Autor Tópico: [Resolvido] Como trocar o GDM pelo KDM no Ubuntu Gutsy?  (Lida 3386 vezes)

Offline mathdelic

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
[Resolvido] Como trocar o GDM pelo KDM no Ubuntu Gutsy?
« Online: 04 de Novembro de 2007, 18:05 »
Atualizado:

De fato, a configuração pelo dpkg não foi suficiente para trocar o gdm pelo kdm, mas deveria. A seguir, vou por a solução, mas antes quero deixar uns cometários. O texto que se segue foi escrito para iniciantes e sua leitura pode ser útil no futuro, mesmo que vc não tenha o mesmo problema.

Eu instalei  ubuntu Gutsy e depois o kubuntu-desktop. Agora gostaria de trocar o gdm pelo kdm, mas ao marcar o kdm como default, o X não abre e boot trava. Rodando em modo de segurança (não sei se o nome é bem esse, mas acho que deu pra ententer) ví que o dhcdbd (Necessário para o NetworkManeger) reclama da falta do gdm.

Introdução:

Antes de terminar a instalação de um pacote deb é feito o processo de configuração do pacote, que na maior parte das vezes não exige interação com o usuário, ou seja, é automático, sem te perguntar nada. Mas em algumas situações é necessário que vc responda alguma coisa.

Na configuração de um gerenciador de sessão (kdm, gdm, xdm, etc ...) o instalador de pacotes deb que vc estiver usando abre um diálogo onde deverá ser escolhido o gerenciador de sessão default.

Não sei quanto às versões anteriores, mas no Gutsy, após esta configuração o sitema apresentou o problema relatado acima. Isso é uma falha de projeto do ubuntu.

Nota preliminar:

Isso se aplica a quem já possui o kdm instalado, mas deixou o gdm como default.
Teoricamente, deveria dar certo se vc definir o kdm como default, seja na instalaçõa ou usando "sudo dpkg-reconfigure kdm", e segindo apenas o passo 1 abaixo, mas comigo não funcionou. Mas, vc pode tentar, pois simplifica o processo.

A solução (leia até o final antes de decidir implementar):

1 - Primeiro foi necessário abilitar o kdm no diálogo de configiração dos serviços do sistema e depois desabilitar o gdm. Vc será perguntado se deseja realmente desablitar o gdm, confirme*. Mas atenção, isso irá derrubar toda a interface gráfica, pois tudo foi iniciado a partir do gdm, e o sistema ficará travado. Então, feche todos os programas antes e reinicie o pc quando ficar travado.

Todavia, estaremos sem gerencidor de sessão no boot, pois o default (gdm) foi configurado para não ser iniciado e, por incrivel que paressa, o kdm (que foi configurado para ser iniciado) não o será pois não é o default. Vc irá cair em um terminal de texto puro. Faça login normalmente.

*: no debian estas configurações só seriam aplicadas no próximo boot, sem derrubar a interface gráfica. Uma atitude mais zen, do meu ponto de vista.

2 - Agora, para iniciar a interface gráfica, sem carregar nenhum gerenciador de sessão, basta o camando "startx" (anote). Para definir o kdm como default, agora sim usando o sistema de pacotes deban, use o comando "dpkg-reconfigure kdm", o que pode ser feito depois de iniciada a inteface gráfica, ou diretamente no terminal de texto (neste caso, anote o camando).

Se vc usar o startx, na hora de sair, verá que vc não tem as opções de desligar, reiniciar, hibernar ou suspender, que são na verdade providas pelos gerenciadores de sessão. Vc só poderá sair da inteface gráfica, voltando para o modo texto, onde, para reiniciar use "sudo reboot" e para desligar use "sudo halt" (anote).

Concluindo:

Se tudo correu bem (como aqui), no próximo boot o kdm será iniciado.

Nunca é demais lembrar, use por sua conta e risco. Este procedimento envolve perda temporária do boot normal.

Correndo o risco de ser grosseiro, se vc quer discutir do porquê de usar kdm no lugar do gdm, por favor, abra outro tópico.

Obrigado, espero que ajude alguem.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 22:57 por mathdelic »
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"

Offline norio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como trocar o GDM pelo KDM no Ubuntu Gutsy?
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2007, 11:43 »
também tentei instalar o KDM no Ubuntu 7.10 e ficou tudo complicado. Eu pensei que era possivel escolher qual modo grafico que vc gostaria de entrar no momento que se entra no modo grafico. Teoricamente, pelo que vi, era possivel. só que qdo. entrava com o GDM simplesmente nao funcionava corretamente, principalmente na hora de  desligar ou reiniciar. Busquei em vários locais e não encontrei nenhum tópico sobre o assunto. Simplesmente reinstalei outra vez. Na verdade, tenho vontade de experimentar o KDM. Baixei o OpenSuse 10.3 com o KDM só para experimentar o KDM. Só que o KDM estava tudo em ingles e já não tinha mais saco para entrar em fóruns para procurar a maneira de passar para o pt. Precisaria apenas baixar o pacote do idioma em pt que resolveria. Fora isso, não me identifiquei muito com o SUSE. Apesar de achar que é uma ótimo Distro. Quem sabe, mais tarde, qdo. estiver totalmente ambientado com o Linux. Voltei novamente para o  Ubuntu 7.10, pelo menos não tenho encontrado muitas dificuldades. Tenho encontrado muitas dicas e solucoes.

PS: realmente eu confundi as bolas, onde se-lê KDM, leia-se KDE. E este tópico que abri não tem nada a haver com o tópico aberto.
desculpe pelo engano.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 23:37 por norio »

Offline mathdelic

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como trocar o GDM pelo KDM no Ubuntu Gutsy?
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:04 »
 ??? ??? ??? ???

Vc não quis dizer KDE, ao invéz de KDM. Neste caso, este tópico não trata disso.

também tentei instalar o KDM no Ubuntu 7.10 e ficou tudo complicado. Eu pensei que era possivel escolher qual modo grafico que vc gostaria de entrar no momento que se entra no modo grafico. Teoricamente, pelo que vi, era possivel. só que qdo. entrava com o GDM simplesmente nao funcionava corretamente, principalmente na hora de  desligar ou reiniciar. Busquei em vários locais e não encontrei nenhum tópico sobre o assunto. Simplesmente reinstalei outra vez. Na verdade, tenho vontade de experimentar o KDM. Baixei o OpenSuse 10.3 com o KDM só para experimentar o KDM. Só que o KDM estava tudo em ingles e já não tinha mais saco para entrar em fóruns para procurar a maneira de passar para o pt. Precisaria apenas baixar o pacote do idioma em pt que resolveria. Fora isso, não me identifiquei muito com o SUSE. Apesar de achar que é uma ótimo Distro. Quem sabe, mais tarde, qdo. estiver totalmente ambientado com o Linux. Voltei novamente para o  Ubuntu 7.10, pelo menos não tenho encontrado muitas dificuldades. Tenho encontrado muitas dicas e solucoes.
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"