Autor Tópico: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)  (Lida 29894 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
A IBM disponibilizou recentemente para download gratuito, o seu mais novo produto. É um pacote office, baseado no código do openoffice e com versão para Linux. O programa é freeware e proprietário.

O Lotus Symphony ainda está em sua versão beta, por isso ainda há vários bugs inclusive no processo de instalação. Para corrigir os bugs no processo de instalação eu estou reproduzindo aqui no fórum um tutorial que encontrei.

Por se tratar de um beta, o office da IBM é um pouco pesado e ainda está disponível apenas em inglês. O desempenho é um pouco inferior ao do openoffice, mas com 256mb de ram é possível rodá-lo.

A interface é claramente mais bem trabalhada que a do openoffice. É visualmente mais moderna e utiliza o sistema de abas pra navegar entre os documentos abertos.

Vale a pena testar.     


Documento de texto         Planilha                          Apresentação de slides

                                

------------------------------------------------------

INSTALAÇÃO



Passo 1:
Faça o download o "IBM Lotus Symphony" no site da IBM:
http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.jspa

OBS: Não é necessário se registrar. (Quando for solicitado, marque a opção: Proceed without a IBM ID)


Passo 2:
Existe um bug em que você terá que desabilitar os efeitos da área de trabalho (compiz / beryl / compiz-fusion) para poder prosseguir com a instalação. 


Passo 3:
Abra o terminal e digite: 

chmod +x IBM_Lotus_Symphony_Linux.bin
./IBM_Lotus_Symphony_Linux.bin

cd IBM_Lotus_Symphony_Linux/
sudo ./setup.bin


Passo 4:
Há outro bug que você deve vorrigir depois da instalação. É a pasta do Lotus na sua Home estará com permissão de root, e isso impede que o programa abra. Para corrigir basta o usar o comando: 

sudo chown -R seu-nome-de-usuário "/home/seu-nome-de-usuário/lotus/"


----------------------------------------------------------

DESINSTALAÇÃO



Se você quiser desinstalar o o Lotus Symphony de sus máquina basta você abrir o terminal e ir em:

cd /opt/ibm/lotus/Symphony/_uninst/

sudo ./uninstaller.bin
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 07:47 por gabriel0085 »

Offline ubunilzo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:16 »
Eu já não tive problemas para abrir o programa depois de instalado.
Agora a qualidade das impressões, comparadas com as do OpenOffice, me parecem inferiores. Vc tbm teve essa impressão ?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2007, 02:16 »
Baixei e instalei no Windows para testar (menos chance de bagunça, já que eu sempre crio um "ponto de restauração" antes de instalar qualquer coisa no "concorrente").

É bonitinho mas "pesa uma tonelada" (tenho o Star Office do Google Pack na mesma máquina e ele abre na metade do tempo) e, pior de tudo, não tem dicionário em português.

Ainda precisa melhorar muito para ser útil, especialmente aos brasileiros (e demais países de língua portuguesa).
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 02:18 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:14 »
Olá,

instalei no Symphony e achei-o muito ruim. É uma interface bonitinha, só isso, na minha opinião. O pior de tudo é que é muito lento.... Tenho duas dúvidas: é possível que o symphony tenha deixado minha máquina mais lenta? outra: como desinstalar o symphony? usando o procedimento comum ./uninstaller.bin dá erro...

[]s

Leopoldo

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2007, 00:36 »
Alguém testou o último beta do Symphony?

Pelo que eu li no site, tem suporte multilingue (lembraram do pt_BR?).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:03 »
é melhor que o office online do google?
open office por enquanto tem aguentado o tranco aqui rs  ;D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2008, 23:47 »
Saiu um novo beta do Synphony em janeiro (dia 7, acho). Então, renovo a pergunta, alguém testou? O que achou?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2008, 03:04 »
A implementação de uma interface na mesma linha no OpenOffice.org 3.0 seria uma grande ajuda para uma maior aceitação desta suíte de escritório.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2008, 12:22 »
As screens da interface me chamaram a atenção, muito bonitas as telas, fiquei tentado a experimentar.  Fui até o site da ibm e depois de uma penca de telas e cliques fui apresentado a uma interfacezinha medíocre em java para download.  Queria experimentar para ver como é, mas o download tava tão devagar que eu desisti de esperar.

