Última edição: 19 de outubro de 2007
Antes de mais nada gostaria de dizer que este Tutorial foi baseado nos links
http://hamacker.wordpress.com/2007/08/30/ubuntu-gutsy-tocando-todos-os-formatos/http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.msg83042.html#msg83042Troquei mensagem com Galactus o qual foi atencioso e avisei que usaria muitas informações COPIADAS de seu Tutorial sobre o Ubuntu 7.04. Apenas resolvi mudar a arrumação e complementá-la com o Tutotial do Hamacker cujo link está acima. ALguns pacotes que funcionavam no Ubuntu 7.04 não funcionam mais no 7.10 (Gutsy Gibbon)
Este tutorial serve para o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Edubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) versões 32bits
Por favor leiam todo o tutorial antes de realizar quaisquer mudanças!
Para evitar alguns problemas com patentes, algumas distribuições não colocam algumas bibliotecas e as de MP3 e reprodução de de DVD criptografado são as mais problemáticas e que muitas distribuições evitam incluir. Suse, Red Hat, Fedora e Ubuntu são os exemplos mais claros que evitam incluir esta biblioteca de MP3. O Debian não inclui a libdvdcss2 e com isso muitos DVDs não funcionam nele, além de por padrão não codificar MP3.
Contudo, nunca foi tão fácil instalar os pacotes multimídia no Ubuntu. Querem ver?
Imagine que você acaba de instalar o Ubuntu, monta a sua partição de dados ou do Windows com dois cliques pelo Nautilus e em seguida procura executar um arquivo MP3 clicando duas vezes nele. O que acontece? O Ubuntu vai detectar que você não possui o Codec que permite a reprodução do arquivo MP3 pelo Totem, avisa isso a você e desde que esteja conectado a internet instalará o codec necessário abrindo o Totem e em seguida reproduzindo o arquivo MP3. Isso também acontece se você tentar reproduzir arquivos AVI, WMV e MPEG.
Resumindo, com este novo recurso de instalação de Codecs sob demanda você conseguirá reproduzir a maioria dos principais arquivos de áudio e vídeo através do Totem, não me refiro aos DVDs. No caso dos DVDs a coisa é diferente.
Como o Ubuntu é distribuído internacionalmente alguns Codecs não podem ser colocados por padrão. Mas o trabalho realizado na biblioteca Gstreamer é tão bom que talvez não seja necessário instalar o W32codecs da MS.
Ah, se você usuário do Kubuntu e Xubuntu estiver se perguntando sobre este recurso neles, já aviso que no Kubuntu ele está presente (ele abre o Amarok ou Kaffeine), no Xubuntu ainda não sei!
Se não quiser seguir a instalação de Codecs sob demanda do Ubuntu você poderá usar o Automatix 2:
http://www.getautomatix.com/Ou realizar a velha e boa instalação via Synaptic/Adept em modo gráfico ou apt-get pelo terminal de todos os pacotes necessários. Qual o motivo da instalação via Synaptic/Adept ou apt-get ser melhor? Vocês notarão que 95% dos pacotes que serão instalados são dos repositórios oficiais do Ubuntu. Se você pretende atualizar o Ubuntu de uma versão para outra é importantíssimo utilizar ao máximo apenas pacotes e os repositórios oficiais.
Estou assumindo que você está fazendo a instalação desses pacotes após uma instalação nova do Ubuntu. Foi exatamente o que fiz aqui na minha máquina. Ao final dele o seu sistema deverá ser capaz de lidar com os seguintes tipos de arquivos multimídia: mp3, Ogg-Vorbis, m4a (aac), mpc (musepack), ape (vejam o final do tutorial), XviD, wma, avi, wmv (os protegidos pela DRM não são suportados), divx, mpeg, rmvb (prefira usar o Xine ou o Realplayer para reproduzí-lo), MPEG-4/MPEG-10 (H264, para máquinas poderosas, de preferência com Placas de vídeo dedicadas da Nvidia), PDF, streaming de vídeos (trailers do sites da Apple e Omelete), MIDI, arquivos compactados em RAR, ZIP, 7ZIP e ACE, Flash, Java (para acessar sites de Bancos e rodar aplicações que exijam o Java instalado), assistir DVDs (prefira o Xine, Kaffeine ou Mplayer, o Totem dá muitos problemas), fontes da Microsoft e etc.
