Autor Tópico: Mudar caminho de modem ( mais que resolvido, mastigado!!! )  (Lida 10637 vezes)

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Mudar caminho de modem ( mais que resolvido, mastigado!!! )
« Online: 21 de Outubro de 2007, 20:58 »
Senhores, é possível eu definir outro caminho de modem para o KPPP reconhecê-lo e discar através dele? instalei o Kurumin 7.0 em um computador antigo meu e quando vou configurar o modem pelo KPPP ele não encontra a porta definida pelo script, que é /dev/ttySM0.
É possível colocar este caminho para o modem ser reconhecido? se sim qual arquivo eu devo editar? procurei no Google e achei respostas incompletas para eu que sou novato, alguém poderia me dizer como fazer isso? também dei uma procurada aqui no fórum e não achei, se acharem por favor me digam onde, obrigado...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 22:27 por Jimi Hendrix »
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:22 »
Senhores, é possível eu definir outro caminho de modem para o KPPP reconhecê-lo e discar através dele? instalei o Kurumin 7.0 em um computador antigo meu e quando vou configurar o modem pelo KPPP ele não encontra a porta definida pelo script, que é /dev/ttySM0.
É possível colocar este caminho para o modem ser reconhecido? se sim qual arquivo eu devo editar? procurei no Google e achei respostas incompletas para eu que sou novato, alguém poderia me dizer como fazer isso? também dei uma procurada aqui no fórum e não achei, se acharem por favor me digam onde, obrigado...

se entendi o que você perguntou, basta fazer isso:

sudo ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem

O /dev/modem sempre existe em qualquer discador linux e ele é apenas um link que aponta para onde quisermos. O comandoln faz isso, veja que estou apontando o/dev/modem para o /dev/ttySM0.

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:32 »
alarcon, sempre você me ajudando ;D mas eu queria que este link ficasse fixo para toda vez que eu executar o KPPP não ter que ficar executando o script do Morimoto, eu fiz este esquema do link simbólico ontem antes de postar aqui, estou até tomando cuidado pesquisando no google antes de postar aqui para o fórum não ter mensagens repetidas, mas quando eu reinicio o PC ou tento discar novamente, diz que não foi possível abrir o modem ( impossível de abrir o modem ), tem como eu editar algum arquivo para quando eu mandar detectar o modem, ao invés de /dev/modem ( com este endereço diz que é impossível abrir o modem ) ficar /dev/ttySM0? no próprio KPPP tem tudo quanto é /dev/tty que você imaginar, menos o /dev/ttySM0...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:21 »
alarcon, sempre você me ajudando ;D mas eu queria que este link ficasse fixo para toda vez que eu executar o KPPP não ter que ficar executando o script do Morimoto, eu fiz este esquema do link simbólico ontem antes de postar aqui, estou até tomando cuidado pesquisando no google antes de postar aqui para o fórum não ter mensagens repetidas, mas quando eu reinicio o PC ou tento discar novamente, diz que não foi possível abrir o modem ( impossível de abrir o modem ), tem como eu editar algum arquivo para quando eu mandar detectar o modem, ao invés de /dev/modem ( com este endereço diz que é impossível abrir o modem ) ficar /dev/ttySM0? no próprio KPPP tem tudo quanto é /dev/tty que você imaginar, menos o /dev/ttySM0...

Estranho por que este recurso do /dev/modem foi feito quando das versões antigas do dicador kppp que não permitiam que você colocasse manualmente (digitando) outro valor aí você apontava o lik /dev/modem para o adequado. Só que eu acho que nas novas versões do kppp você pode digitar outro valor na parte de dispositivo, tente aí se não funcionar faça isso:

abra um terminal (sem ser como root) e digite:

kwrite /home/Usuario/.kde/share/config/kppprc

procure pela linha:

Device=/dev/modem

e mude para

Device=/dev/ttySM0

salve e depois abra o kppp para ver se funciona.

Agora eu tenho uma dúvida é o /dev/modem que deixa de existir ou é o /dev/ttySM0 que deixa de existir depois do Boot?

Veja que se é o /dev/ttySM0 que deixa de existir o link /dev/modem apontará para nada.

Você poderia colar aqui o conteúdo do script responsável pela ativação do seu modem?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 12:24 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:00 »
Fiz isso: kwrite /home/Usuario/.kde/share/config/kppprc e retornou um arquivo em branco parecido com o notepad do Windows, o dev/modem assim como os restantes permanecem após o boot, o que nunca apareceu foi este /dev/ttySM0, em relação ao scrpit:

martian: info: Your port is /dev/ttySMO ( dou ok pelo script do Morimoto )
depois:
/usr/bin/iceauth: creating new authority file /root/.iCEauthority
kbuildsycoca running

Após isso aparece o KPPP, quando mando detectar o modem, ele detecta pelo /dev/modem ( embora seja /dev/ttySMO ), mas eu fecho o KPPP ( nem reinicio ) e mando detectar o modem novamente, diz "impossível de abrir o modem".

