Olá Raphal,
Pelo que eu li o
Load/Unload Cycle é uma tecnologia desenvolvida para
proteger os hds de notebooks, pois a tecnologia antiga
CSS (
Contact Start-Stop) não previne que existe sempre uma corrente de ar entre o disco e a agulha. Isso é um problema para laptops pois estes são usados no colo, em constante movimento, etc o que pode fazer com que a agulha toque o disco e arranhe. Além disso, essa nova tecnologia permite a economia de energia e baixa da temperatura, já que quando não estiver em uso o HD para.
Isso não é que os fabricantes querem economizar energia as custas do hardware, isso é uma necessidade para laptop, onde a temperatura não pode ser alta e a energia é limitada.
Se você deixar seu laptop funcionar a toda carga por muito tempo ele vai fundir. Laptop foi feito para usar só o necessário e quando necessário. Não é porque ele tem 2 Ghz que vai funcionar nessa velocidade sempre, não deve e não PODE.
Por isso, eu acho que o pessoal está indo muito longe aplicando essas correções, porque você vai estar tirando o controle do seu HD, podendo danificá-lo pois estará trabalhando na carga máxima sempre.
Não entendi porque você afirma que o Ubuntu estraga os HD's e o Windows não. Só porque alguém reportou que os tais load cycles estão altos, não significa que isso seja ruim.
Como disse Matthew Garrett, "[...]
your hardware manufacturer has a better idea what your computer is capable of than we do. If a laptop manufacturer configures your drive to save power at the cost of life expectancy, then that's probably something you should ask your laptop manufacturer about."
Ou seja,
o fabricante do seu hardware sabe melhor do que o seu computador é capaz do que nós. Se o fabricante do seu laptop configurou seu hard drive para economizar energia ao custo da vida útil, então isso provavelmente é algo que você deveria perguntar ao fabricante do seu laptop.Além disso, o fabricante de HDs Hitachi diz, em (
http://www.hitachigst.com/tech/techlib.nsf/techdocs/9076679E3EE4003E86256FAB005825FB/$file/LoadUnload_white_paper_FINAL.pdf)
"[...]drives which carry a 300,000 cycle specification and have successfully passed long-term endurance testing beyond 1,000,000 load/unload cycles—both well beyond the limits of hard drives designed with CSS"Os drivers (HDs) levam a especificação de 300 mil ciclos, mas passaram com sucesso em testes além de 1 milhão de ciclos (load/unload) - ambos (os números) são muito além dos ciclos projetados para os HDs com a tecnologia CSS.Eu acho que não há com que se preocupar. Primeiro porque não há provas de que muitos ciclos sejam ruim, pois isso depende do HD, da idade do HD e uso do HD.
Depois que não há provas de que o problema é do OS.
Acho que você, Raphal, tem uma preocupação maior por causa da perda de HDs do seu irmão. Mas será que não foi algum outro problema?
Pelo menos em todos os fóruns e blogs que já fui, ninguém reportou perda de HD, é simplesmente uma tempestade em cima de um número que ninguém nunca soube pra que servia.