Entenda que mesmo com o Codec necessário para execução de um determinado arquivo multimídia instalado, pode acontecer da aplicação escolhida por você para reproduzí-lo, não dar suporte a ele. Por isso é importante que você teste vários programas de sua escolha para tal.
Primeiramente, vamos habilitar os repositórios universe, restricted e multiverse, eu faço isso executando o próprio synaptic:
a) No Menu do seu sistema GNOME vá em Sistema->Administração e execute o item
Gerenciador de Pacotes Synaptic.
b) Após isso, vá em Configurações->Repositórios, então aparecerá uma relação de repositórios disponiveis e suportados pela distribuição Ubuntu, habilite os repositórios
“main”, “universe”, “restricted” e “multiverse”. Se quiser desabilite a opção “Código Fonte”, ela atrasa a atualização da lista de pacotes. Mesmo que você prefira obter os fontes de alguns programas, poderá habilitá-lo depois.
OK. Agora clique em “Fechar”, e após isso clique no botão “Atualizar”.
Após o procedimento acima, o synaptic poderá ser fechado.
Para os que gostam do bom e velho modo texto do apt-get é só fazer (copie aqui com o
CRTL+C e depois dentro da janela do terminal do Ubuntu cole com o
SHIFT+CRTL+V):
Vamos agora instalar os pacotes de formatos diversos# Só para Ubuntu/Edubuntu:
sudo apt-get -y install ubuntu-restricted-extras nautilus-script-audio-convert totem-xineubuntu-restricted-extras (Ele instalará os seguintes pacotes com suas dependências – Sun Java 6, Flash 9, Fontes da Microsoft, Gstreamer Ugly e Ugly Multiverse e Libdvdread)
O totem-xine (habilita menu de DVDs no totem)
# Só para Kubuntu:
sudo apt-get -y install kubuntu-restricted-extras
# Só para Xubuntu:
sudo apt-get -y install xubuntu-restricted-extras
# pacotes comuns sudo apt-get -y install cpdvd regionset x264 gqmpeg mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libswfdec0.3 libflac++6 ffmpeg cdda2wav toolame libmp4v2-0 lame lame-extras libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox toolame ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview flac libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev a52dec esoundcpdvd (para copiar o conteúdo de um DVD para o HD, modo texto)
regionset (modifica a região de codificação para reprodução de DVDs - uso em modo texto)
x264-bin (para codificar arquivos de vídeo H264/AVC) – Substituído pelo x264
mpg123 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
mpg321 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
gqmpeg (para ouvir ogg no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
esound (segundo dica do fórum, é necessário para ouvir músicas ao passar o mouse por cima)
# gstreammer 0.10sudo apt-get install -y gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse# mais programassudo apt-get -y install gstreamer-dbus-media-service gstreamer-toolsCodecs proprietários e protegidos (w32codecs e libdvdcss2):a) Agora vamos instalar aqueles codecs que são considerados proibidos em alguns países por conta de patentes de software, aqui no brasil não temos essa restrição. O pacote que será instalado a seguir também acrescenta codecs especialistas em tocar formatos especificos da plataforma windows :
# Repositório Medibuntu
A -
echo "# Repositório Medibuntu" | sudo tee -a /etc/apt/sources.listB -
echo "deb http://packages.medibuntu.org/ gutsy free non-free" | sudo tee -a /etc/apt/sources.listC -
wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -sudo apt-get update
sudo apt-get install -y w32codecs libdvdcss2Em sistemas 64 bit pode-se instalar o w64codecs em vez do w32codecs.
w32codecs (Codecs da Microsoft)
libdvdcss2 (Permite reprodução de DVDs encriptados)
Se não quiser permancer com a lista do Medibuntu ativa é só colocar o símbolo da Cerquilha "#" na frente dela.
