Autor Tópico: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)  (Lida 3028 vezes)

Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Online: 03 de Outubro de 2007, 12:47 »
bom dia amigos

gostaria de saber se existe alguma maneira mais prática/facil e funcional de compartilhar acesso a intenet...

ja tentei usar o firestarter, digitar aqueles comandos do iptables "masquerade" etc etc etc mas nada resolve, ou as vezes funciona e as vezes nao

a situacao eh o seguinte, quero montar um servidor de internet no ubuntu, onde o modem adsl roteador vai ligado na maquina ubuntu pela placa de rede eth1 e vai compartilhar a internet pelo resto da rede com a eth2

ja consegui instalar squid, sarg e o dhcpd para dar os enderecos automaticos, tudo funciona beleza, menos o compartilhamento que em 70% das vezes nem pega, e nos 30% restantes as vezes funciona e as vezes nao

entao gostaria de saber se existe algum programa q eu possa usar para gerenciar isso, ou uma interface grafica, sei la... algo mais simples e facil...

obrigado!

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2007, 14:28 »
poxa, vc quer montar um servidor de internet com squid e tudo e quer algo rápido e simples???????

acho q vc ta pedindo demais, aconselho estudar um pouco, pois se o modem é roteador ja ta bem simples, ele mesmo distribui ip, compartilha a internet e pronto, todos os seus problemas acabaram de maneira "rápida e simples"

agora se o que está te atrapalhando é compartilhar a internet digite:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe iptable_nat
Código: [Selecionar]
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Código: [Selecionar]
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
esses comandos precisam ser executados sempre q o pc servidor for ligado, crie um script  principalmente: estude, compartilhar a internet é rápido e fácil



Offline chipito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2007, 16:57 »
opa, desculpa se me expressei mal

mas realmente , servidor de dhcp, squid, sarg, etc etc eu ja li, reli, aprendi, estudei e consigo configurar blzura... inclusive em outras distribuicoes tambem, mas estou querendo trabalhar SÓ com ubuntu, até porque é mais facil pros usuarios usarem....

por exemplo no mandriva eu consigo fazer tudo direitinho, inclusive compartilhar a conexao, mas tem uma interface grafica pra isso, e no ubuntu eu (ainda) nao achei hehehe...

sobre os comandos, eu ja tinha lido eles em dezeeeenas de lugares inclusive no guia oficial ubuntu, mas nao sei se é só comigo, mas eles nao funcionam sempre... ou seja, o comando até vai, mas a internet normalmente nao compartilha (é como se nao tivesse digitado nada)

inclusive na maioria das vezes dá erro de "permissao negada" quando tento fazer o 3º comando (echo) mesmo usando sudo ou nao, e com a senha correta... vai entender...

alguma outra sugestao? obrigado!

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: como compartilhar internet? (maneira pratica e rapida)
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2007, 08:04 »
ola,
me desculpe também, como vi esses dias num filme "é parceiro tenho que admitir, ando com  o pavio curto" rsrsr

para resolver o problema do echo digite
Código: [Selecionar]
sudo su -
isso vai te tornar root, digite todos os demais comandos sem o sudo.

edite também o /etc/rc.local e coloque esses comandos sem o sudo e reinicie o pc

acredito q teu maior problema seja a configuração das placas de rede, coloque aqui o resultado do comando ifconfig

t+ parceiro ;)