Alguém aí tem uma forma de burlar esse applet de download?  Ou melhor, pode disponibilizar o arquivo num rapidshare da vida?
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:48 »
Fiz um teste rapido e gostei.

A interface é bem legal, intuitiva (bem mais que o O.O).

Durante a instalação foi tranquilo, apenas não consguiu instalar em modo gráfico mas me deu a opção de instalação via console mesmo muito facil. Adicionou o atalho no menu do KDE na boa.
Mandei abrir um documento criando no Word, abriu na boa e me avisou que algumas coisas não são suportadas, mas não notei nenhuma diferença.
Criei uma planilha, formatei (achei show a facilidade da telinha de formatação ao lado) como data, formatei números tudo na boa.

Na minha rápida avaliação está aprovado.

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:48 »
Alguém testou o último beta do Symphony?

Pelo que eu li no site, tem suporte multilingue (lembraram do pt_BR?).
Tem sim. Há um Language Pack para baixar junto com ele.

Estou tentando testar, mas o download (http) dele está muito lento. :-[

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2008, 22:36 »
Consegui baixar com o Download Director, pois através de http estava muito lento.
Ele está todo em português e realmente possui uma bela interface. Embora os arquivos odf e ods que eu abri nele ficasse com um aspecto estranho. ???
Agora o problema. Não consigo abrir mais ele, já tentei até mudar a permissão da pasta .lotus,conforme dica acima, mas não deu. ???

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:02 »
Caraca, acho que to doidão.  Depois de baixar a parada, iniciei o instalador.  Veio a interface gráfica, aceitei os termos da licença e instalou direitinho.  Deixei a caixinha marcada para iniciar o aplicativo e beleza, ele rodou bonitinho.  Só que depois que eu fechei, perdi o troço!!!   :o

Não criou entradas no menu e nem atalhos no /usr/bin.  Como eu inicio o troço se não sei o comando  ???  Aí a mentalidade microsoftiana: desinstala e instala outra vez para ver se cria algum atalho.  Nada.  Nem atalho, nem entrada de menu, nem nada.  Deixei ele rodando e dei uma olhada nos processos ativos, aí eu encontrei uma linha assim:


Código: [Selecionar]
/opt/ibm/lotus/Symphony/framework/rcp/eclipse/plugins/com.ibm.rcp.base_6.1.1.200711281155/linux/x86/eclipse

Só que isso dá erro de jvm.  Deus do céu, como eu faço para iniciar essa bendita aplicação?  Já fucei tudo na pasta /opt/ibm/lotus e não há um único executável.  Ajudem, por favor!!!

Ah, um detalhe interessante que eu reparei nos processos é que em paralelo a esse do lotus fica rodando também um soffice.bin .  Será que ele usa alguma biblioteca do o?


EDIT: Que orelhada minha.  A budega do mint menu não atualiza as entradas do menu, tive a idéia de sair e logar de novo, quando procurei, apareceu lá no menu do open office a entrada do Symphony.  Fico doido quando dou um mole desses  >:(
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 16:07 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra linux)
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:43 »
Ele é todo baseado no Openoffice, além de ser muito mais pesado pelo que andei lendo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: Tutorial: Instalando o Lotus Symphony (novo office gratuito da IBM - pra lin
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2008, 09:52 »
Na verdade achei o carregamento dele mais rapido do que o O.O.

Não procurei saber quanto de memória ele usa, mas temos de adimitir, que é sempre bom ver uma empresa grande apoiando o opensoucer, principalmente querendo oferecer uma alternativa ao Ms.Office e ao O.O.
Acho que a IBM não engoliu até hoje perder o mercado que tinha com o Lotus 123 hehehe.