# Flashsudo apt-get -y install gsfonts gsfonts-x11 flashplugin-nonfreeFlash no Konqueror: Se você gostar de usar o Konqueror no lugar do Firefox para navegar no Kubuntu, é necessário um passo a mais para o Flash plugin funcionar corretamente. Depois de ter instalado o pacote normalmente, abra o Konqueror e vá até: Settings → Configure Konqueror. Desça até Plugins e clique em "Scan for new plugins". Reinicie o Konqueror.
# JavaJava não é exatamente uma propriedade que podemos classificar de multimedia, no entanto, é requerido por alguns programas que são usados para absorver conteúdo multimedia, incluindo browsers, programas p2p e por aí adiante. Para instalar no seu sistema :
sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-pluginsudo apt-get -y install equivs ttf-sazanami-gothic ttf-sazanami-mincho
Sabidamente alguns programas java simplesmente não funcionam com as animações do Compiz, voce pode contornar isso de duas maneiras :
1.Instale o fusion-icon , um programa que é instalado na bandeja do seu sistema (GNOME/KDE/…) que é capaz de habilitar/desabilitar o Compiz de diversas maneiras. E neste caso voce pode desabilitar o compiz temporariamente enquanto executa o programa feito em java
2.O outro método é modificando o arquivo de configuração /etc/enviroment. Esse método é mais simples, no entanto, vai fazer com que as aplicações Java rodem com cara de aplicações Motif, e alguns programas já rodam sob o compiz. Se achar esse método mais simples, dê um ALT+F2 e execute “gksu gedit /etc/environment” e a seguir acrescente a seguinte linha ao arquivo que estará sendo editado :
AWT_TOOLKIT=MToolkit
Por ser mais experiente eu acrescento a linha acima apenas nos scripts que carregam os programas Java problemáticos.
# mplayersudo apt-get -y install mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue mozilla-mplayer mencoderO que os pacotes fazem:
mplayer (Reprodutor de Vídeo e Áudio)
mplayer-fonts (fontes necessárias par ao Mplayer mostrar legendas)
mplayer-skins (temas para o Mplayer)
mozilla-mplayer (plugin do Mplayer para o Firefox poder tocar Trailers da Internet, é preciso remover o totem-mozilla se quiser usar este)
No caso deste tutorial eu optei por instalar o Mplayer e o plugin do Mplayer para o FireFox, com isso você poderá assistir trailers dentro da janela do Navegador. Se você não gostar você pode mudar, você têm mais três opções. Você pode usar o Totem (opção padrão), o Kaffeine ou a extensão do Firefox Media Player Connectivity. É só trocar os pacotes mplayer, mozilla-mplayer e mplayer-fonts por:
Para Ubuntu: sudo apt-get install -y totem-xine totem-mozilla
Para Kubuntu: sudo apt-get install -y kaffeine kaffeine-mozilla
Para Xubuntu: sudo apt-get install -y gxineplugin
Para a extensão do Firefox:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/446Se você tiver uma conexão de alta velocidade (falo em mais de 1MB, de preferência de 2MB em diante) pode usar o Totem ou Kafeine sem problemas. Se não for o seu caso, use o Mplayer. O que acontece é o seguinte, os Trailers estão cada vez maiores, no site da Apple já temos trailers de mais de 150MB! Isso mesmo, tudo isso. O Mplayer é o único dos três que é capaz de baixar o arquivo e depois tocá-lo ao clicarmos em “Atualizar” no Firefox, assim poderemos assistir ao trailer sem pulos ou travadas. Os outros dois não fazem isso. Mostrarão o trailer de acordo com a velocidade de sua conexão! Se você clicar em atualizar o download começara da estaca zero! O Kaffeine e a extensãodo FireFox abrem uma janela fora do Navegador.
A partir do Ubuntu 7.04 o Firefox está usando o plugin Totem-mozilla. Mesmo instalando o pacote do Mplayer para o Firefox é necessário remover o plugin do Totem para o Firefox e reinstalar o plugin do Mplayer. O plugin do Totem mostrará os trailers, mas na velocidade da sua conexão, você não poderá baixá-los no seu PC para assistir sem travadas numa conexão mais lenta.
