Rede Realteck RTL 8139, tudo bem, não é das melhores, mas, está funcionando 100%.
Na Eth0, configurei o ip estático: 192.168.0.30 (internet)
Na Eth1, configurei o ip: 192.168.0.31 (intranet)
Dentro da pasta /etc/Network criei o arquivo confrede.sh com os sequintes comandos:
iptables -F
iptables -F INPUT
iptables -F OUTPUT
iptables -F POSTROUTING -t nat
iptables -F PREROUTING -t nat
echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -P FORWARD ACCEPT
iptables -P FORWARD DROP
# Para compartilhar a internet em meu micro ip: 192.168.0.10
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/29 -o eth1 -j MASQUERADE
Logo após salvar o arquivo, procedi com o comando
chmod +x confrede.sh
sh confrede.sh
Nota: Configurei meu computador (XP) com Gateway 192.168.0.31, também testei com o 192.168.0.30
Depois desta configuração toda, o meu micro não conecta internet de jeito nenhum, e o próprio Linux também fica completamente fora da rede.
Alguém poderia me dizer o que pode estar errado? Tô comecando a pirar !!?