Seria possível eu alterar este arquivo ( kwrite /home/Usuario/.kde/share/config/kppprc ) de outra forma? tipo navegando entre as pastas para ver no que dá? obrigado...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:12 »
Corrigindo, refiz isso com kwrite /home/kurumin/.kde/share/config/kppprc e consegui alterar para /dev/ttySM0 mas mesmo assim só reconhece toda vez que executo o script...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:55 »
Corrigindo, refiz isso com kwrite /home/kurumin/.kde/share/config/kppprc e consegui alterar para /dev/ttySM0 mas mesmo assim só reconhece toda vez que executo o script...

Gostaria que você colasse aqui o conteúdo do script de ativação do modem que o kurumin utiliza. Para saber onde ele fica você pode ir em K > Executar e digitar: kmenuedit

Você abrirá o editor do menu k então vá até a seção do menu no qual você clica para executar a ativação do modem, então clica sobre ele e vá nas propriedades que informa o local do script que ele executa aí você cola aqui.

Quero entender o seu funcionamento para lhe dar uma melhor dica.

Há escreve aqui também o caminho do script (por exemplo, /usr/local/bin/ativar_modem)
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 13:59 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:34 »
Alarcon, consegui copiar o script clicando com o botão direito em cima do script, mandando ir para a caixa de execução e em seguida navegando até a pasta onde se encontrava o script, aí vai ele:


#!/bin/bash
#Carrega os módulos para modems Lucent/Agere no Kurumin
#Escrito por Carlos E. Morimoto

[ "`id -u`" != "0" ] && exec sudo "$0" "$@"

sudo modem-flush -d
clear

modprobe martian_dev
martian_modem &
sleep 1
ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem
chmod 666 /dev/modem

echo '#!/bin/sh' >> /etc/init.d/kurumin-modem
echo 'modprobe martian_dev' >> /etc/init.d/kurumin-modem
echo 'martian_modem &' >> /etc/init.d/kurumin-modem
echo 'sleep 1' >> /etc/init.d/kurumin-modem
echo 'ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem' >> /etc/init.d/kurumin-modem
echo 'chmod 666 /dev/modem' >> /etc/init.d/kurumin-modem

chmod +x /etc/init.d/kurumin-modem
ln -sf /etc/init.d/kurumin-modem /etc/rc5.d/S98kurumin-modem

redeativa=`ifconfig | grep eth`
if [ -n "$redeativa" ]; then
export XDIALOG_HIGH_DIALOG_COMPAT=1
T1="IMPORTANTE"
M1="Seu micro possui uma interface de rede ativa. Se ao conectar via modem usando o kppp você não conseguir navegar, abra um terminal e execute o comando:\n\n
sudo route add default ppp0\n\n
Isto faz com que o sistema passe a acessar usando o modem, e não a placa de rede."
Xdialog --title "$T1" --msgbox "$M1" 15 70
fi

export XDIALOG_HIGH_DIALOG_COMPAT=1
DIALOG=Xdialog
DIA=Xdialog

BT="Instalação de modem Lucent"
T1="Suporte habilitado"
M1="Os módulos que habilitam suporte a modems Lucent e Agere foram carregados. Para discar, abra o kppp encontrado no menu de configuração do sistema e crie uma nova conexão com os dados do seu provedor. Alguns modems V92 com chipset Agere SV92 utilizam um projeto diferente que ainda não é suportado no driver for Linux. Se o seu modem não funcionar, provavelmente ele utiliza justamente este modelo. Neste caso não adianta perder tempo, a única opção seria substituir o modem por outro de uma série diferente. Quem sabe você não consegue trocar com aquele seu amigo que só usa Windows? ;-)"
$DIA --backtitle "$BT" --title "$T1" --msgbox "$M1" 20 60


kppp
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:40 »
faltou você me dizer o caminho completo para o script de ativação e se quando você clica nele, tem ainda que responder algo para funcionar ou bsta clicar esperar um pouquinho e usar o kppp.

