Sou do contra também!
Temos que partir do princípio que o este é o fórum de suporte do Ubuntu, o resto são concessões pontuais que os administradores fizeram para um ambiente mais agradável. Você reclamam da generalidade do Café, mas na verdade o café já é uma concessão da administração, assim como screenshots e notícias. Já defendi essas áreas mas hoje já prefiro uma moderação mais pesada.
Quantas colagens de Br-linux e outros sites que dispensam "espelhos" tem aqui? São notícias interessantes, mas se não são reservadas para o Ubuntu, perdem o foco. Quantos tópicos aqui reclamando de outras distribuições já não sujaram a imagem do fórum? Vocês podem falar em nome próprio que não vão passar dos limites, mas não pelos usuários que vão postar. São inúmeros tópicos que agridem outras distribuições, pessoas importantes da comunidade, entre um monte de outras coisas.
O que eu quero dizer é que essas áreas, que já são pura liberalidade dos administradores são as que dão mais dão trabalho para a moderação. Diferente dos tópicos do suporte, eles precisam ficar em cima de cada mensagem para ver o conteúdo.
Também concordo que outras distribuições precisam ter sua comunidade apoiada. Muitas delas não têm um bom fórum porque seus usuário usam e vêm dar suporte aqui, ou em um fórum mais genérico. Quem usa aquela distribuição não vai procurar no fórum do Ubuntu a resolução de seus problemas, vai procurar naquela e não vai achar as respostas.
Acho que todo mundo aqui concorda que o ambiente do fórum é muito bom. É bom porque a moderação já trabalha no limite do que pode dar de liberdades sem perder o foco do fórum. Existem milhares de outros fóruns genéricos, só que ninguém gosta porque a moderação é mais rigorosa e todo mundo imagina o motivo!
O Café já está de um ótimo tamanho para quem quer postar opiniões sobre outras distribuições. Boa parte das opiniões é negativa. Então acho que a idéia do clcampos é a melhor. Se tem mesmo tanta gente assim interessada em conhecer outras distribuições, um tópico bem feito pode ter tantas visitas que seja fixado, tenho certeza que com a vontade que vocês tem de não deixar a vontade morrer vocês vão participar ativamente e coibir qualquer desvio de finalidade do tópico. Quanto ao suporte à outras distros, isso não vale nem a pena discutir.
Espero que pensem bem antes de acusar a moderação! Fazer sugestões ou melhorias é muito fácil, mas sugestão não trás nenhuma responsabilidade. Os administradores e moderadores que trabalham aqui mantendo a finalidade do fórum merecem respeito, afinal é por causa deles que vocês acham o fórum tão bom! Pensem sempre que boas idéias podem parecer assim para vocês, mas também podem ter muitas repercussões negativas.