# xinesudo apt-get -y install gxine libxine1-plugins libxine1-ffmpeg(pode-se trocar o gxine pelo xine-ui, mas prefiro o gxine)
O que os pacotes fazem:
gxine e xine-ui (Reprodutor de Vídeo e Áudio)
libxine1 (bibliotecas do Xine-ui)
# Só para quem gosta do Audacious (estilo Winamp)sudo apt-get install -y audacious audacious-crossfade audacious-plugins audacious-plugins-extra audacious-plugins-ugly# Suporte a arquivos midiUbuntu/Edubuntu/Xubuntu:
sudo apt-get install timidity freepats pmidi timidity-el timidity-interfaces-extraPara associar um arquivo midi ao timidity escolha o comando “timidity -ig” que é a interface GTK+ em vez da “timidity -ia”
Kubuntu: sudo apt-get install timidity freepats pmidi timidity-el kmidi
Não esqueça de ir em opções do kmidi e ativar a opção timidity
# Compactadoressudo apt-get --assume-yes install rar unrar unace p7zip p7zip-full p7zip-raroutros: arj unzoo lha
rar (para compactar arquivos no formato RAR, use o Compactador de arquivos ou File Roller no Ubuntu para isso)
unrar (para descompactar arquivos no formato RAR, use o Compactador de arquivos ou File Roller no Ubuntu para isso)
p7zip e p7zip-full (suporte aos arquivos 7zip [7z - LZMA], ZIP, Zip64, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM, ISO e DEB) – Do que pude averiguar o Fille roller será capaz de descompactar, mas não compactar no formato 7zip. Você terá que usar a linha de comando para compactar arquivos 7zip. Não tenho arquivos 7zip para testar isso. Alguém pode testar se isso realmente funciona?)
unace (suporte para arquivos ACE, vizualização e descompactação)
# Fontes:# 465 fontes livres (
http://christiano.blog.br/2007/10/14/465-fontes-livres-para-ubuntu/)
A -
echo "# 465 fontes livres" | sudo tee -a /etc/apt/sources.listB -
echo "deb http://ppa.launchpad.net/corenominal/ubuntu gutsy main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.listC -
echo "deb-src http://ppa.launchpad.net/corenominal/ubuntu gutsy main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.listsudo apt-get --assume-yes install msttcorefonts ttf-aefontsFontes open source liberadas pela Red: tttf-liberationhttp://www.rubixlinux.org/debian/ttf-liberation/ttf-liberation_2-1_all.deb ou
http://ubuntu.pcode.nl/feisty/ttf-liberation_1.00-1_all.debMais precisamente fontes de letras e caracteres. Estou incluindo uma vasta lista, porém voce não precisa de todos estes, uma pessoa mais técnica instalaria apenas as que fossem provável ele utilizar :
Fontes do automatix: sudo apt-get install msttcorefonts gsfonts-other t1-xfree86-nonfree ttf-dustin ttf-f500 ttf-isabella ttf-larabie-deco ttf-larabie-straight ttf-larabie-uncommon ttf-staypuft ttf-summersby ttf-ubuntu-title ttf-xfree86-nonfree xfonts-artwiz xfonts-intl-european gsfonts-x11 gsfonts
Outras Fontes: sudo apt-get -y install ttf-larabie-straight ttf-larabie-deco mplayer-fonts xfonts-terminus-dos xfonts-terminus xfonts-terminus-oblique xfonts-mona tv-fonts ttf-tuffy ttf-sjfonts ttf-sil-padauk ttf-sil-ezra ttf-paktype ttf-georgewilliams ttf-fifthhorseman-dkg-handwriting ttf-farsiweb ttf-essays1743 fonty ttf-opensymbol ttf-nafees ttf-mgopen ttf-gentium ttf-freefont ttf-dustin ttf-devanagari-fonts ttf-dejavu-extra ttf-dejavu-core ttf-dejavu ttf-bpg-georgian-fonts ttf-bitstream-vera ttf-alee