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:43 »
Pergunto isso por que estou pensando no seguinte,:

Para que ele seja aberto automaticamente junto com o KDE, crie um arquivo de texto chamado "modem.desktop", na pasta "/home/kurumin/.kde/Autostart/" , contendo o seguinte:

    [Desktop Entry]
    Exec=sudo /path/script
    Name=Modem
    Type=Application


Todos os ícones de aplicativos colocados dentro desta pasta são executados durante a abertura do KDE.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 18:50 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2007, 19:42 »
Alarcon, fiz isto aqui:

[Desktop Entry]
Exec=sudo-verificar; xterm -T Root -bg black -fg green -cr red -ls -e sudo -s /usr/local/bin/modem-lucent; sudo kppp
Name=modem
Type=Application

Aí ele executa toda vez que reinicio, mas mesmo assim o modem só fica ativo quando reinicia, depois que abro o KPPP novamente ( ex: fecho ele e tento abrir de novo ), ele não consegue encontrar o /dev/modem o modem é:
Communication Controller: Agere Systems 56K Winmodem ( rev 01 )

Em relação ao script, ele apenas pede para eu dar ok e entra no KPPP, mando detectar o modem aí beleza, fecho o KPPP, abro o KPPP de novo, executo a discagem do modem, o KPPP não consegue encontrar /dev/modem, já fiz com todas as portas disponíveis e nada, quando mando detectar o modem através do KPPP também nada, o que pode ser?

O caminho para o script é: /usr/local/bin e o nome é modem-lucent
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 20:14 por Jimi Hendrix »
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:15 »
Alarcon, fiz isto aqui:
[Desktop Entry]
Exec=sudo-verificar; xterm -T Root -bg black -fg green -cr red -ls -e sudo -s /usr/local/bin/modem-lucent; sudo kppp
Name=modem
Type=Application

Aí ele executa toda vez que reinicio, mas mesmo assim o modem só fica ativo quando reinicia, depois que abro o KPPP novamente ( ex: fecho ele e tento abrir de novo ), ele não consegue encontrar o /dev/modem o modem é:
Communication Controller: Agere Systems 56K Winmodem ( rev 01 )

Em relação ao script, ele apenas pede para eu dar ok e entra no KPPP, mando detectar o modem aí beleza, fecho o KPPP, abro o KPPP de novo, executo a discagem do modem, o KPPP não consegue encontrar /dev/modem, já fiz com todas as portas disponíveis e nada, quando mando detectar o modem através do KPPP também nada, o que pode ser?

O caminho para o script é: /usr/local/bin e o nome é modem-lucent

Me responde o seguinte, no kurumin estiste esta pasta: /etc/udev/rules.d/ ?

Se existri tem nela vários arquivos com extensão .rules ?

Caso as afirmações acima sejam positivas voms tentar uma coisa que provavelmente não dará certo, mias não custa tentar:

sudo kwrite /etc/udev/rules.d/martian.rules

cola isso aqui neste arquivo vazio:

Código: [Selecionar]
#
# UDEV rule for ltmodem
#  creates symlink /dev/modem to /dev/ttySM?, and takes care of permissions

KERNEL="ttySM[0-9]", NAME="%k", MODE="0660", GROUP="dialout", SYMLINK="modem"

Salve, feche o arquivo e reinicie o sistema, mas antes de reiniciar rode o script de ativação do seu modem e retire do autostart o script de ativação também.

Caso mesmo assim não dê certo, o que é muito provável, então apague o arquivo martian.rules da pasta /etc/udev/rules.d/ e crie uma pasta chamada bin dentro de /home/kurumin e no terminal digite isso:

kwrite /home/kurumin/bin/modem

vai abri um arquivo em branco aí você cola isso nele:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
#Carrega os módulos para modems Lucent/Agere no Kurumin
#Escrito por Carlos E. Morimoto

sudo modem-flush -d
clear

modprobe martian_dev
martian_modem &
sleep 1
ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem
chmod 666 /dev/modem

Salva e fecha ele. Ainda no terminal digite:

chmod +x /home/kurumin/bin/modem

agora faça:

sudo kwrite /home/kurumin/.kde/Autostart/modem.desktop

e cola isso:

Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]
    Exec=sudo /home/kurumin/bin/modem
    Name=Modem
    Type=Application

Reinicie o PC veja se o script roda no inicio e se o kppp funciona. Caso não funcione abra um terminal e digita: sudo kppp, se funcionar é por que ele só está funcionando como root.

Vejo que o kurumin continua com os mesmos problemas de versões bastante antigas do mesmo, ou seja, alguns scripts de ativação dos modems tem sempre que serem rodados.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 11:31 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2007, 16:43 »
Alarcon, muito obrigado pela sua ajuda, realmente não funcionou o modem até agora, eu não queria ter de voltar para o Windows 2000 neste PC, você conhece alguma outra distro que tenha suporte à softmodems ser ser o Big Linux ( que ficou pesado nele e travou quando foi detectar o modem ), o Kurumin ( que não funciona o softmodem )? eu tenho um modem PCMCIA, será que nele funciona?
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2007, 18:01 »
Alarcon, muito obrigado pela sua ajuda, realmente não funcionou o modem até agora, eu não queria ter de voltar para o Windows 2000 neste PC, você conhece alguma outra distro que tenha suporte à softmodems ser ser o Big Linux ( que ficou pesado nele e travou quando foi detectar o modem ), o Kurumin ( que não funciona o softmodem )? eu tenho um modem PCMCIA, será que nele funciona?

