Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 134701 vezes)

Offline RaphaelSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #75 Online: 04 de Junho de 2008, 16:31 »
Veja bem analisando melhor o meu post no seu ponto de vista concordo contigo
também não posso querer que todo mundo deixe o Pc ligado 24Hs por dia como eu.
Mais assim uma pessoa que usa o pc apenas 2 horas por dia ( acho meio dificil com a popularização da net hoje em dia alguem usar por apenas 2 horas ) não precisaria tipo deixar ibernar e esssas coisas todas configuradas. tipo por experiencia propria
perdi uma radeon por causa da porcaria do hibernar do windows.
uma economia de energia também seria  essas pessoas que usam pouco o pc  seria reunir todo o seu trabalho e executa-los todos de uma vez só para evitar o " ah esqueci de mandar aquele e-mail com a planilha tal para a empresa " la vai ele e liga a maquina de novo sem ou menos esperar os disco pararem como ja vi muito cliente meu fazendo.
Tipo posso até ter falado besteira no meu outro post, mas apenas quis expor que ao meu exemplo eu fico com a maquina ligada e não tive problema nenhum e também só quis expor o perigo para os liga e desliga desenfreado e não que todo mundo
ficase com a maquina ligada 24hs.
Também tem aquelas pessoas que configuram pra desligar o monitor ( standby ) a cada 2 minutos e por ai vai.
Bem seila se falei besteira o povo que me desculpe e pode mandar me Linxar :)       

Tem uma regra muito simples : se vc vai usar o computador de novo daqui a duas horas, não desligue.
Se ele precisa ficar ligado o dia todo, preserve o monitor e o HD, como bem disse o Junior_Sampa.

Esse assunto é controversso mesmo, não quero julgar se este ou aquele esta errado, estamos tentando encontrar um consenso nisso tudo de acordo com alguns editoriais o gerenciamento de energia poderia beneficiar o computador como um todo a idéia seria diminuir a temperatura e os ciclos de carga ao mesmo tempo.   Se desligar o gerenciamento de energia diminuiria os ciclos de carga ao minimo, mas aumentaria a temperatura além do normal.  O hd trabalhando aquece e aquece os outros também, além do processador, placa de video e fonte que necessitam dissipadores de calor se não for muito solicitado poderia diminuir a velocidade ou até parar de acordo com estatísticas e parâmetros de utilização do mesmo, o processador também pode diminuir o consumo e temperatura, esse gerenciamento pode ser automatizado e aumentar a vida útil do processador, do hd que também pouparia rolamentos, etc pois um hd ou processador muito aquecido também é prejudicado.
A velocidade eu vi que em alguns HD's só podem ser configuradas entre off, 128 (calmo e silencioso) e 254 (rapido), mas em outros o ajuste pode ser feito entre 0 e 254.
Existem casos como por exemplo:"notebook (Acer Aspire 5100-3577) executou 71 ciclos em 20 minutos. Tenho o note a seis meses e ele ja executou um total de 104800 ciclos, o que segundo as expectativas me da mais cerca de 18 dias corridos de uso." É o que diz Marcos Paulo no Weblog de Alex's entre outros.
Não me parece ser um problema exclusivo do Linux, pois segundo esse outro relato:
"O que eu acho estranho é que em 2 meses eu tive um valor tão alto de ciclos, e isso tudo usando o MacOS!" Relatado pelo Cesar
Mais um trecho:"acabei de compra meu acer aspire 3100, e instalei o windows xp,só pra ver, fui la no everest pra saber quantos Load/Unload Cycle Count já tinha com o windows xp, e pra minha surpresa tinha ja 718, e tava fazendo um a cada 2 minutos." é o que diz Rodrigo Neri de Souza (no trecho editado).
Esses relatos contradizem as Respostas #7 e #32.  A meu ver confere maior credibilidade ao Linux que abriu o caso.
Me parece que o assunto merece ser pensado melhor.
[/quote]
Amigo,procurei no everest essa opção, no windows xp, de qtas cargas o hp ja tem mas nao achei, vc pode me dizer em que parte eu vejo isso???

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #76 Online: 01 de Julho de 2008, 00:30 »
Pessoal, tentei fazer a leitura do hd, como indica no tutorial

Mas não volta nada do comando  smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count, nem como usuario comum usando sudo, nem como root.

Tem diferença instalar pelo apt-get ou aptitude, neste caso?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #77 Online: 01 de Julho de 2008, 00:34 »
Pessoal, tentei fazer a leitura do hd, como indica no tutorial

Mas não volta nada do comando  smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count, nem como usuario comum usando sudo, nem como root.

Tem diferença instalar pelo apt-get ou aptitude, neste caso?

Abraço.

Não tem diferença não.

Tive os mesmos problemas também usando o Ubuntu 7.04, onde o comando não retornava nada, e nunca entendi o porque disto.

Para fazer o teste na época eu usei um LiveCD, sem problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #78 Online: 06 de Julho de 2008, 00:37 »
Pessoal, tentei fazer a leitura do hd, como indica no tutorial

Mas não volta nada do comando  smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count, nem como usuario comum usando sudo, nem como root.

Tem diferença instalar pelo apt-get ou aptitude, neste caso?

Abraço.

Não tem diferença não.


Tive os mesmos problemas também usando o Ubuntu 7.04, onde o comando não retornava nada, e nunca entendi o porque disto.

Para fazer o teste na época eu usei um LiveCD, sem problemas.

Fiz com o live cd, e também não me volta nada.

Teria outra forma de verificar?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #79 Online: 06 de Julho de 2008, 00:52 »
Fiz com o live cd, e também não me volta nada.

Teria outra forma de verificar?

Abraço.

Sério?

Consegui rodar com o LiveCD, e posteriormente quando reinstalei meu sistema consegui também.

Você tem certeza que esta fazendo o comando correto? que roda exatamente para o seu HD? É mesmo /dev/sda?

Olha se tiver certeza que estiver tudo correto rode o script para acertar, mesmo que não tenha problema ai.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #80 Online: 06 de Julho de 2008, 03:03 »
Sim, certeza absoluta

O meu hd é sata, todos outros de verificação, que achei no guia do hardware, funcionam, menos esse ai.

Tou meio cabreiro com isso, quero ver se tá em ordem, e não consigo.


Tem algo que eu possa fazer para verificar um possivel erro, coisa assim? Antes de executar o script, por segurança.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 03:05 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #81 Online: 06 de Julho de 2008, 10:10 »
Mas seu HD é referenciado pelo sistema como /dev/sda ou /dev/sdb (por exemplo)?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #82 Online: 06 de Julho de 2008, 18:27 »
Clcampos

Tenho 3 hds, tudo sata, mas os sitemas estão no hd de 80, esse somente tem o windows e ubuntu.

Esse hd de 80 é o que veio com minha maquina, os outros acrescentei posteriormente.

Agora o porque não identificar nem live cd tá estranho, queria de alguma forma poder verificar, imagina só, tou sem acesso de leitura ao hd!!

Abraço.

Edit:
É Sda mesmo, porque editei o fstab, pra arrumar a home.

 ;)
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 18:29 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #83 Online: 06 de Julho de 2008, 21:58 »
Rode então a rotina.

Mas eu nunca nem me preocupei em fazer o teste para  um PC, já que todos os relatos que vi eram para notebook.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #84 Online: 12 de Julho de 2008, 01:05 »
Eu acabei por fazer aqui no meu PC e os dados são esses ai

Em 06-07-08
9 Power_On_Hours          0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       7898
12 Power_Cycle_Count      0x0032   099   099   000    Old_age   Always       -     1233

Em 11-07-08
9 Power_On_Hours          0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       7976
12 Power_Cycle_Count      0x0032   099   099   000    Old_age   Always       -     1244

Power_On_Hours      -- 78
Power_Cycle_Count  -- 11

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #85 Online: 12 de Julho de 2008, 16:48 »
Eu não mexeria, achei os números com pouca variação, não?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #86 Online: 12 de Julho de 2008, 20:44 »
Também acho Clcampos, tendo em conta que se aponta para uma vida útil de 200 mil ciclos.
E não fiz qualquer alteração neste sentido no Hardy.

Offline kakado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #87 Online: 18 de Julho de 2008, 12:09 »
Problema solucionado!!

Acabei de resolver o problema (Ubuntu 8.04) aplicando o patch do Alexey Borzenkov disponível no PPA dele (https://launchpad.net/~snaury/+archive). Basta acrescentar o repositório deb http://ppa.launchpad.net/snaury/ubuntu hardy main na sua source list e mandar atuaizar os pacotes acpi-support - 0.110~df1 e pm-utils - 0.99.2-3ubuntu11~df1. Esta solução é uma evolução da apresentada neste wiki https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement. A diferença é que a solução deste wiki resolve o problema mas no caso de hibernação/supensão ao retornar (resume) os valores estipulados no laptop-mode.conf não são respeitados sendo necessário tirar/plugar o note da tomada e plugar/tirar novamente para que os valores de hpdarm voltem aos q vc tiver estipulado no laptop-mode.conf. No patch do Alexey isto está resolvido. Já apliquei e tudo funciona às mil maravilhas, basta após a instalação vc´s adequarem melhor as configurações do laptop-mode.conf (/etc/laptop-mode) pois ele por default estipula hpdarm -B1 para note na bateria e eu aconselho 128 e note na energia da rede estipula 254 o q pode ser mantido ou alterado para 255 se vc quiser desativar totalmente o gerenciamento de energia. No laptop-mode-conf vc´s poderam configurar vários outros parâmetros para gerenciar melhor. É isto para mim a questão está resolvida com tudo funcionando e o note sendo agressivo no gerenciamento de energia somente quando na bateria pois quando passa para a energia da rede automaticamente ele deixa de ser agressivo e os load_cycles diminuem conforme os parâmetros que configuramos do laptop-mode.conf.

---->>>Só por garantia, após atualizarem os pacotes verifiquem de estes passos estão ok:
---->>>Atenção!!! Estes passos servem apenas de verificação pois acredito que após a atualização dos pacotes já estará tudo corrigido.

deixe o parâmetro CONTROL_HD_POWERMGMT=1 em /etc/laptop-mode/laptop-mode.conf

mesmo que vc não queira habilitar os parâmetros ENABLE_LAPTOP_MODE_ON_BATTERY ou _ON_AC no laptop-mode.conf, você precisará setar ENABLE_LAPTOP_MODE=true em /etc/default/acpi-support.

Comente com (#) todas as linhas $HDPARM em /etc/acpi/power.sh e mude as duas linhas $LAPTOP_MODE start/stop para $LAPTOP_MODE auto

Remova o arquivo /usr/lib/pm-utils/power.d/laptop-tools

---->Estou editando e complementando com estas informações pois eu, na verdade, procedi primeiro com estas alterações que estão no wiki https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement e depois é q apliquei o patch do Alexey para atualizar os pacotes.
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 14:15 por kakado »

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #88 Online: 20 de Julho de 2008, 18:08 »
Por que o problema nao foi resolvido quando lancaram o Ubuntu 8.04?
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline rodpaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • InforPaulo
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #89 Online: 20 de Julho de 2008, 21:28 »
Bem. ao que parece o pessoal do windows está com o mesmo problema nos notes.
De forma tímida, o assunto foi levantado e constatado.
Pode ser visto aqui no forum baboo
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=616231

Pelo menos aqui as pessoas debatem os assuntos e constatamos as ocorrências de várias formas, seja por testes própios ou por dicas aqui no fórum, agora o que lá vi foi: Problema identificado, Pouco falado, e Terminado bem rapidinho

Não falo assim para minimizar a situação, o problema existe e tem que ser resolvido de forma eficaz  por quem lança o produto no mercado, seja Ubuntu ou Vista, ou outro qualquer.


« Última modificação: 20 de Julho de 2008, 23:23 por rodpaulo »