Bom você não poderia dizer qual foi o erro apresentado?

Pelo que sei o seu modem pode ser usado no Ubuntu, então por que você não usa ele?

você poderia baixar este driver martian aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/kernel-2.6/martian/martian-full-20071011.tar.gz

Ter instalado no seu sistema isso:
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers ( de mesma versão do seu kernel use o comando uname -r para saber a versão)
- libasound2 e libasound2-dev
- gonme-ppp


e fazer o seguinte:

Compilando o driver

Salve o arquivo acima que você baixou na sua área de trabalho (usaremos a versão de 11/10/2007 como exemplo) e então digite no terminal:

$ cd Desktop
$ tar -xvzf martian-full-20071011.tar.gz
$ cd martian
$ sudo make all
$ sudo make install


Se tudo der certo, agora seu driver está compilado e pronto para ser usado. É preciso agora carregar o módulo:

$ sudo modprobe martian_dev
$ sudo martian_modem --daemon


A primeira linha carrega o módulo, a segunda é uma aplicação adicional que precisa estar rodando. Para checar se o módulo foi carregado digite:

$ lsmod | grep martian

Agora criamos um link chamado /dev/modem apontando para /dev/ttySM0, que é o dispositivo criado pelo Martian que representa o modem. O link é para facilitar a leitura, além de ser a localização padrão onde normalmente se espera encontrar o modem no Linux.

sudo ln -s /dev/ttySM0 /dev/modem

Configurando o discador

Agora a etapa final e mais fácil, a configuração do discador WVdial, que funciona em modo texto:

$ sudo wvdialconf /etc/wvdial.conf

Para configurar sua conta e provedor edite o arquivo de configuração do WVdial:

$ sudo gedit /etc/wvdial.conf

Outra alternativa é copiar o modelo que vem com o Martian no diretório scripts, alterando o usuário, a senha e o telefone.

O arquivo deverá ficar semelhante ao exemplo mostrado a seguir, normalmente alterando somente o número do provedor, login e senha.

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/modem
Baud = 115200
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Phone = 3309-3499
Username = meu_login
Password = minha_senha

Conectando-se

Pronto! Agora é só se conectar:

$ sudo wvdial

Para não precisar carregar os módulos em todo boot, adicione as linhas abaixo no arquivo /etc/rc.local (no final dele, mas antes de exit 0). Os comandos neste arquivo são executados quando o sistema é iniciado. A partir de então basta rodar o wvdial como citado pois o módulo já estará carregado:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon



Uma Dica:

Use o meu pacote de instalação para modems que usam o driver Smartlink correspondente a versão do Ubuntu que você tem e na janela que se apresenta sobre os pacotes para serem instalados deixe marcados exatamente estes como na figura:



Isso irá instalar os compiladores necessários e irá configurar o gnome-ppp conforme suas respostas. Atenção você deve ter o LiveCD do Ubuntu no driver pois ele vai baixar coisas dele se for o caso.

depois é só fazer uma correção do discador gnome-ppp na sua Configuração aba Modem de dispositivo /dev/ttySL0 que o do smartlink para /dev/modem ou ainda /dev/ttySM0 que o do seu modem em questão.





« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 18:54 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2007, 18:44 »
Alarcon, eu acho que algum ser superior desceu aqui na terra e te ensinou Linux :D, cara você entende demais de Linux, obrigado pela ajuda que você está dando, mas o PC é um AMD K-6 III de 533 Mhz com 186 de RAM e disco rígido de 6 GB, o PC que estou postando até agora é um Athlon 64 3000+ com 1 GB de RAM DDR-400, Disco de 80 GB e uma Nvidia de 256 MB GeForce 6200 ( que também é meu ), eu estou fazendo essas "Cruzadas" nos Softmodems devido perto de casa muitas pessoas terem computadores antigos e eu querer apresentar o Linux para elas, já tentei instalar o Xubuntu neste PC, mas fica muito lento, impraticável até, por isso que perguntei, eu uso o Big Linux em uma partição e o Xubuntu em outra, até fiz o meu ship-it de dois CD's de Kubuntu 7.10 porque me falaram que este versão vem com o KPPP instalado, mas eu vou tentar fazer isto passo a passo que você postou e depois coloco aqui, em relação ao erro, não há erro, simplesmente não funcionou, não por culpa sua, vai ver este script do Morimoto está errado, talvez por isso outras pessoas estão deixando de lado esta distribuição e procurando outra, mas eu vou fazer isto aqui e vou postar para ver se dar certo, aliás ao invés de usar o Gnome PPP, posso usar o próprio KPPP do Kurumin?
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum